Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - Escola das Pedreiras
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Escola das Pedreiras

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Fão
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
fundo
Experiente
Experiente

Registo: 15-Aug-2006

MensagemColocada: Qui Set 14, 2006 11:47    Assunto: Escola das Pedreiras Responder com Citação

Essa da Câmara ter trabalhado na sombra é boa. Como prova a Câmara que trabahou na sombra.

Então se trabalhou assim tanto porque deixou ir isto até ao início das aulas?
Pelo que sei e foi dito na rádio a Associaçõa de pais é que pôs tudo em pratos limpos na tal reunião de sexta -feira da semana passada. Na rádio a Associação de pais explicou bem que a Câmara só tinha conseguido o impossível que era 40 alunos, n.º impossivel e que levava ao fecho da escola. A ssociação explicou tudo muito bem e eu ouvi com atenção.
Nunca ouvi nenhuma palavra da Câmara publicamente em defesa da Escola. Dizem que fizeram um trabalho informal mas que o provem. Claro que não conseguem, porque telefonemas e conversas de café quem prova que existiram?
A associação de pais foi mesmo batalhadora.Eu vi o Dr. Carvoeiro a intervir na Assembleia Municipal a defender com unhas e dentes a Escola das Pedreiras e vi lá os outrs a ouvir, ouvir. O Dr. Carvoeiro na Assembleia lutou ,lutou. Isto é a verdade, não venham agora dizer o contrário.
E a tal escola nova, a escola que o Dr. Carvoeiro chama de excel~encia ele explicou lá na Assembleia a sua posição. Esta escola ainda não existe, nem sequer há projecto para ela. Por isso, enquanto não existir defenda-se a das Pedreiras.Porque quando existir a tal escola nova, ela será de raíz, num outro terreno e fechará, então, não só a Escola das Pedreiras, mas também a Escola dõ Ramalhão.
O Dr. Carvoeiro explicou tudo muito bem, ao que me foi dito, nas reuniões com os pais em Fão. Ele foi um grande lutador. Tiro-lhe o chapéu.
E´, segundo dizem os pais e muita gente de Fão, ele nunca meteu política nesta luta. Nunca falou do seu partido nesta luta. Até que na Associação há pessoas do PS, PSD, sem partido. Ele fez tudo pelo interesse de Fão.
Até o Presidente da Junta de Fão o elogiou na Rádio.
É claro que se a Escola fechasse vinham dizer: Foi por causa da luta, dos panos pretos, mesmo assim o presidente da Câmara o disse. Como a Escola continua aberta dizem que foi por causa do trabalho da Câmara na sombra. A opinião pública já entendeu. Os pais já entenderam que a Câmara não fez nada para a Escola continuar aberta.

Se em Gemeses e em Mar houvesse associações de pais com a garra da de Fão, de certeza que lá também não fechavam as escolas.
Não venham agora é aproveitar o dedicação e a luta dos outros isso fica mal. lembram-se que quando houve os atentados em Espanha o Governo para tirar proveito tentou mentir e dizer que era a ETA. Mas o Povo não foi na treta e o Governo Espanhol perdeu as eleições. Aqui é parecido. A Câmara tenta tapar os olhos dizendo que fizeram muito, mas nada se viu. Tenta mentir aproveitando o trabalho da Associzção de pais.

Força, em Fão e no Concelho há muita luta a fazer. Povo de Esposende abram os olhos.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
pedraalta
Experiente
Experiente

Registo: 12-Jul-2006

MensagemColocada: Qui Set 14, 2006 12:35    Assunto: Responder com Citação

Claro que conversar consigo poderá ser perder tempo.À mesa só sabe dizer que a sopa está boa mas não imagina como se faz. Espero que não seja cozinheiro. Se fôr o exemplo não serve.
Agora tenho a certeza que neste processo da Escola das Pedreiras só sabe o que viu e isso não me preocupa. Preocupado ficaria se as negociações longas que decorreram nos gabinetes falhassem.
Claro que o Dr.Carvoeiro teve um papel importante como Presidente da Comissão de Pais e se os pais não tivessem qualquer interesse no assunto é natural que a Escola fechasse, dando seguimento à política do Governo, que não deixa de estar correcta em muitas outras. Nesta não estava, por diversas razões e os pais reclamaram em grande sintonia com os argumentos que foram apresentados na mesa das negociações .
Sem esses argumentos podiam tingir todos os lençóis de preto e dependurá-los que não valia a pena.
Relativamente à Escola de Mar, por exemplo, houve um amplo consenso local de que a mesma deveria encerrar, sendo a outra Escola suficiente para o número de alunos da freguesia. Certamente que o edifício disponível vai ser adapatado para actividades sociais ligadas à terceira idade, conforme parece ser atitude geral nacional.
Claro que o Dr.Carvoeiro conhece muito bem todo o percurso deste caso e não pretende arvorar em vencedor, sem prescindir do mérito que teve o seu esforço . Tem todo o direito e até dever de manifestar alegria por se ter vencido esta etapa, porque vai ser necessário assegurar continuidade até um dia que se construa a tal Escola.
Voltar acima
ze_malakias
2º Escalão Elite
2º Escalão Elite

Registo: 11-Aug-2005

MensagemColocada: Qui Set 14, 2006 21:40    Assunto: Responder com Citação

Mas eu quero lá saber quem é que fez mais força para a escola das pedreiras não fechar e não sei se isso tem importancia. Sei sim é que não fechou e isso é o mais importante para Fão. Agora gostava era que quem colocou aqueles panos pretos nos postes os fosse lá retirar pois aquilo fica mesmo muito feio na nossa terra.
Voltar acima
sogrinha
Regular
Regular

Registo: 02-May-2006

MensagemColocada: Sex Set 15, 2006 11:40    Assunto: Responder com Citação

Agora fiquei confusa! Quem é que devo aplaudir afinal?
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pedraalta
Experiente
Experiente

MensagemColocada: Sex Set 15, 2006 12:47    Assunto: Responder com Citação

Será que as palmas são importantes? Claro que são para o atleta que corta a meta, com um desempenho de esforço e destreza que o levaram aquele resultado.Para ele é importante. Também para uma equipa de futebol é importante, mesmo para o guarda redes que deixou entrar uns golitos.
E aqui, neste caso?
O assunto foi resolvido tendo em conta o número de alunos que mora nas Pedreiras e para conseguir os 30 foi um problema. Claro que se os pais não colocassem os filhos na Escola da santa Bárbara, como muitos fizeram, não haveria a ameaça do encerramento.
Mas o que é certo é que o problema vai continuar nos próximos anos e esqueçam as palmas. Não se esqueçam é dos panos, porque o luto já acabou. Espero que haja a mesma vontade, ou até mais.
Voltar acima
fundo
Experiente
Experiente

MensagemColocada: Sex Set 15, 2006 17:04    Assunto: Responder com Citação

O pedralta e companhia são dos tais que dão uma no cravo e outra na ferradura. Sou redondinhos, no que escrevem, procuram que não haja aresta ou bico por onde se lhes pegue. tentam ser o politicamente correctos. Mas lá vão deixando passar a ideia de que nunca quiseram a escola aberta. São os porta -vozes dos que dizem ter trabalhado nas caves com sombras. Aprovam por fora mas tem o coração roído de raiva por dentro. Queriam a escola bem fechadinha para depois dizer: olha veem o que deu a luta deles? A Escola fechou porque lutaram. Aqui,porque sempre se assumiram contra o fecho da Escola têm um mau perder.
Com Pedraltas , peninhas... Fão não vai lá. Uma tristeza.

Aina hoje, em esposende ouvi dizer que a Propria Associação vai tirar os panos.

Mas muitos dos que foram arrancando panos durante a luta, segundo me disseram podiam agora dar a cara e ajudar a tirar alguns.
Foi difícil os trinta? há pois foi. Imagine a Câmara até exigiu 40 e, segundo soube, nem com a ajuda do Sr. Presidente da Assembleia, do Sr. Presidente da Junta e do Sr. Lavandeira e do Sr. Carvoeiro os conseguiram? Olhe que nem o poder de Fão conseguiu os tais 40 que a Câmara exigiu. É para ver quanta vontade tinha a Câmara para que a Escola funcionasse!!! Então se nem as figuras que ganham eleições com maioria conseguiram os 40 alunos, como critica agora a dificuldade em aAssociação arranjar 30 alunos? Que argumentos tristes!!!
Sabe mais. Mas nem os 40 ou 30 deveriam colocar-se. O Governo só exigia 20. Não sabe disso? É pena.
Sabe que o Sr. Presidente da Câmara numa notícia que li no Diário do Minho afirmou quando foi à Mlafaia com os professores que a Escola já estava fechada porque os pais não arranjaram os 40 alunos, isto foi mesmo no dia anterior à decisão da abertura da escola. Não acha estranho para quem diz que fez muito, trabalhou muito na sombra?

Hoje em esposende ouvi dizer que muita gente teve que comer salada de urtigas. Mas ás vezes lá terá que ser.

O Futuro da Escola!!! Ouvi o Senhor Presidente da Junta de Fão na Rádio a dizer que a Escola tem futuro, há alunos que garantem o futuro. Olhe que ele sabe mais do que vocês todos juntos. Ele conhece a sua terra e sabe o que diz.

Pelo que conheço dos dirigentes dav APAEF eles não querem palmas. Querem só a Justiça.

O Dr. Carvoeiro peca por ser humilde de mais. Estudei com ele, conheço dele que sempre lutou e muito. Olhe até sou da área do PSD, o DR. Carvoeiro sabe muito bem, mas ideologia à parte, aprecio as convicções dele, aliás de todos os verdadeiros comunistas que fazem muita falta em Esposende. lembrem-se do Professor Ribeiro, amigo do Dr. Carvoeiro e que foi contra o fecho da EScola das Pedreiras e lutou como um louco pela Ponte Nova de Fão. Mesmo sendo do PSD sei distinguir as coisas e acho que o João Cepa nesta questão da Escola foi indelicado para a Associalção de pais e o Dr-. Carvoeiro respondeu-lhe certinho . Força. Há mais lutas em Fão e em Esposende e caro Dr. Carvoeiro continuo atento ao seu trabalho e à sua luta na Assembleia Municipal.
Voltar acima
fundo
Experiente
Experiente

MensagemColocada: Sex Set 15, 2006 17:19    Assunto: Responder com Citação

Já me esquecia. O pedralta disse que os panos eram do tempo da fome e da peste negra!!!!Ah,Ah, Ah!!! Já não vou a mIrandela. Aquela Gente andou a por panos por todo o lado e a fazer marchas lentas se calhar estão todos doentes cheios de peste e amorrer à fome. Uma chatice. Em Fão, vou amnhã telefonar ao Delegado de Saúde de quem sou muito amigo e perguntar se há muitos registos de pmoléstia, peste negra, branca, azul, amarela... em Fão. Não ouvi dizer nada!!! Fome, parece que a Santa Casa via swervindo umas refeições, mas será que aumentou com os panos negros?. E Barcelos, o Fernado Reis do meu Partido encheu-me as medidas: 50 camionetas em Lisboa, providências cauteçlares panos negros em tudo o que é sítio. Não ganharam? E se tivessem ganho o que dizia pedralta - Sr .Porta -voz dos que trabalham na Sombra.Há mas há mais, Também houve panos pretos em muitos sítios. Olhe os professores agora, treze sindicatos de professores adoptaram para a luta o lema da APAEF " A LUTA E O LUTO" e hoje lá andaram milhares e milhares de professores de luto e em luta. Serão tolinhos. Será que copiaram a pequena Associação dos Pais de Fão? Se foi, o que não acredito, então a Associação de pais de Fão tem muito, muito peso.

Ouvi dizer que afinal, os alunos das escolas que fecharam no concelho de Esposende não foram para melhor. Hoje nem esposende muitos professores se queixavam, ~´o que nesses sítios não colocam panos pretos e não lutam.
Caro pedralta, continue redondinho como sempre, mas olhe que dos redondinhos não reza a história.
Voltar acima
pedraalta
Experiente
Experiente

MensagemColocada: Sex Set 15, 2006 19:22    Assunto: Responder com Citação

Já me ri bastante com o que o fundo, lá no fundo quis dizer.Essa da Câmara dizer que queria 40 alunos teve muita piada, não é bem pelo que disse mas pelo que imaginou, que a Câmara é que mandava nessas coisas. E aquela dos panos pretos também teve piada, dizer que eu que disse... teve piada e alguma imaginação.Tem alguma, já reparei. Eu apenas pretendo analisar comportamentos e embora não viva nas Pedreiras ainda sou a favor da Escola aberta e se lá habitasse os meus filhos frequentavam aquela Escola. Dizem que o Dr,Carboeiro não fez isso, mas decerto também nunca pensou que a escola ia fecher por falta de alunos. E não se esqueça que para a Escola não abrir bastava a Câmara não querer e isso sempre foi público que aquela autarquia é que esteve sempre nas negociações, só eles com os do governo escolar, mais ninguém e até ao fim. Quanto aos panos até teve piada. Já foi assim com o pinhal e vemos o que se passou.Noutros lados os pais até fazem greve de fome, que é bem pior e não lhes vale de nada.
A Câmara andou a investir no Centro Social com ATL para apoiar os alunos e depois queria fechar a Escola. Pergunte ao Sr.sabe tudo que é o sr.presidente da Junta e veja se a Câmara não teve muitas dificuldades em conseguir o que conseguiu, sem tirar o mérito de quem esteve de fora.
Lá no fundo, bem no fundo, parece que não bate bem!
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Fão Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens