bombeirinho Novato

Registo: 31-Oct-2005 Mensagens: 4
|
Colocada: Ter Nov 01, 2005 10:00 Assunto: BOMBEIROS DE FÃO E ESPOSENDE TAMBÉM NA RUA |
|
|
| Citação: | | Este domingo, os Bombeiros do Concelho (Fão e Esposende), aderiram em massa à accão de protesto dos Bombeiros de todo o país, que reivindicam maiores apoios por parte do Ministério da Saúde, principalmente no de diz respeito à emergência médica, já que os seus serviços, segundo a Liga dos Bombeiros são ocupados em cerca de 85% pela urgência pré-hospitalar. Os Bombeiros portugueses reclamam também, que passem a depender únicamente do Ministério da Administração Interna |
Esta guerra Bombeiros-INEM, é uma guerra que todos nós conhecemos ja ha alguns anos no nosso país e que em meu parcer começou porque os bombeiros, querem misturar as coisas!! Como disse anteriormente: CADA MACACO NO SEU GALHO!
ISto porque para mim os bombeiros devem ser os responsáveis pela a´rea de incêndio, desencarceramento e outros tipo de serviços que apenas dizem respeito aos bombeiros!
O INEM deve ser, como é, o responsável de todos os serviços médicos existentes em Portugal, nem que para isso tenha que emprestar ambulância do seu instituto as corporações de bombeiros, como é o caso de Esposende! Onde a corporação é paga por cada saída INEM que tÊm, o que também representa uma receita para centenas de corporações no nosso país! MAs apesar de não prestar serviços dos seu instituto directamente a todo o país: porque só acontece em Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal e Faro, deve ser o responsável máximo pelo serviço, começando com a TRIAGEM, que é realizada pelo CODU( centro de coordenamento de doentes urgentes) que tanto tem sido falado pelos bombeiros!
Tenho ouvido alguns a comentar que eles são bastante exigentes, com os própios bombeiros, quando os mesmo chegam aos locais, querendo saber alguns pontos importantissimos para uma optima triagem!!
O pior é que este RIGOR enerva os bombeiros, mas eu posso dizer o porqÊ disso acontecer! È que a relaidade dos bombeiros em termos de formação na area da saúde, não é a melhor, pelo contrário!
São pucos os bombeiros que têm cursos mais completos! Esta semana ate ouvi o comandante de Esposende, a dizer que a sua corporação é a que tem mais elementos com o curso de TAS no distrito, mas esqueceu-se de dizer que os cursos estão todos "congelados" porque esses bombeiros nunca fizeram a reciclagem do curso, que é obrigatória! Agora pergunto e com o curso em dia quantos bombeiros tÊm? 1.....talvez
È por estas e outras que quem conhece a realidade deste mundo, afirma:
CADA MACACO NO SEU GALHO!
Deixem-se disso, e em vez de perderem tempo nessas manifestações, adquiram esse tempo para formação, que tanta falta vos faz!!
 |
|