Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - AMO TANTO A MINHA TERRA
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

AMO TANTO A MINHA TERRA
Ir à página 1, 2  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Fão
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
BAILARINO
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

Registo: 19-Dec-2005

MensagemColocada: Qua Jan 18, 2006 23:55    Assunto: AMO TANTO A MINHA TERRA Responder com Citação

Escrevam o que bem entenderem sobre a vossa terra.

Sete horas da tarde, cansado, conduzia o carro com alguma velocidade . Final de uma semana de trabalho, sexta-feira, feliz, pensativo o sol estava a adormecer com uma cor de fogo, tão vivo que parecia que a tarra onde poisava ardia de calor. No lado esquerdo da estrada olhava um pinhal, verde, um verde tão verde que nem o sei pintar. Entre este pinhal, um cemitério, altivo, rico, dizendo-me que aquela terra já foi muito rica , jazigos que faziam lembrar uma pequena cidade , onde se podia perceber que se respirava paz, uma paz profunda. Entrei nesta terra que o sol queimava com aquela cor, de repente ao olha-la pareceu-me um formigueiro, com aquelas casas tão juntinhas . Chegado ao centro da terra parei, sai do carro e fui até a um jardim de nome Cortinhal , olhei o rio que se preparava para deitar e dormir com aquele sol de fim da tarde , juntos com uma armonia que só a natureza sabe dar . Os meus olhos não querim sair dali , voltei e olhei para a igreja da misericórdia, que linda, todas as outras igrejas me percorreram o pensamento, Santo António, Bom Jesus, Srª.Bonança, Matriz e Srª.Fátima ali ao pé . Aquelas ruas estreitinhas pareciam uma cidade secular, século dezasseis, talvez, foi meu pensamento que disse, não sei. Entrei na Rita Fangueira, provei um doce, mas que doce, minha boca agradeceu de tão gostoso que ele era . Deu para perceber que os habitantes continuavam iguais. Gentis, amistosos, notava-se que sabiam receber gente de fora, quando lhes perguntavam onde podiam dormir, gente de trabalho, gente que se junta nas horas difíceis, gente que corre quando a sirene os chama para ajudarem alguem, gente que eu amo. Fui ver a praia, linda como sempre, resolvi dormir no hotel, de ar pomposo, aspecto convidativo e com ar de bem receber, entrei. De manhã acordei com o barulho do mar, que me despertava mas que me fazia embalar, enfim, sensações . Depois do banho que me fez despertar todos os sentidos, fui a varanda do hotel e Meu Deus, deliciei meus olhos com aquela paisagem do verde que não sei pintar, aquele pinhal, aquela praia, linda perece feita à mão. traço de pintor com mão firme. Olhei o relógio, está na hora de seguir viagem. Entrei no carro, e como se tivesse acordado com os anjos, segui em direcção a Viana, entrei na ponte, secular, bem construida, de ferro bem trabalhado, armoniosa e linda. Ao chegar ao fim da ponte, parei, sai do carro, o rio ainda dormia com um sono tão profundo que deixava que aquela terra linda se deitasse no seu leito. Olhei-a refletida na àgua, o meu coração saltou e fez sair uma lágrima. Esta é a antiga Fanum, outrora Fam, agora Fão. A minha terra.

Numa noite de nostalgia.

BAILARINO - 2006-01-19
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
semprefao
Equipa Esposendeonline.com

Registo: 21-Dec-2005
Local/Origem: Fão

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 00:01    Assunto: Responder com Citação

De facto..... palavras mais para que?????
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
nefertiti

Registo: 09-Oct-2005

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 01:01    Assunto: Responder com Citação

um dia quente, em que o sol estava abrasador, saí do autocarro que me trazia de Braga e foi então que senti... senti a brisa do mar, tomei consciência de como ela é saborosa, agradável e fresca... que ouvi o sonoro, harmonioso e maravilhoso canto dos pássaros... que parei, ergui o rosto para o céu, dilatei as narinas e inalei o cheiro a mar, o cheiro a rio, o cheiro a natureza, o cheiro das pedras da calçada que tantas histórias têm para contar!!
ainda imóvel, olhei em frente e sorri. os meus lábios esboçaram aquilo que foi a alegria da minha alma, a contentação do meu coração... ali estava eu, de saco às costas, a rir sozinha, a redescobrir a minha terra, a consciencializar-me de como ela é bela, do quanto eu a admiro, a amo e de tanto que dela me orgulho!
é quando estou fora que mais falta me faz ver a ponte a atravessar o Cávado, contemplar as gaivotas que cruzam o céu, ouvir o pranto do mar que chora de saudade dos fangueiros nas frias noites de inverno, tocar a areia da praia e deixar que ela volte ao seu mundo, desaparecendo por entre os meus dedos e degustar todos os sabores que só Fão nos dá e proporciona!
e se me questionam de onde sou, então eu encho os pulmões, os meus olhos humedecem-se, o coração bate mais forte e respondo: sou de Fão, de uma pequena vila minhota, cuja gente é grande... é grande em espírito, é grande em carácter, é enorme em humildade. Sou de um local que é inegualável em beleza e em calma e que é um exemplo daquilo a que podemos apelidar de dom da natureza, é onde o mar, o rio, o pinhal e as pessoas se conjugam, se misturam e se confundem! sou daquela terra secular de onde, outrora, partiram destemidos marinheiros que navegaram os mares desconhecidos e que contribuiram para enaltecer a sua pátria e fizeram com que Portugal se tornasse nesta nação valente e imortal!
é com orgulho que olho em redor e reparo que em cada recanto há sempre algo de novo para admirar, para contemplar, para conhecer e para descobrir, há sempre uma nova flor a desabruchar, há sempre uma árvore a crescer, há sempre um peixe a saltar, há sempre uma estrela que no céu brilha (sim, porque Fão é como uma estrela que não só dá luz a si própria como também ilumina e aquece os corações de todos aqueles que a conhecem)!
só aqui me sinto assim, só aqui me sinto em paz, só aqui sinto e sei que ser fangueiro é muito mais do que pertencer a uma terra... porque só nós sabemos que dizer-se fangueiro é a mesma coisa que dizer "eu sou Fão"!

a grande certeza que tenho é que para onde quer que eu vá, sejam quais forem os caminhos que irei percorrer haverá sempre algo que transportarei comigo: a minha terra, quer em palavras, quer em imagens, quer em escritos... no entanto, ela vai sobretudo nas minhas lembranças, aquelas que jamais alguém poderá encontrar, disfarçar, ocultar, adulterar ou destruir... onde quer que eu vá, Fão vai comigo na minha mente, nos meus olhos, no meu nariz e na minha boca... Fão acompanhar-me-á no sangue que me corre nas veias e na alma que faz de mim uma fangueira que não só admira a sua vila como também, e acima de tudo, precisa dela para se sentir totalmente realizada, enfim... completa!!

amo Fão!

19 janeiro 2006 (1:09)

Editado pela última vez por nefertiti em Qui Jan 19, 2006 13:17, num total de 1 vez
Voltar acima
obelix
Profissional
Profissional

Registo: Non 0, 0000

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 01:28    Assunto: Responder com Citação

nem o uderzo escrevia coisas tão bonitas!!!!!!!!!!!!!
Voltar acima
semprefao

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 09:36    Assunto: Responder com Citação

caso estejam de acordo podemos criar essa rubrica no jornal e se aceitarem publicar os vossos textos que estão deveras fantásticos....
Voltar acima
lareco
Experiente
Experiente

Registo: 11-Jan-2006

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 13:35    Assunto: Responder com Citação

Cara nefertiti tenho que dizer que razão tinha o plainas quando fez aquele reparo!

Como é bonito quando se puxa pela imaginação e se escreve desta maneira.Parabens.

BIBÓBINHO.
Voltar acima
nefertiti

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 14:39    Assunto: Responder com Citação

caros lareco e semprefão

agradeço as palavras de apreço pelo que escrevi e gostaria apenas de referir que é fácil escrever-se assim quando as palavras que nos saem são sentidas! considero, ainda, que o bailarino também merece elogios e consideração pelo que aqui escreveu. gostei bastante de ler. além disso, foi iniciatica dele abrir este tópico.

mais uma vez obrigada!
Voltar acima
semprefao

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 15:13    Assunto: Responder com Citação

Sem dúvida, pois o primeiro elogio foi para ele.... ao dizer que mais nada se podia acrescentar a tão bela declaração de "amor" á sua terra só poderá ser considerado como um elogio...
Voltar acima
obelix
Profissional
Profissional

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 17:48    Assunto: Responder com Citação

pois eu gosto dos dois e até deviam publicar.
Voltar acima
nefertiti

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 18:32    Assunto: Responder com Citação

eu sei que foi um elogio e bem merecido. referia-me ao lareco que apenas dirigiu as palavras a mim, das quais gostei bastante!
Voltar acima
semprefao

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 19:28    Assunto: Responder com Citação

Parabéns a vcs 2 e a todos que queiram partilhar estas maravilhas.... já que eu, uma vez que só vejo numeros.... não consigo fazer...
Voltar acima
obelix
Profissional
Profissional

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 20:38    Assunto: Responder com Citação

era porreiro que mais alguem escreve alguma coisa.
Voltar acima
BAILARINO
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

Registo: 19-Dec-2005

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 20:59    Assunto: Responder com Citação

Olá....antes de mais obrigado , pela minha parte podem usar o texto, publicando-o se assim o entenderem. Mais ou menos calados é a prova que Fão não está morto, tem quem o ame, a si e às suas gentes. icon_cool
Voltar acima
obelix
Profissional
Profissional

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 22:21    Assunto: Responder com Citação

diz antes que estão roucos, por isso é que não se fala tanto.
Voltar acima
nefertiti

MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 22:35    Assunto: Responder com Citação

e o sentimento continua sempre aceso dentro dos peitos de todos os apaixonados por Fão.

em relação ao meu texto este poderá ser um dos meus contributos no jornal quando nele começar a escrever. depois eu propria o escreverei, terei todo o gosto, até porque poderei ainda acrescentar ou reduzir o mesmo.
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Fão Todos os tempos são GMT
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens