Acordo Predial

Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - CHAMADA EMERGÊNCIA 112: LAMENTÁVEL
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

CHAMADA EMERGÊNCIA 112: LAMENTÁVEL

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Outros
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Visitante

MensagemColocada: Ter Mar 02, 2004 13:54    Assunto: CHAMADA EMERGÊNCIA 112: LAMENTÁVEL Responder com Citação

Este fim semana, por infelicidade, tive que pedir uma ambulância para transportar um doente ao hospital.

O caso aparentava ser extremamente preocupante, visto que passados 15/20 minutos a pessoa não reagia. Não foi acidente mas desfalecimento.
Com algum conhecimento de causa observei-a: pupilas, ventilação, obstrução de vias, reação ao som, etc... mas não resolvia nada ali e tinha de disponibilizar outros meios.

Como qualquer cidadão bem formado, liguei ao 112.

Atendeu-me um senhor que me deu música!!! literalemente pois disse que ia passar a chamada.

7 segundos depois começo um diálogo com a Sr.a do outro lado da linha, que me pergunta a idade da vítima (tudo bem), estado (lógico) e inicia um interrogatório impressionante:

A vítima almoçou?
Já a beliscou?
Já tentou um copo de água com açucar?
blá blá blá

Passados uns bons minutos, identifiquei-me, expliquei-lhe que os meios disponiveis no local não me chegavam, que precisava de um hospital e ajuda médica e que todos os exames de assistência/primeiro socorro tinham sido feitos. Ajudaria no que fosse preciso mas que enviasse rápido a ambulância pq não tinha o dia todo.

Lamentável!!! Apesar de eu me identificar, ela recusou fazê-lo! Apesar de lhe informar quais os meus conhecimentos de medicina (não revelo aqui a minha profissão por motivos deontológicos, mas sabia o que estava a dizer!!!), continuou o interrogatório. inclusivamente, por ela estar num centro operacional, indiquei-lhe qual o quartel de bombeiros mais próximo.

Exaltei-me e ela passou à médica que estava de serviço.

1º Suponho que estava a falar com uma operadora!!
2º Depois de nova.te identificado, disse que aquele comportamento não era de colaboração mas antes infeliz pq eu conhecia o 112 e devia colaborar.

Talvez por conhecer e saber o que fazia, soltei as informações e pedi a ambulância!

A Sr.a rematou com a mais infeliz expressão que alguma vez ouvi: o 112 não é uma central de ambulâncias, antes de triagem, médica.

Teoricamente perfeito, na prática lamentável.

Eu lido muito com 112 mas é pena que o serviço se preste a esta longa espera dos utentes. Eu sabia que a urgência era controlável, mas se fosse muito grave? Meocárdio? Paragem cardioca-respirátoria? Se ninguém soubesse nada de medicina ali?

Acabei por efectuar uma chamada particular à corporação dos bombeiros e a ambulância demorou uns 7 minutos.

Valerá a pena alimentar um serviço assim?
Pq não se activam os meios e se vai dando conta da ocurrência aos bombeiros?
O CODU pode efectuar ligações c o socorrista via movel, mas convém que a ambulância já esteja no local.
Tenho responsabilidades, mas em termos pessoais nunca mais ligo p o 112.

É apenas um desabafo.
Voltar acima
Gallo
1º Escalão Elite
1º Escalão Elite

Registo: 13-Mar-2004
Local/Origem: Esposende

MensagemColocada: Ter Out 05, 2004 20:17    Assunto: Responder com Citação

visitante e msm lamentavel mas infelizmente isto ainda acontece no nosso pais icon_sad icon_sad
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Outros Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens