Visitante

|
Colocada: Ter Mar 02, 2004 13:54 Assunto: CHAMADA EMERGÊNCIA 112: LAMENTÁVEL |
|
|
Este fim semana, por infelicidade, tive que pedir uma ambulância para transportar um doente ao hospital.
O caso aparentava ser extremamente preocupante, visto que passados 15/20 minutos a pessoa não reagia. Não foi acidente mas desfalecimento.
Com algum conhecimento de causa observei-a: pupilas, ventilação, obstrução de vias, reação ao som, etc... mas não resolvia nada ali e tinha de disponibilizar outros meios.
Como qualquer cidadão bem formado, liguei ao 112.
Atendeu-me um senhor que me deu música!!! literalemente pois disse que ia passar a chamada.
7 segundos depois começo um diálogo com a Sr.a do outro lado da linha, que me pergunta a idade da vítima (tudo bem), estado (lógico) e inicia um interrogatório impressionante:
A vítima almoçou?
Já a beliscou?
Já tentou um copo de água com açucar?
blá blá blá
Passados uns bons minutos, identifiquei-me, expliquei-lhe que os meios disponiveis no local não me chegavam, que precisava de um hospital e ajuda médica e que todos os exames de assistência/primeiro socorro tinham sido feitos. Ajudaria no que fosse preciso mas que enviasse rápido a ambulância pq não tinha o dia todo.
Lamentável!!! Apesar de eu me identificar, ela recusou fazê-lo! Apesar de lhe informar quais os meus conhecimentos de medicina (não revelo aqui a minha profissão por motivos deontológicos, mas sabia o que estava a dizer!!!), continuou o interrogatório. inclusivamente, por ela estar num centro operacional, indiquei-lhe qual o quartel de bombeiros mais próximo.
Exaltei-me e ela passou à médica que estava de serviço.
1º Suponho que estava a falar com uma operadora!!
2º Depois de nova.te identificado, disse que aquele comportamento não era de colaboração mas antes infeliz pq eu conhecia o 112 e devia colaborar.
Talvez por conhecer e saber o que fazia, soltei as informações e pedi a ambulância!
A Sr.a rematou com a mais infeliz expressão que alguma vez ouvi: o 112 não é uma central de ambulâncias, antes de triagem, médica.
Teoricamente perfeito, na prática lamentável.
Eu lido muito com 112 mas é pena que o serviço se preste a esta longa espera dos utentes. Eu sabia que a urgência era controlável, mas se fosse muito grave? Meocárdio? Paragem cardioca-respirátoria? Se ninguém soubesse nada de medicina ali?
Acabei por efectuar uma chamada particular à corporação dos bombeiros e a ambulância demorou uns 7 minutos.
Valerá a pena alimentar um serviço assim?
Pq não se activam os meios e se vai dando conta da ocurrência aos bombeiros?
O CODU pode efectuar ligações c o socorrista via movel, mas convém que a ambulância já esteja no local.
Tenho responsabilidades, mas em termos pessoais nunca mais ligo p o 112.
É apenas um desabafo. |
|