Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - Populismo ou Ignorância ?
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Populismo ou Ignorância ?
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Politica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
MiguelApulia
Equipa Esposendeonline.com

Registo: 20-Dec-2003
Local/Origem: Apulia

MensagemColocada: Qui Mar 16, 2006 17:43    Assunto: Populismo ou Ignorância ? Responder com Citação

Hoje, depois de fenómenos que passam: pela consolidação da Democracia, pelo afastamento óbvio dos jovens em relação às questões partidárias, numa altura em que estão consolidadas as questões democráticas e de Liberdade, em que os jovens se afastaram da política, em que a participação deixou de passar pelas questões ideológicas para ser ao nível da Educação, Emprego, Habitação, com a maturidade Democrática, passou a ser possível a participação nas Associações, nas Juntas de Freguesia entre outras, á ainda pessoas que não querem saber de Partidos, das Juventudes Partidárias e que querem ter uma participação cívica. Eu diria que hoje há uma coabitação pacífica entre as Juventudes Partidárias, já não é determinante a questão partidária mas sim a questão política. É por falta desta lógica que a JP tem contribuído para esse afastamento da Juventude com a postura irresponsável e o desejo de se verem nas Fotografias dos Jornais e para isso usam um determinado jornal que lhes é afecto no qual tendo 6 paginas dá ao partido Popular 3 delas. A JSD é mesmo uma das Juventudes Partidárias que tem mais gente a participar civicamente nas Associações e Juntas ou seja trabalho de campo, não fotografias, palco mediatico ou trabalho de língua.
Continuamos a entender a JSD como um palco privilegiado para a aprendizagem democrática e para a ajuda, dedicação e trabalho, não o populismo, gincana política ou critica fácil de quem nunca teve nem terá responsabilidade política.
Marx
2º Escalão Honra
2º Escalão Honra

Registo: 16-Nov-2005
Local/Origem: Belinho

MensagemColocada: Ter Mar 21, 2006 14:03    Assunto: Responder com Citação

Caro MiguelApulia,

Vou ser curto e duro.

Como já referi anteriormente, num tópico qualquer, não estou filiado em qualquer partido.

Se quer a minha opinião, considero os partidos políticos portugueses uma autêntica... ia dizer máfia mas tenho medo...

Está a criticar a JP sabendo que, na essência, a JSD é a mesmíssima coisa. Tenho alguns amigos que pertencem à "sua JOTA" e vou dizer-lhe uma coisa... Contam-me episódios que lá se passam que me fazem roborizar de vergonha - por viver numa democracia inquinada por meia dúzia de broncos que pensam que podem fazer tudo - e de raiva porque isto de ser o povo a mandar é uma tremenda treta! icon_evil

Mais não digo porque este terreno é muito movediço e tenho que ter cuidado com o que escrevo, ainda aparece aqui o Don Corleonne...

Olhe para dentro de portas e deixe-se de polítiquices de trazer por casa... Essas são para tipos como eu, que não esperam nada da política.

Já agora, e para terminar, já pensaou porque é que a juventude se tem desligado da política?...
Pois é o ppl agora anda mais informado... Maus exemplos não faltam.

Aquele abraço

Ps: Mesmo assim nunca faltei com o meu voto. Não é virando a cara para o lado que os problemas se resolvem.
MiguelApulia

MensagemColocada: Ter Mar 21, 2006 18:35    Assunto: Responder com Citação

Caro Marx,

Eu não serei curto nem duro, mas devo dizer que discordo profundamente com o que acaba de dizer.

Noto porem que é parte interessada, mas não sei o objectivo nem o que o move, todavia discordo que o motivo do afastamento dos jovens não se deve só aos políticos, mas também ao desinteresse pelo associativismo, cidadania e cultura de entre ajuda .

Aos episódios que o senhor diz que lhe disseram e que acredita, devo dizer que sabe mais do que eu!

Ao comparar a JP à JSD acho que está a ser injusto.

Por todos estes motivos e porque respeito todas as opiniões, resta-me ter a esperança que um dia se entregue também a uma causa e contribua para um melhor futuro dos nossos jovens e das nossas Freguesias.

Só espero que não partilhe as ideias de Marx e que seja só o Nick.
Marx
2º Escalão Honra
2º Escalão Honra

MensagemColocada: Qua Mar 22, 2006 09:51    Assunto: Responder com Citação

Caro MiguelApulia,

Acho curiosa a sua afirmação acerca do que me move...

Diz que a culpa do afastamento dos jovens - e menos jovens, acrescento eu - da política não é só dos políticos.
Eu pergunto será que - e voltando a pegar nas suas palavras - o desinteresse pelo associativismo, cidadania e cultura de entre ajuda acontece por acaso?
E já agora respondo. A vivência das pessoas em sociedade, e a forma como se relacionam, é fruto da sua educação, das oportunidades que essa sociedade lhes dá para crescer enquanto indivíduos e da cultura, ou seja, tem a ver também com o comportamento histórico do povo.

Ora, eu penso que a única forma de fazer correcções neste âmbito é, precisamente, implementando políticas, de médio e longo prazo, que normalmente demoram décadas a dar os seus frutos. E não populistas e estéreis, como é comum tomarem-se em Portugal no pós 25 de Abril. Portanto, se a culpa não é dos políticos... icon_rolleyes

Mas até compreendo porque os políticos têm constantemente o fantasma das eleições a pender sobre a cabeça, e tentam tapar os olhos à arraia miúda.

Cabe-nos a nós, eleitores, premiar os bons políticos e repreender os maus. O problema é que - estará lembrado certamente - o actual Presidente da República disse, há cerca de dois anos, que "Os maus políticos expulsam os bons políticos", fazendo uma analogia com uma expressão económica acerca da boa e má moeda - Lei de Gresham. Preocupante, não?
Só não percebo porque é que ele ainda está no activo. Ah!... Ele não é político profissional... Tinha-me esquecido! icon_mrgreen

Quanto a eu saber mais do que o Sr. acerca do que se passa na “sua JOTA” está a ser injusto consigo próprio.
Acaso já reparou nas ligações existentes entre as forças políticas – eia que expressão – e alguns empresários, Já reparou que os funcionários da Câmara Municipal são todos primos, sobrinhos, cunhados, irmãos, amantes – Ui, esta foi forte! icon_mrgreen - etc. etc. etc.

Para não falar de uma certa empresa municipal. Quais os critérios para transformar um serviço que deveria ser social em empresa municipal que ninguém sabe como funciona e cheia de compadrios? É só vê-los a passar de carro pelas estradas do concelho a toda a hora, até se embaraçam uns aos outros. icon_confused

Vai dizer-me para não misturar as águas, uma coisa é a JOTA, outra a Câmara.
Eu respondo: Errado! O actual presidente da câmara foi “criado” na JOTA, não é verdade? Ora aí está a ligação… Diz-me com quem andas… icon_rolleyes

Para terminar, partilhar da ideologia de Karl Marx não é uma doença. Temos, sim, que saber enquadrar-nos historicamente.

Aquele abraço
Brazende
Profissional
Profissional

Registo: 02-Jun-2005

MensagemColocada: Qua Mar 22, 2006 14:18    Assunto: Responder com Citação

Caro Marx,

Permita-me que concorde na generalidade com o que tem afirmado neste tópico especialmente no que diz respeito aos pseudo-políticos e pseudo-jovens-políticos.

O cada vez menor interesse das pessoas pela política será motivado por um maior conhecimento ou por falta dele? Felizmente que apenas as estruturas partidárias e os seus “moços de recado” dizem que é por desconhecimento.....

A comparação das “jotas” é de facto injusta pois, a proximidade do poder (seja ele quem for) aumenta a avidez de conseguir chegar a ele o que em política aumenta exponencialmente a possibilidade de se entrar por caminhos dúbios.... e não digo mais pois ainda me acontece como a um jornalista que viu a sua revista eliminada de um momento para o outro…..Será que foi por ter muita saída?

Quanto às empresas municipais, infelizmente muitos ainda acreditam que foram criadas para beneficiarem as populações….mas em vez disso a maioria delas têm servido para aumentar as receitas das autarquias, cobrir os défices, arranjar mais alguns “lugares”…e nem assim a maioria das Câmaras Municipais deixam de dar prejuízo.

Quanto ao autor deste tópico, após alguma ausência (estaria a coordenar algo? ou a ler um livro?) voltou e ao que parece o discurso não mudou…..Será por convicção ou por ver que este seu trabalho está a dar resultados……
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Zorro_d_Almeirim
Regular
Regular

Registo: 08-Mar-2006

MensagemColocada: Qua Mar 22, 2006 16:08    Assunto: Responder com Citação

Câmara = Poder = Tachos = no final leva a má gestão!!

A JSD tem ou tinha um jornal, o "Jota Informa" e se fizerem uma análise, o antigo director é hoje Pres. Câmara. Tudo bem, foi eleito.

Mas o director seguinte, é hoje Assessor do Presidente, o arq. Losa ..... e o Speaker dos comícios do PSD está, creio, num gabinete de apoio à presidência ou Esposende Ambiente .... e ....e ..... dezenas de casos.

Resumindo: A Câmara não pode ser um centro de emprego familiar. HAJA SELECÇÃO RIGOROSO DOS MELHORES e nunca dos melhores amigos!!!

www.estrada-100-saida.blogspot.com
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
xiko
Experiente
Experiente

Registo: 27-Sep-2005

MensagemColocada: Qua Mar 22, 2006 23:36    Assunto: Responder com Citação

Realmente este forum de politica esta cada vez melhor!! Encontra-se cada vez mais frases(de algumas pessoas), muito giras e cheias de conteudo icon_mrgreen !!É uns a lavarem roupa suja, outros a defenderem de credibilidade dos politicos ou das Jotas, outros a falarem cheios de moral, etc.. E o que realmente se vê na sociedade e no dia-a-dia, acerca destas pessoas, é que tudo o que podem dizer, é que nao sao exemplo pra ninguem. Aqui aplica-se a frase: Olha para que eu digo e nao olhes para o que eu faço icon_mrgreen !!!

Já agora pra quem defende as JOTAS vejam isto:http://video.google.com/videoplay?docid=6709201693065568427&q=
Mas no entanto acho que não se deva generalizar e dizer que toda a gente das JOTAS sejam maus exemplos!!!!! Tenho certeza que nas JOTAS haja pessoas com grande sentido de responsabilidade!!!!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
MiguelApulia

MensagemColocada: Qui Mar 23, 2006 11:14    Assunto: Responder com Citação

Sr Xiho,

Tenho que lhe dar alguma razão, tópico lançado por mim é dirigido e de conteúdo político, mas algumas das intervenções aqui explicitas por alguns dos concidadãos deixa explicito de facto o nível e a educação de cada um.

Não sei o que è que as Jotas tem a ver com Câmara ou outra coisa qualquer.

Lamento que as pessoas não se esforcem por manter o nível mínimo possível de respeito pelas pessoas.

Por todos estes motivos, levam-me a acreditar que não querem contribuir positivamente para o debate, mas sim perseguir e empoeirar o ambiente.
Marx
2º Escalão Honra
2º Escalão Honra

MensagemColocada: Qui Mar 23, 2006 11:48    Assunto: Responder com Citação

Caro Xiko,

Eu, por acaso, não estou a lavar roupa suja. Só intervim porque li umas linhas acerca das Jotas com as quais não estou minimamente de acordo.

Também queria dizer que eu não sou, nem tenho que ser, exemplo para ninguém. Antes ser um cidadão anónimo cumpridor dos seus deveres cívicos, não vou dizer honrado, para não me armar em moralista...
Vivo a minha vida da maneira que bem me apetece... Mas sempre consciente que, sendo um ser gregário, tenho que respeitar as normas e leis próprias da vida em sociedade, pois a minha liberdade acaba quando começa a das outras pessoas. É esse o meu contributo... e já não é pouco!

Caro Miguelapúlia,

Não sabe o que a câmara tem a ver com as Jotas?!!!!

Essa é boa. Então o sr. faz parte da JSD e passa-lhe tudo ao lado?!!!

Todos os meus colegas de liceu que, mais cedo ou mais tarde, se filiaram na JSD têm todos TACHOS na Câmara e afins. Com uma particularidade, eram os mais totós e bacocos. Mas pronto, cada um desenrasca-se como pode e os portugueses são muito bons no desenrasca. Depois não se admirem é que o país dê o exemplo, como diria o caro Xico… mas pela negativa!
E vem V. Insolência dizer que não percebe o que a câmara tem a ver com as Jotas?!!!

Alguém da Jota que informe este sr. das coisas que por lá passam!

Depois há aquela de um destacado dirigente político a nível concelhio que disse publicamente que ia arranjar um tacho melhor para um dos dirigentes da Jota. Pelos vistos o que ele tinha era pequeno – andava a passar multas, à conta da Câmara, aos pobres condutores que se esquecia de por uns centímetros no parquímetro, ou coisa do género.

E vem dizer-me que não há ligação entre a Jota e a Câmara. Essa agora! icon_confused

Aquele abraço
MiguelApulia

MensagemColocada: Qui Mar 23, 2006 12:53    Assunto: Responder com Citação

Sr Marx,

Continuo sem perceber o que é que as Jotas tem haver com a Câmara, o Sr. Dá exemplos muito caricatos e sem grande fundamento, repare bem nos funcionários da Câmara (todos os Funcionários) e verá que esta é uma das Câmaras mais multi-partidárias do nosso país ! O Sr está-se a esquecer que quem ganhou a Câmara foi o PSD e está mandatado para Governar, não me diga que a maioria absoluta é só para fazer feitio, se acha que faz melhor avance com uma candidatura, a nossa democracia vive do debate ideias e com cidadãos de coragem, não de quem fala muito e faz muito pouco !!!

Contudo não estou aqui para defender a Câmara nem ninguém em particular, mas sim para debater algumas ideias de cariz político nada mais.

Se está tão bem informado como está a crer parecer, deveria saber que por limite de idade já não sou Jota, muito menos tenho tacho, mas também não estou aqui para falar de mim nem de ninguém em particular.

Apenas pretendo debater ideias e mais nada, por isso penso que para haver continuidade devemos manter um dialogo sério e cordial para que possa sair daqui alguma coisa interessante e para quem visita estes fóruns não fique com impressão de que no Concelho é tudo igual.

Editado pela última vez por MiguelApulia em Qui Mar 23, 2006 15:19, num total de 2 vezes
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Brazende
Profissional
Profissional

Registo: 02-Jun-2005

MensagemColocada: Qui Mar 23, 2006 13:56    Assunto: Responder com Citação

["a nossa democracia vive do debate ideias e com cidadãos de coragem, não de quem fala muito e faz muito pouco !!"]

...aqui está um dos motivos do afastamento dos portugueses da política, pois os srs. pseudo-politicos o que têm feito ultimamente é falar....falar....mentir....

Será que, transcrever comunicados de estruturas partidárias, escrever textos colocando o verbo haver sem h (ai se o Professor sabe) é a melhor maneira de se elucidar as pessoas e contribuir para um debate de ideias?

Um exemplo, algures no centro do país um jovem entra para a Jota do partido que está no poder passado algum tempo aparece numa lista a uma junta, depois numa lista candidata à câmara e depois, num determinado momento, faz de oficial de ligação entre a mesma câmara e o poder central. Será que isto foi obra de muito trabalho de campo ou foi mais trabalho de bastidores e /ou de língua? E o curriculum não fica por aqui, mas isso não interessa.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Marx
2º Escalão Honra
2º Escalão Honra

MensagemColocada: Qui Mar 23, 2006 14:20    Assunto: Responder com Citação

Caro Miguelapulia,

Não percebe a ligação porque simplesmente não quer.
Claro que os exemplos são caricatos, por isso mesmo é que os apresentei, pelo caricato da situação e da elevação da governação.
Sem fundamento diz você… Não foi o que me disseram. E até provas em contrário acredito nos meus amigos.

Quanto aos funcionários da câmara pertencerem a diversas famílias políticas, não sabia que até tinham um levantamento das orientações políticas dos trabalhadores. Muito bem! Mais um exemplo a seguir. icon_evil
Pois a maioria absoluta dá muito jeito, não dá? Pena não a utilizarem para o que deviam… Governar e desenvolver o concelho.
icon_evil
Claro que sei que o limite de idade para pertencer às Jotas é de 30 anos, mas nestas coisas nunca se sabe. Até porque não o conheço e não sei até que ponto os seus dados são verídicos. È corrente nos fóruns utilizar-se informações incorrectas.

Fico contente ver que agora já quer debater ideias, mantendo um diálogo sério e cordial.
No seu post inicial isso não era nada perceptível. Até me atrevo a dizer que estava a fazer um discurso mesquinho, rude, mal intencionado e intriguista. Pelo menos para quem tem tão grão consideração pelas Jotas, como, aparentemente, é o seu caso.
Como isto já está no bom caminho, então o meu trabalho por aqui está concluído. icon_lol

Aquele abraço
MiguelApulia

MensagemColocada: Qui Mar 23, 2006 16:18    Assunto: Responder com Citação

Caro Marx,

O Sr tem grande facilidade em virar o bico ao prego e utiliza o contra-argumento com alguma ligeireza. Como o Sr sabe a retórica é a forma mais refinada de contornar as circunstancias adversas ou então tornar a verdade na mentira ou a mentira na verdade.

O Sr apenas leu uma opinião minha relativamente ás políticas de um determinado movimento, mais conhecido por JP nada mais, o que o Sr fez foi a partir desse comentário abrir lateralmente uma serie de acusações que nada tem a ver com o meu comentário.

Tem que me deixar dar a minha opinião e com o direito que tem ao contraditório pode comentar. Penso eu que não é necessário entrar em acusações mesquinhas que caso não se tenha apercebido esse tipo de discurso já á muito que caiu em desuso.

Aquele abraço.
Marx
2º Escalão Honra
2º Escalão Honra

MensagemColocada: Sex Mar 24, 2006 09:59    Assunto: Responder com Citação

Caro Miguelapúlia,

Lá conseguiu que eu faltasse à minha palavra. Vou fazer uso do seu bem-querido contraditório. icon_lol

Isso que diz que eu sou bom a fazer é precisamente o seu modos operandi, dizem os psicólogos que isso é “projecção da culpa”, ou qualquer coisa do género. Por mim, não gosto muito de ler Freud.
As, como diz o sr, acusações foram usadas para dar ênfase à minha posição quanto às Jotas, e não para atacar ninguém. Que dai não tiro qualquer proveito.

Também, e não se terá apercebido, foram feitas precisamente para me divertir. Nunca deixando, no entanto, de fugir à verdade dos factos, mas dando-lhes um aspecto de palhaçada, porque é disso que se trata. icon_mrgreen
Quanto a mesquinhez… Estamos conversados, não acha?

É engraçado, e é isso que me move, ver os políticos - luxo, hã? icon_mrgreen - quando o tapete lhes começa a fugir dos pés, viram e viram, e tornam a virar o discurso e… não dizem nada! Como diz o outro falam, falam, falam…
Agora também acho curioso não ter dito nada quanto aos casos que apresentei. Fez o normal, fugiu com o traseiro à seringa. Típico icon_rolleyes .

Quanto ao tipo de discurso, que o sr, faz referência, e que pelos vistos caiu em desuso, o sr. não lê jornais, pois não?

Aquele abraço
MiguelApulia

MensagemColocada: Sex Mar 24, 2006 15:28    Assunto: Responder com Citação

Ex.mo Sr,

Então o que o Sr gosta mesmo é de Palhaçada !!!

icon_cool
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Politica Todos os tempos são GMT
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
Página 1 de 7

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens