A prepósito das eleições para a câmara municipal de Lisboa, no dia 4 de Julho, o jornal "Público" lançou uma noticia muito interessante acerca dos da gestão de recursos humanos das maiores câmaras portuguesas e comparando-as com as maiores câmaras espanholas.
Em que passo a citar o número de funcionários por cada mil habitantes:
Lisboa-10,01 (Exclusivé as Emp. Mun. e juntas de freg)
Porto-6,86 (Exclusivé as Emp. Mun. e juntas de freg)
Madrid-5,19(Inclusivé emresas municipais e distritos urbanos)
Barcelona-4,77(Inclusivé emresas municipais e distritos urbanos)
Penso que nem é necessário comentarios.
Logo efectuei umas contas (que eu até gosto de matemática) e tendo em conta que o municipio de esposende tem 34500 habitantes e 220 funcionários na camara municipal.
Esposende-6,4 funcionários/ mil hab.(Exclusivé as Emp. Mun. e juntas de freg)
Esposende mesmo não sendo dos piores exemplos (a nivel nacional), fica aqui um pouco explicado uma das causas dos enormes passivos das autarquias nacionais.
Um dos inconvenientes da certificação é precisamente o nº de pessoas que é necessário para preencher, verificar e validar a papelada...mas quero acreditar que terá as suas vantagens.
O que falta saber é se o rácio já era o mesmo antes da Câmara de Esposende ser certificada...
Esposende mesmo não sendo dos piores exemplos (a nivel nacional), fica aqui um pouco explicado uma das causas dos enormes passivos das autarquias nacionais.
Sem dúvida alguma!!
Aqui está uma prova clara, de que a função pública, principalmente da parte dos municípios, constitui o grande “papão” dos dinheiros de todos nós (“nós” - os que pagam impostos, claro!!!!). O pior é que esta gente nada contribui para o aumento da competitividade e da produção do nosso pais, a não ser contribuir para o aumento do buraco das contas públicas.
Quando se fala neste assunto as opiniões divergem, uns dizem que há funcionários públicos a mais outros dizem que é uma questão de reorganização dos recursos humanos colocando-os nas funções correctas e apostar na formação destes. Eu inclino-me mais para a 1.ª, embora considero que exista uma má gestão no aproveitamento dos mesmos e para justificar, nada melhor que um caso prático presenciado por mim na 2.ª Feira dia 09 de Julho de 2007:
Ia a passar na EN 13 no sentido Viana do Castelo, deparei-me com trabalhos de abertura de vala na via, no cruzamento de Cepães, perto do estabelecimento da Cruz Vermelha das Marinhas e reparei que estavam estacionados junto ao local 4 viaturas da Esposende Ambiente e pelo menos 6 “cabeças de capacete branco” (provavelmente seriam chefes e fiscais da E.A.), todos a ver o operador da máquina escavadora a trabalhar!!!!, para quê tanta gente??, para quê a mobilização de tantas viaturas??, estariam estes senhores numa aula de formação para maquinistas!!??
Lá temos que pagar uns impostos municipais para que não falte nada a esta gente!!! IMI’s, Imposto municipal automóvel, Imposto de RSU, taxas de cedência ao domínio público, etc. etc….
Citação:
Um dos inconvenientes da certificação é precisamente o nº de pessoas que é necessário para preencher, verificar e validar a papelada...
O objectivo de uma Certificação não é esse, mas antes o de envolver os colaboradores necessários, em processos e procedimentos internos adequados à realidade da entidade, para que de uma forma simples, sejam cumpridas as leis e normas vigentes e como não podia deixar de ser, ir ao encontro da satisfação dos clientes, que neste caso são os cidadãos. Portanto a Certificação não serve de desculpa para justificar o excedente de funcionários na CME e noutras câmaras.
......Já agora, o que dizer a cerca da avaliação de competências dos funcionários públicos? segundo ouvi dizer, esta vai entrar em vigor em Janeiro de 2008. - Até estou ancioso para ver no que isto vai dar; principalmente no que concerne ao método de avaliação: cunhas, bufos (que até está na ordem do dia), quem sabe alguns serviços sexuais, irão ser muito úteis…
Ainda não recebi nenhum inquérito de satisfação.
Afinal como é que o departamento de qualidade da Câmara faz a avaliação da satisfação dos cidadãos?
Pessoalmente também nunca fui confrontado para o preenchimento do modelo de inquérito de satisfação a clientes/cidadãos por parte da Câmara.
Sendo este um requisito de cumprimento obrigatório de uma entidade certificada e se a C.M.E não o aplica, então estamos perante uma não conformidade maior no sistema de gestão de qualidade da Câmara.
Mas não há crise!!!! na vespera das Auditorias de acompanhamento, inventam-se umas evidências e a coisa funciona !!!!
Para demonstrar mais um bom exemplo da administração autárquica portuguesa. . No domingo à noite, dia de eleições para a câmara municipal de Lisboa, foi com surpresa que assisti à festa montada na comemoração da vitória do sr. (Dr. Eng. Prof.) António Costa, que quando o/a Jornalista perguntava às pessoas quem elas são e de onde vieram, uma grande parte respondia - Celorico de Basto.
E foi com tristeza que hoje leio um artigo no JN em que explicava toda aquela situação. Pelos vistos a Câmara Municipal de Celorico de Basto e não só ofereceu aos idosos uma viajem a Fátima, onde estava incluido um bónus. Um saltinho a Lisboa e uma bandeira do PS.
Sinceramnte a única coisa que me apetece dizer é: Como é que este país vai para frente. Com estes politicos de m*****, a fazer politica de m*****. E depois têm a lata de vir para a televisão dizer que têm não dinheiro. É que quem pagou toda esta palhaçada.... Nem faz falta dizer. E depois se fizer falta dinheiro para recuperar uma escola, arranjar uma estrada, etc, aumentasse uns impostos e a situação fica resolvida.
não é a primeira vez que isso acontece. como iriam eles "encher a praça", e ficar bem na tv, se não fosse com esses esquemas marados?
mesmo cá por esposende, há algumas situações que se poderiam dizer análogas.
lembrei-me disto: aqui à uns tempos, um ministro qualquer (acho que foi o do trabalho), foi ao alentejo. e numa sessão de esclarecimento, ou palestra, ou lá o que era aquilo, aconteceu-lhe algo curioso. no momento em que lhe passam a palavra, e ele começa a falar, toda a gente que estava na sala levanta-se, e vai-se embora. ele ficou a falar, literalmente, para as paredes...
Que os politicos deste Pais são uma MERDINHA (já que não se pode escrever m****!!), isso não é novidade nenhuma e estou-me a referir a todos os politicos sem excepção.
São capazes de tudo para "lubridiar" o povo, mas também é verdade, só embarcam neste tipo de jogadas as pessoas ignorantes e que se vendem por umas "migalhas", como esses idosos de Celorico de Basto, que lá vão ter que deixar o seu voto no PS numas próximas eleições.
É realmente triste ver cidadãos a compactuar com o que de pior existe neste pais - a classe politica;
eu também acho que se devia poder dizer m**** c****** e fo**-se à vontade. eu aprendi na escola que o calão faz parte da Língua. mas isso já foi há uns anos, numa altura em que os exames do 12º ano de português A não eram de escolha multipla...
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: Access denied for user 'nobody'@'localhost' (using password: NO) in /home/webmater/public_html/modules/WhereBisDu/wbdtrack.php on line 96
Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: A link to the server could not be established in /home/webmater/public_html/modules/WhereBisDu/wbdtrack.php on line 96