Colocada: Qui Jun 22, 2006 18:07 Assunto: [b]A POLITICA DO " XICO ESPERTO"[/b]
"Sabe que este país é de espertos e todos em moral que até chateia.
Precisava mas era de ser pasteurizado com m**** de ponta à ponta." José Cardoso Pires in Balada da Praia dos Cães
"Os portugueses são um povo muito hospitaleiro e simpático. Pobres, mas honrados e generosos", já me dizia de régua em riste, a estimável Dona Helena, a minha professora da primeira à quarta classe, que me obrigou a engolir os rios de Portugal, nascentes e afluentes, à força da estocada da madeira de nogueira envernizada nas palminhas. Essa velha ideia da hospitalidade e do nacional porreirismo, corresponde a uma visão paternalista, uma pia aldrabice, herdada do Portugal salazarento, e teima não desgrudar do panfletismo turistico que ainda perpassa a cabeçinha de alguns iluminados, e que serve mais para aliviar alguns patacos aos desprevenidos "camones", subtilmente encantados com as falinhas mansas e subserviência prestativa dos portugueses.
Ora, eu que já cá ando há uns aninhos, e conheço alguns, que não os recomendaria ao meu pior inimigo e entendo que seria recomendável uma dieta intelectual equilibrada.
Neste mundo, onde conforme Ruy Belo dizia, "o homem é um lobo, para o homem" e, os esposendesses tal como os portugueses não são naturalmente excepção. Não somos "maus como as cobras", nem potenciais membros das milícias Ai Tarak, mas andamos longe do arquétipo de bondade humana. As generalizações são sempre perigosas e injustas, mas servem para pincelar e dar expressão a uma ideia.
Obviamente que há no Concelho de Esposende gente muito boa, capaz, aberta, interessante, preocupada e generosa, trabalhadora. Mas também há o fenómeno inverso, de pessoas que por aqui aparecem sobretudo em alturas de Campanha Eleitoral, mal informadas e intencionadas, que por vezes se dizem conhecedoras das realidades do concelho, mas não passam de instintos rasteiros e maldosos, altamente egoístas, falando mal do panorama geral para chegar á essência do seu partido. Apetecia-me perguntar, em memória do actor que entre tanto nos deixou, onde é que vocês estavam antes do vinte e cinco de Abril….
Xicos espertos nos jornais, xicos espertos nas empresas, nas profissões liberais, … .
Eles andam aí ! No mimetismo dos comportamentos, os xicos espertos anónimos, aqueles que fogem ao fisco, que andam no trânsito sempre a fuçar pelas prioridades, nas portas das discotecas, nos bares, nas faculdades, nas autarquias, nas filas de supermercado, nas doenças de stress em Guimarães para não fazer exames, nos atestados médicos. A regra é da pisadela, a moral a da hipocrisia, o modus operandi o pontapé na traqueia.
Temos Xicos espertos em todo o lado, a toda a hora. A nacional espertice é uma instituição e o Xico Esperto o seu mais célebre dignitário.
Valha-nos a paciência, o retiro ermitão numa qualquer freguesia do concelho vizinho, em último recurso, emigrar, para Cuba, que tem gente quente e simpática, sornar ao som de Compayo Segundo, onde tudo se passa tão lentamente que neste momento não reivindicávamos nada com o pressuposto que tudo estaria feito.
Continuo a pensar pela minha cabeça e a achar que o Concelho de Esposende é e será, cada vez mais um Concelho referência, quer pela sua qualidade paisagística quer pela sustentabilidade ambiental.
Poderá o leitor mais atento, embora pacificamente, dar-nos esta honra de leitura e prestar ao Concelho e á Democracia este grande Servico. Acabar com o xico espertisco.
Lá diz o ditado:O esperto só acredita em metade, e o gênio sabe em que metade deve acreditar.
Opiniões de xico espertismo "Não há nenhum país civilizado no mundo, onde a diferença entre trotskistas
e democratas cristãos seja apenas de um ponto percentual"
Isto foi dito por Paulo Portas na ressaca de uma derrota eleitoral. O que quereria ele dizer com isto?
“O Governo tem de vencer estas primeiras batalhas, sob pena de perder a guerra. Mas a tarefa é-lhe facilitada pela óbvia falta da ética de serviço público dos contestatários.”Suscita-me duas observações este parágrafo.
A primeira é que a falta de ética do governo na forma como lidou com os professores tocou as raias daquele “xico espertismo” irritante, próprio do “vivaço”, daquela figura típica portuguesa que todos conhecemos. Aquele que se vai “safando”, por aqui e por ali, na base do “já comi este”, “já comi aquele”, do “tou a topá-lo”, do “vens de carrinho”, etc… Admito que a greve dos professores era muito incómoda, mas é bom que se perceba que caiu na altura em que o governo quis que caísse. A maneira de a contornar foi com recurso a um processo escuríssimo, que tudo indica ser ilegal, e que se está a defender com base naquela teoria de que “os fins justificam os meios”.
Não há nenhum país civilizado no mundo, onde a diferença entre trotskistas e democratas cristãos seja apenas de um ponto percentual
Aí está! Mais um belo exemplo do respeito pela vontade popular...
E digo isto não gostando, pessoalmente, nem do deffendido por uns, nem por outros... Nunca fui adepto da falsidade.... Mas se o povo vota... está votado!
Este governo já mostrou por várias vezes o respeito que tem por direitos consagrados na Constituição e pela opinião alheia... Sofre de uma doença grave: Autismo!
Mesmo com os "xicos espertos" à mistura continuo a acreditar no poder local e nas pessoas da terra.
O poder local foi uma das conquistas mais importantes e frutuosas de Abril.
Seria injusto não reconhecer que o desenvolvimento do nosso país, em quase todas as suas vertentes, se deve ao dinamismo e à clarividência de muitos dos nossos autarcas, sobretudo dos que sabem aproveitar as mais valias decorrentes da concretização dos princípios da subsidariedade. Ou seja, que compreendem e aceitam a parceria de todos os outros agentes socioeconómicos e culturais.
Penso que no poder local, todos somos importantes mesmo com as nossas diferenças, coisa que não se passa com o poder central....
Pois...quem é que venceu!!!
Acho que estou a ficar confuso!!!
Aliás acho que até perdeu, pois o CDS à dois mandatos ainda tinha uma junta de freguesia, agora nem uma tem!!!
Aliás, segundo o Candidato do CDS, tem no concelho mais de 400 familiares directos e indirectos (por isso é que apresentou um nome tão grande que quase não cabia nos outdoors) e, se estes 400 familiares conseguiram convencer mais 3 pessoas cada, ai está a sua votação final.
Notável não é!!!
Ainda vamos voltar à época tribal...das famílias mais numerosas!!!
Pois...quem é que venceu!!!
Acho que estou a ficar confuso!!!
Aliás acho que até perdeu...
Para sua informação quem perdeu foi o PSD, um vereador para o CDS, e para quem não tinha nenhum até foi muito bom, para quem trabalhou mt pouco tempo, queria melhor, em 2009 vamos ver como corre e até lá vamos trabalhar.
"Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Existem aqueles que têm seus sonhos à noite, nos recônditos de suas mentes e, ao despertar, pela manhã, descobrem que tudo aquilo era bobagem. Perigosos são os homens que sonham de dia, porque são capazes de viver seus sonhos de olhos abertos, dispostos a torná-los realidade." (T. E. Lawrence) *1888 - 1935 Militar e escritor inglês, conhecido como Lawrence da Arábia _________________ Uma Ponte Para o Futuro.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: Access denied for user 'nobody'@'localhost' (using password: NO) in /home/webmater/public_html/modules/WhereBisDu/wbdtrack.php on line 96
Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: A link to the server could not be established in /home/webmater/public_html/modules/WhereBisDu/wbdtrack.php on line 96