Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - O povo dispensável do Líbano
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

O povo dispensável do Líbano

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Politica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Vlad
Equipa Esposendeonline.com

Registo: 05-Apr-2006
Local/Origem: Marinhas

MensagemColocada: Sex Jul 21, 2006 17:31    Assunto: O povo dispensável do Líbano Responder com Citação

O povo dispensável do Líbano

O mais chocante no assalto de Israel ao Líbano é a precisão desapaixonada com que o bombardeamento foi executado. De ponte para silo, de silo para central eléctrica, de central eléctrica para fábrica, de fábrica para mesquita, de mesquita para hospital, de hospital para edifício de apartamentos, cada um dizimado com a calma desdenhosa de um cirurgião a remover um tumor cancerígeno. Não sentimos qualquer sentido de raiva no comportamento de Israel, apenas a selvageria calculada de homens que encaram como seu dever decapitar sistematicamente toda uma civilização e deixá-la em ruínas.

A destruição do Líbano é o trabalho de robots, não de homens. Insensíveis, sem remorsos, feixes de pele e osso.

Ninguém poderia ter feito o que estes homens fizeram em apenas sete dias e continuar a fazer parte da família humana a que você e eu pertencemos.

Até agora, não há indicação de que os soldados israelenses capturados tenham sido agredidos ou maltratados. O arrasamento de uma metrópole outrora agitada e próspera foi executado enquanto as vítimas certamente ainda estão enfiadas em algum desconhecido lugar escondido. Não há objectivo para a turbulência de Israel, os termos da libertação podiam ter sido negociados numa "troca de prisioneiros" como fizeram muitas vezes antes. O bombardeamento é puramente um acto de violência gratuita destinado a destruir uma nação que mal se recuperou de 18 anos de ocupação israelense. Agora o Líbano retornou à Idade da Pedra.

Por que?

Terão os soldados sido torturados ou abusados como teriam sido sob a custódia americana ou israelense?

Espero que não. Espero que estejam a ser bem tratados. Espero que sejam soltos e possam passear em direcção ao sul através dos escombros e das partes de corpos esparramados de modo a que eles possam apreciar o que o seus líderes fizeram em seus nomes. Espero que sejam libertados de modo que o Hezbollah possa clamar por uma vitória moral sobre as forças da desumanidade e do cinismo que infectam as poltronas do governo em Tel Aviv e Washington.

Seja qual for a oportunidade que possa ter havido para a paz, ela se foi agora. Temos de ser realistas. A próxima geração de muçulmanos desprezará a nós e a tudo o que representamos. Nenhuma capital ou cidade estará segura. Os EUA e Israel estão a semear dentes de dragão por todo o Médio Oriente e a sua colheita sangrenta virá nas décadas pela frente. Cheney estava certo, esta guerra poderia perdurar por 50 anos e não acabar no nosso tempo de vida.

O Líbano foi a última gota. Ele prova que era verdade tudo o que disse Bin Laden: "Eles vieram tomar sua terra e seus recursos; eles vieram desonrar suas mulheres e desgraçar sua cultura; eles vieram humilhá-lo em frente aos seus filhos e amontoar ignomínia sobre sua religião".

Onde é que ele estava errado?

O escritor Pepe Escobar disse isto melhor: "O efeito da barragem bombista israelense será atrair ondas mais novas e mais caudalosas de muçulmanos moderados para o Islão político e radical. A percepção da rua árabe — assim como para a maior parte dos 1,4 mil milhões de muçulmanos do mundo — foi reforçada: o eixo EUA-Israel parece ter uma licença para matar árabes com impunidade" (Pepe Escobar, "Leviathan Run Amok" , Asia Times).

Escobar está certo. As vidas de muçulmanos nada significam. Eles tornaram-se o povo "dispensável" cuja segurança simplesmente não importa. A sua carnificina maciça aparece regularmente no noticiário da noite enquanto estórias de cortar o coração são desfiadas acerca do sofrimento de pais e mães israelenses que perderam seres amados em ataques retaliatórios.

Os muçulmanos não têm mães e pais? Será tão importante demonizá-los que devem ser despojados de todo traço de humanidade, incluindo pais?

Para onde irão estas pessoas "dispensáveis" quando os recursos do mundo continuam a secar e as suas pátrias são cada vez mais assediadas?

Indonésia, Somália, Arábia Saudita, Irão, Síria, Líbia, Sudão, Afeganistão; para onde irão todos eles? Serão eles colocados em campos de refugiados ou viverão como prisioneiros na sua própria terra; serão alvejados como cães ou levantar-se-ão e combaterão até o fim?

Quantos escolherão aderir às fileiras crescentes de jihadis e grupos de resistência a conspirar e planear represálias do modo que puderem? Quantos considerarão que é melhor morrer de pé do que viver de joelhos?

O Líbano preparou o caminho para um século de guerra. Foi arrasado e o seu povo evacuado para ajustar contas com o Hezbollah e criar uma zona tampão no flanco norte de Israel. As vidas arruinadas não têm consequência. A cidade será reconstruída com empréstimos do Banco Mundial e do FMI e o trabalho será contratado pela Halliburton e pela Bechtel. Já vimos tudo isto antes; a destruição absoluta de uma sociedade de modo a que possa ser colocada nas mãos dos empreiteiros globais. O Líbano não será excepção.

Agora que o flanco norte de Israel foi "pacificado" Olmert pode voltar seus olhos para leste, em direcção a Damasco onde o oftalmologista Bashar Al-Assad terá de ser derrubado a fim de assegurar caminhos para oleodutos do norte do Iraque até Haifa. Deste modo Israel tornar-se-á um grande jogador nas guerras por recursos deste século e um líder na região.

O jogo do xadrez geopolítico está a desdobrar-se tal como fora escrito anos atrás pelos neoconservadores que na altura haviam sido considerados como radicais e lunáticos. Ninguém está a rir agora. Os 12 aldeões que foram massacrados ontem em Srifa pelas bombas israelenses não estão a rir-se nem os pais das 11 crianças que foram vaporizadas por um míssil israelense enquanto tomavam banho num canal no campo de refugiados de Oasmia.

Isto é o cálculo da miséria humana; a matança deliberada de pessoas inocentes para alcançar objectivos políticos. Não é diferente do terrorismo. Bush e Olmert são dois homens que têm confiança absoluta na capacidade da violência para modelar o comportamento. Eles não estão preocupados com os rios de sangue que alimentam seus sonhos. Afinal de contas, trata-se de pessoas "dispensáveis".

Por Mike Whitney (19/07/2006)

Transcrito daqui. O original aqui.

Hasta!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Sniper
Experiente
Experiente

Registo: 22-Nov-2005

MensagemColocada: Seg Jul 24, 2006 21:48    Assunto: Responder com Citação

Caro Vlad.

Contra factos não há argumentos! Estamos todos de acordo. O Líbano é simplesmente o elo mais fraco quando comparado com o Irão ou a Síria. O Hezbolah é apenas o pretexto para cilindrar uma nação, tentando deixar um aviso a alguém. Ora o erro é crasso. Os americanos armaram a confusão na Coreia e deixaram a batata quente nas mãos da diplomacia internacional - como se o direito internacional tivesse algum peso ou alguma legitimidade. É o eterno "massacra pequenos". O Iraque foi o que se viu, é certo que embora os motivos americanos fossem de todos nós conhecidos, também não podemos concordar com o massacre da gestão Hussein, que líder da minoria cometia crimes igualmente repugnantes.
O Conflito Israelo-Palestiniano é de á longa data uma manobra de diversão utilizada pela gestão americana para brincar com o mundo. A guerra no Iraque não tem fim á vista, as atrocidades americanas continuam...muda-se o tópico das notícias, telefona-se pra israel pra armarem confusão.
Não estão em causa os soldados israelitas. Podiam até ser roubados 3 coelhos, a ofensiva arrancava na mesma. Esta gente não brinca com timmings. E os ataques não são a um movimento rebelde, são cirúrgicos para destruirem uma sociedade. E a diplomacia internacional só aparecerá a resolver o conflito quando Israel comunicar que já não precisa de massacrar mais.
Por isso ... fica a certeza...sejamos nós de esquerda, direita ou centro, uma coisa é certa...estúpido só é quem quer...
E no meio deste conflito acho que já toda a gente percebeu a história toda.
Eu, particularmente,, receio que quem vá pagar a factura das estupidez americana sejamos todos nós. É que falar em Irão, Síria e Coreia do Norte... dá-me um certo arrepio.

Hasta.
Fantasma
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

Registo: 17-Feb-2004

MensagemColocada: Seg Jul 24, 2006 23:50    Assunto: Responder com Citação

Realmente não sei o que será pior: se a tacanhez e ignorância de quem é capaz de escrever (ou copiar) um texto tão bem escrito, ou a de quem é capaz de concordar com o seu teor apenas porque está na moda.

Pergunto-me que idade terão os participantes neste tópico e se já se terão dado pelo menos ao trabalho de se informarem um pouco acerca do assunto de que aqui se trata.

Compreendo que para algumas seitas políticas e psudo-intelectuais de esquerda é "in" ser contra tudo o que Israel faz, mas de qualquer das formas, a mim, que nunca fui muito na onda de ir para onde o rebanho vai, custa-me ler barbaridades destas quando não se faz sequer a mínima idéia do que se escreve ou do que se debate.

Haja bom senso!
Vlad

Registo: 05-Apr-2006
Local/Origem: Marinhas

MensagemColocada: Ter Jul 25, 2006 01:25    Assunto: Responder com Citação

Fantasma escreveu:
Realmente não sei o que será pior: se a tacanhez e ignorância de quem é capaz de escrever (ou copiar) um texto tão bem escrito, ou a de quem é capaz de concordar com o seu teor apenas porque está na moda.

Tacanhez porquê? Já vi gente a escrever e copiar para aqui coisas bem piores... e bem menos interessantes!

Fantasma escreveu:
Pergunto-me que idade terão os participantes neste tópico e se já se terão dado pelo menos ao trabalho de se informarem um pouco acerca do assunto de que aqui se trata.

A idade está lá escrita, é só ler! E sim, considero-me minimamente bem informado! Às tantas não aceito é as lavagens televisivas diárias...

Fanstasma escreveu:
Compreendo que para algumas seitas políticas e psudo-intelectuais de esquerda é "in" ser contra tudo o que Israel faz, mas de qualquer das formas, a mim, que nunca fui muito na onda de ir para onde o rebanho vai, custa-me ler barbaridades destas quando não se faz sequer a mínima idéia do que se escreve ou do que se debate.

Seitas poiliticas?!? E ainda fala da tacanhez dos outros... icon_evil

Experimente "partido com oitenta e tal anos de história...". Pode ou não concordar connosco, e ainda bem que assim é, mas chamar-lhe "seita" vai muito ao encontro das ideias do mesmo rebanho a que diz não pertencer... icon_eek

Sniper escreveu:
Por isso ... fica a certeza...sejamos nós de esquerda, direita ou centro, uma coisa é certa...estúpido só é quem quer...

icon_mrgreen icon_lol icon_eek icon_mrgreen icon_rolleyes

O que o governo de Israel faz, a mim, parece-se muito com o que um homenzinho de bigode lhes fez a eles noutros tempos. Genocídio! não conheço palavra melhor para traduzir isto! Embora possa acrescentar "terrorismo de Estado" ou até "Neo-Fascismo". Obviamente que os termos aplicam-se também ao governo estadunidense, que é quem manda, afinal de contas, e quem autorizou a vergonha que hoje vemos... como também autorizou, e apoiou, a ocupação ilegal da Palestina!

Guerra contra o terrorismo?

Acho muito bem que se faça! Falta é saber quem são os terroristas...

Sniper escreveu:
também não podemos concordar com o massacre da gestão Hussein, que líder da minoria cometia crimes igualmente repugnantes.

É verdade! Mas o Saddam nunca justificou uma invesão do Iraque! Que eu saiba existem instãncias para tratar desses assuntos! A ONU serve para quê afinal? É só para a fantochada do costume de cada vez que os EUA querem invadir um país? E para tratar das vitimas? Uma forma de "justificar as atrocidades e depois ir lá limpar o que resta... O que faz a sede da ONU, organização que se quer defensora da Paz e do Direito Internacional , no pais que não cumpre minimamente esse mesmo Direito, e não se interessa nem um pouco por essa paz? Ou estaremos a caminhar para uma PAX USA?

Sniper escreveu:
Eu, particularmente,, receio que quem vá pagar a factura das estupidez americana sejamos todos nós. É que falar em Irão, Síria e Coreia do Norte... dá-me um certo arrepio.

Também a mim... mas receio mais os EUA... Já provaram muitas vezes que são capazes de tudo para atingir os objectivos...

Hasta!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Brazende
Profissional
Profissional

Registo: 02-Jun-2005

MensagemColocada: Ter Jul 25, 2006 10:52    Assunto: Responder com Citação

Nesta região a paz vai ser difícil de alcançar, pois existem muitos interesses de países totalmente diferentes, e para mim, o principal culpado de todos os conflitos chama-se O.N.U. pois desde a fundação de Israel não conseguiram resolver o problema.
Israel foi criado por uma resolução da O.N.U. em que os países da zona votaram contra e o próprio Reino Unido absteve-se. Até os agora aliados dos americanos, Arábia Saudita, Egipto e Turquia votaram contra.
Se a isto acrescentarmos que o território de Israel cresceu cerca de quatro vezes ao que foi aprovado encontrarmos duas das razões de tantos conflitos.

Sendo que é notório que os americanos, através de Israel, querem controlar a área, também é verdade que existem outros países que desejam o mesmo como é o caso do Irão com a ajuda da Síria.

Mais, tem se ouvido que os soldados israelitas foram raptados em Israel, mas será verdade, ou seriam raptados no Líbano…… é que a fronteira do Líbano com Israel estava sem controlo desde a saída dos …..Sírios…… por ordem da ONU. Não estaria Israel a fazer uma “espionagemzita” e foram surpreendidos. Ou será que foi tudo uma estratégia dos sírios para voltarem ao Líbano!!!

Já reparam que a Síria que esteve em guerra com o Líbano durante décadas, apoiando em 2005 o assassínio de um ex- Primeiro Ministro Libanês, que é o principal apoiante e inspirador do hesbolah, e face à destruição do inimigo (Líbano) está pronta para o defender no caso de uma invasão em grande escala!!!!

Em relação aos Eua, é o habitual fazem as asneiras e depois saltam fora do navio, pois usam continuadamente o direito de veto a favor de Israel, deram o seu aval ao ataque, e agora fazem-se de preocupados em chegar a um cessar-fogo.

P.S. Se olharmos para o mapa da zona vemos que os países ou se aliam aos americanos ou são destruídos e que só restam a Síria e o Irão. A minha dúvida é até que ponto é que irá a coragem americana de os enfrentar? É que parece óbvio que qualquer ofensiva a estes dois países vai levar a uma resposta diferente da que houve no Iraque, no Afeganistão e no Líbano!!!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sniper
Experiente
Experiente

Registo: 22-Nov-2005

MensagemColocada: Ter Jul 25, 2006 12:34    Assunto: Responder com Citação

Caro Fantasma...

O grande problema da nossa sociedade é existirem pessoas como você. Ditos donos da verdade. E pessoas que olham para o médio oriente e chamam-lhes fundamentalistas, muçulmanos, suicidas e muitas outras tretas.
Enquanto nós ocidentais nos julgarmos iluminados e capazes de julgar as cultura dos outros pelo nosso conceito de cultura nada feito. Enquanto condenarmos os outros por defenderem as suas terras, as suas convicções, continuaremos a cometer as maiores barbaridades em nome da ordem internacional. Mas será que alguém sabe definir o que é a ordem internacional? Não será essa ordem o que meia dúzia de iluminados querem dizer que é? Será que se os EUA, a Russia e a China literalmente ignorarem essa dita ordem alguem lhes vai "bater"? Não me parece. Continuamos a deixar os americanos no papel de "policias do mundo". Ora para aquele povo a guerra não é uma questão de ordem, é uma questão económica. Ou será que só os participantes com menos de 80 anos neste fórum é que se apercebem da reformulação da ordem internacional sempre que o dólar entra em quebra perante o euro??
Não me parece.

Mas continue na sua. Olhe prá sua pekena tv e continue a chamar suicidas akeles que se matam por Alá, sem perceber que akele povo comete tais actos porque os pais foram mortos pela guerrilha, os familiares chegados também, e têm uma vida de miséria, logo a única promessa de felicidade que têm vem no Corão. Quem nada tem a perder arrisca. Mas se calhar você percebe a fé dos nossos que vão a Fátima a pé, mas condena os outros. É certo que matar nunca é de louvar, mas antes de condenarmos os outros, de os julgarmos deveríamos tentar perceber os fundamentos.
surrealanarkista
1º Escalão Elite
1º Escalão Elite

Registo: 10-May-2006

MensagemColocada: Qui Ago 03, 2006 12:05    Assunto: Responder com Citação

A Al-Qaeda disse que apoiava a luta do Hezbollah (que é xiita) contra os israelitas. No Iraque, matam-nos em fúria, mas no Líbano são aliados.

icon_question icon_question icon_question
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Politica Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens