Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - Portagens no IC1
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Portagens no IC1
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Politica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
mariz
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

Registo: 20-Nov-2004
Local/Origem: Gemeses

MensagemColocada: Seg Dez 06, 2004 18:23    Assunto: Responder com Citação

Sr. Fidel:
Esclareça-me sobre quem criou as portagens.
Obrigado
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
tagarela
1º Escalão Mérito
1º Escalão Mérito

Registo: 11-Apr-2004

MensagemColocada: Seg Dez 06, 2004 23:07    Assunto: Responder com Citação

Essa também não percebi!!!! As scuts foram criadas pelo PS no pressuposto que o Orçamento de Estado teria cabimento orçamental para pagar anualmente os valores negociados e com os valores poupados na entrega das ENs às Câmaras Municipais haveria dinheiro suficiente nos cofres. Simplesmente muitas dessas estradas continuam com o IEP, com as consequentes despesas e as Câmaras que as receberam não dispõem das contrapartidas suficientes para os custos e começam a entender que foi um mau negócio.
Mas isto não justifica o resto. Mesmo com a ponte de Fão reparada e aí é fácil aos outros Presidentes aproveitaram um bom argumento que constitui um quebra cabeças para o edil de Esposende, a EN13 sobretudo no percurso Póvoa/Vila do Conde não tem as condições mínimas para um tráfego de médio curso. Hoje é uma artéria da cidade igual a qualquer outra rua. Teríamos engarrafamentos consecutivos e os graves problemas de trânsito para quem tem o direito de circular em condições mínimas.
Ainda se lembram das mortes que ocorreram na EN13 na zona de Belinho? Quais os custos sociais e económicos que estarão afectos ao aumento de sinistralidade na EN13 como era prática constante no passado?Porque continuamos a aplaudir o regresso ao passado quando á fasquia da qualidade das acessibilidades já a tínhamos ultrapassado?
O governo tem de se preocupar em cortar naquilo que socialmente é chocante, como a quantidade de cargos políticos desnecessários, no sistema de reformas desses mesmos políticos, nas mordomias excessivas. Que reduza os contratos que fez com as empresas ligadas às scuts utilizando a venda de património desnecessário mas correctamente avaliado.
Estamos todos conscientes que acessibilidades relativamente seguras e com um m'inimo de qualidade é um direito do cidadão que diariamente se desloca e já paga bastantes impostos nos combustíveis que consome, no veículo que mantém, nos rendimentos do trabalho que declara.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Desocupado
2º Escalão Elite
2º Escalão Elite

Registo: 18-Mar-2004
Local/Origem: Esposende

MensagemColocada: Seg Dez 06, 2004 23:42    Assunto: Onde está o Wally?!? Responder com Citação

Muito se tem discutido nestes Foruns sobre as portagens da A28, ex-IC1.

Uma das mais bem conseguidas intervenções sobre este assunto, na minha opinião, é esta última do Tagarela, que apoio, e subscrevo na totalidade.

Gostaria no entanto de acrescentar o seguinte:

1 - Antes da IC1, todos se deverão recordar que uma viagem de Esposende ao Porto demorava em média cerca de 2 horas, quando agora se faz em meia.

2 - Acho que é, para além de muitas outras, uma obrigação de um Estado de Direito, fornecer aos Cidadãos e às Empresas um mínimo de condições para o necessário e desejado desenvolvimento económico do País.

3 - A IC1 faz a ligação entre o Norte Litoral (desde Espanha) à principal Auto-Estrada do País (A1), e é aqui que se encontra grande parte da Indústria do país, bem como um dos principais polos de turismo.

4 - Os grandes centros urbanos têm inúmeras alternativas rápidas e gratuitas de fazer circular pessoas, bens e mercadorias.

5 - A principal via de ligação de Lisboa ao Algarve, comparativamente, serve apenas para levar os Senhores da Capital a passear as amantes, e é gratuita.

Sabendo tudo isto pergunto:

Será normal um Estado obrigar Cidadãos, Mercadorias, e Turistas a percorrer (sem alternativas gratuitas), uma estrada sem condições, com os inerentes custos finais?

Sempre que há uma Expo ou um Euro aparecem números a salientar os ganhos para o Turismo Nacional... porque é que será que ninguém se lembrou ainda de equacionar quanto o País ganhou (ou poupou, que vai dar ao mesmo) nos custos de transporte de pessoas, bens e mercadorias, e o quanto a IC1 contribuiu para o desenvolvimento Social e Económico do País?

Praticamente todos os Autarcas afectados por esta ignóbil medida se pronunciaram negativamente, e alguns inclusivamente ameaçaram colocar portagens mais caras que as do Estado nas entradas das suas Cidades.

Muitos deles, inclusivamente usam a Ponte de Fão como cavalo de batalha!

Onde anda o nosso (suposto) defensor dos interesses Municipais?
Que é feito de João Cepa?!?

A impressão que fica é que as portagens são a nova galinha dos ovos de ouro, e que o Estado anda pura e simplesmente a fugir à sua responsabilidade, com o apoio dos autarcas da mesma cor, que para não levantar ondas se calam bem caladinhos.

A sorte é que como o PS supostamente não terá coragem para avançar para já com a medida, não terão que prestar contas à população... ou seja , ainda há males que vêm por bem.
MiguelApulia
Equipa Esposendeonline.com

Registo: 20-Dec-2003
Local/Origem: Apulia

MensagemColocada: Ter Dez 07, 2004 00:01    Assunto: Responder com Citação

Sr desocupado,

Não seja demagogo, o Sr que o Sr diz que não sabe onde está, pertence á valimar e votou a favor da tomada de posição da mesma, ou seja, é contra as portagens.

Todos Somos contra elas como é normal!

Mas alguém vai ter que pagar, e sendo o estado seremos nós!

Não se esqueçam disso!

Ainda muita tinta vai pintar as ideias e depois veremos o resultado!
Desocupado
2º Escalão Elite
2º Escalão Elite

Registo: 18-Mar-2004
Local/Origem: Esposende

MensagemColocada: Ter Dez 07, 2004 00:18    Assunto: Responder com Citação

Meu "caro" amigo,

Sinceramente, vê-se que não paga IVA's, IRS's e IRC's, por isso o ajectivo "demagogo", é bem melhor aplicado a si.

Se quer que seja sincero, já que o Estado a mim não me dá condições condignas de assistência social (que pago), de assistência médica (que pago), e demais obrigações, bem que pode pagar umas "portagenzitas".

V. Exª. sabe tão bem quanto eu quanto era, por exemplo, o orçamento para a famigerada Central de Informação, por isso peguem nesses 2 milhões de euros anuais e dêm uma "borlazita" bem merecida ao maior centro económico e industrial do país.

Para terminar, não seja cínico, porque ninguém neste Concelho votou a favor da Valimar - essa foi mais uma das decisões pessoais do Wally...
FernandoCruz
3º Escalão Honra
3º Escalão Honra

Registo: 22-Jul-2004
Local/Origem: Porto - Palmeira de Faro

MensagemColocada: Ter Dez 07, 2004 10:14    Assunto: Responder com Citação

Fazem-se coisas do arco da velha... colocam portagens no IC1 que é um factor de desenvolvimento e em Agosto não se paga na Ponte 25 de Abril para o pessoal ir para o Algarve. Quem tem que trabalhar durante o ano paga as portagens. Para o pessoal ir para as praias, é à borla...retirem as conclusões. icon_cool
Voltar acima
mariz
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

MensagemColocada: Ter Dez 07, 2004 20:19    Assunto: Responder com Citação

Sr. Fidel, esperamos a sua intervenção.

Sobre o facto do SR. Fernando Cruz, apenas digo: "Contra factos não há argumentos".
De facto deixa algo a desejar.

Sr Desocupado, desculpe a minha ignorância, mas não sei quem é o "Wally". E gostava de saber.
Falo no ponto 5 que a via para o Algarve é gratuita. Se se referir à nacional é verdade. A A2 é paga. Mas de facto a nacional não tem o movimento que tem a 13. Nem por sombras. Só tinha filas intermináveis no inicio e fim do verão respectivamente. E não iam trabalhar. Como todos os Esposendenses sabem, basta estar um Domingo "mais ou menos" para sermos invadidos por trânsito de barcelos ou Braga. Mas esses vem passear. Temos de ver que o Douro Litoral e o Minho (parte litoral e Cidades) possuí quase um terço da população Portuguesa. Onde andam os beneficios. Todos conhecem a rede viária Lisboeta. Não tem nada a ver com a nossa.

Eu digo isto, porque conheço, talvez melhor do que ninguém) a rede viária deste país, pois posso dizer-lhes que nos últimos três anos corri o país desde Bragança a Sagres e Melagaço-Vila Real S António.
Neste momento o Minho está bem servido, mas a pagar.

Sr. Man:
Quando o Governo paga, somos nós sempre a pagar. Sabia concerteza deste facto. Não acha que é extremamente caro ter de andar um ano e meio consecutivo a pagar a portagem Porto-Lisboa. Se fosse uma viagem por ano, menos mal. Tente fazer as contas.
Por outro lado o Sr. paga o Imposto Municipal sobre Veículos. Quanto paga. Sabe que paga tanto um BMW 318 tds como um Clio 1100. Porque paga estacionamento na via pública, se já paga selo. Porque é que a minha moto (650 cc) paga 9 contos de selo, se estraga muito menos as vias e ocupa menos espaço. Dizem que é imposto de luxo. Eu não acho luxo ter uma moto que custou 1.100 contos. Se fosse um carro de 9.000 contos talvez.

De facto, todos tem intervenções muito válidas no meu entender
Voltar acima
FernandoCruz
3º Escalão Honra
3º Escalão Honra

Registo: 22-Jul-2004
Local/Origem: Porto - Palmeira de Faro

MensagemColocada: Qui Dez 09, 2004 15:15    Assunto: Responder com Citação

De facto, as prioridades deste país estão à vista... icon_frown
Voltar acima
mariz
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

MensagemColocada: Qua Dez 15, 2004 19:21    Assunto: Responder com Citação

Sr. Fidel, então a resposta sobre quem criou as portagens nas SCUT' s?

E já agora, mais uma:

Hoje, quando lia calmamente a revista Visão, n.º 614, desta semana (de 09 a 15 Dezembro 2004), no artigo "Dias Incertos", deparei na pág. n.º 48, na coluna da esquerda, com o título de "A quarta dissolução", na parte referênte a 1982 do seguinte:

" 1982 Francisco Balsemão demite-se por causa dos maus resultados eleitorais nas autárquicas e Ramalho Eanes usa, pela segunda vez, o seu poder de dissolver o Parlamento..."

Pelos vistos o Guterres não foi o primeiro a fugir, poderá ter tido professor. Agora para os politicos, pergunto a que partido pertencia Francisco Balsemão, pois eu ainda tinha oito anos, à data dos factos. Moral da estória: Devemo-nos certificar que não temos telhados de vidro antes de atirar pedras, ou, como já é conhecida dos leitores: "Quem cospe para o ar...". icon_mrgreen icon_mrgreen icon_mrgreen

Na parte referente a "2004", refere:
"2004 A 30 de Novembro, Jorge Sampaio faz saber, pela boca de Pedro Santana Lopes, que pretende dissolver o Parlamento..."

Pelos vistos, dá a entender que o Exmo Sr PR referiu o facto em primeiro lugar ao interveniente de destaque (Exmo Sr. PM). Creio que este é que terá falado, provavelmente sem o consentimento do Exmo Sr. PR.

E agora, as vossas considerações e/ou criticas.

Um Abraço e Bem hajam... icon_biggrin
icon_biggrin icon_biggrin
Voltar acima
MiguelApulia

Registo: 20-Dec-2003
Local/Origem: Apulia

MensagemColocada: Qua Dez 15, 2004 19:31    Assunto: Responder com Citação

Desculpe lá, mas o Sr sabe bem que não foi assim...
mariz
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

MensagemColocada: Qua Dez 15, 2004 20:20    Assunto: Responder com Citação

Sr. Man:
O que é que não foi assim? A parte do da primeira fuga ou em relação aos dirigentes deste país.

Aos participantes:
Mas mais, já disse que não sou politico, nem o posso ser, mas sou um cidadão preocupado. Ao ver o Jornal da TVI, das 20H00, noticias do seguinte:
- Primeiro a alienação de património, que já há muito estava pensada, segundo o Exmo Sr. PM, mas a noticia dava conta desta alienação a ser efectuada em 15 dias (até ao final do mês), e que já não havia tempo de irem a hasta pública. Os edificios estão ocupados, que, após a venda iriam na mesma a ser ocupados pelo estado, do mesmo modo, passando a pagar rendas. Agora, já não são alienados, são tipo alugados por um tempo definido, sendo sub-alugados pelo estado.
Acho que o Sr. jornalista de nome Peça iria dizer: "E esta hem!!!"

- Segundo: Vem a electricidade mais cara para as empresas. Só 10%. E ainda se fala em contrapartidas económicas para as empresas.

- Terceiro: Surgem os enganos da reforma dos veículos, em relação à classificação dos veículos (de classe 1 ou 2, para o pagamento nas portagens).

Agora respondam. Eu no meu trabalho não posso falhar...
Voltar acima
RedHat82
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

Registo: 20-Apr-2004

MensagemColocada: Ter Dez 28, 2004 00:14    Assunto: Responder com Citação

Tudo treta! Qual é a dúvida aqui afinal??? há alguém que queira pagar portagens? Eu cá acho q não. O problema é como as coisas foram feitas, pq quando compraram terrenos ás pessoas por tostões disseram q era para uma ic, não para um scout temporariamente gratuíta. Onde está a falta de sinceridade? quem enganou quem afinal? é q se todos nós estivessemos como braga q para o porto tem autoestrada e n ic independentemente da alternativa, pagavamos e . final. O problema é q alguém disse q isto era uma scout, uma coisa paga pela galinha dos ovos de ouro- só que não disseram que quando a galinha morresse alguém ía ter q por os ovos. Isso foi o erro, e em política isso é cobardia, fazem um negócio q n seremos nós a pagá-lo é preparar a armadilha para o governo seguinte. O q faz isto é a falta de resposabilização dos políticoa perante os seus actos.

Quanto ao referido assunto valimar, já q alguém o falou... o povo n elegeu o João Cepa? Pra ele tomar decisões? Estavam à espera de um referendo local? quem iria votar? Não houve esclarecimentos? Enfim. Sempre os mesmos velhos do restelo. Tb ninguém me perguntou se eu queria q marinhas fosse parte integrante da cidade de esposende, mas os responsáveis do momento assim o decidiram e como tal não os censuro por cumprirem as suas funções.
mariz
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

MensagemColocada: Qua Dez 29, 2004 01:34    Assunto: Responder com Citação

Sr. Red:
Não há comparação possível entre a EN 14 e a 13. De facto a 14 passa por Famalicão, mas neste momento Famalicão tem excelentes alternativas, tendo uma circular.

A IC 1, no troço que nos diz respeito é uma auto estrada, possuíndo desde há anos caracteristicas quase de auto estrada.

Na vizinha Galiza, é há escolha: ou auto estrada a pagar ou via com caracteristicas de auto estrada de borla.

Agora diga-me: Qual a alternativa à 13 a não pagantes...

Já reparou que esta cruza Viana, cuja ponte está obsuleta(Lanheses está ou estava interdita a mais de 30 ton.), Fão nem se fala, e o trânsito na Póvoa-Vila do Conde...

Alternativas tem de haver. Talvez não contassem com a crise, tencionando deste modo suportar esse custo.

Embora respeite as suas considerações considero que as mesmas estão ensombradas por cor politica...
Voltar acima
RedHat82
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

Registo: 20-Apr-2004

MensagemColocada: Qua Dez 29, 2004 12:02    Assunto: Responder com Citação

Ensombradas por côr política? Deixe-se disso. se tivesse q utilizar a ic tantas vezes como eu n pensava em cores políticas, pensava nos trocos q tem no bolso pq esses sim podem encher barriga. como todas as pessoas dste concelho sou contra as portagens, apenas vejo as coisas de forma mais ponderada. por exemplo, a auto estrada para braga está quase aí, alguém reclama uma alternativa não paga? a nacional revela-se alternativa? eu cá acho q não. Continuo a dizer q nós n somos contra as portagens em si, somos contra a forma como isto foi feito, somos contra terem comprado os nossos terrenos a preço de chuva pq era para um ic de interesse comum e na realidade estavam a criar uma galinha de ovos de ouro para uma empresa concessionário. Parece uma lógica de toxicodependencia. Primeiro oferecem para criar o hábito e em seguida vendem para ganhar dinheiro. a única diferença é q aqui n usaram o termo estupfaciente, usaram o temo scout e taparam-nos os olhos enquanto houve dinheiro.

e o q referiu de famalicão n deixa de ser verdade, mas o problema da nac. 13 n é só atravessar as cidades, é k n cabe na cabeça de ninguém fazer viana - porto a 50 km ainda para mais agora c as novas coimas
JOSECORREIA30
Novato
Novato

Registo: 26-Jan-2004

MensagemColocada: Ter Jan 25, 2005 14:44    Assunto: IC1 Responder com Citação

Temos uma nacional 13 muito pequena e mal sinalizada, ainda para mais serve de ligação à Galiza, os cruzamentos são inúmeros, a ponte de Fão tem mais de 100 anos e não foi projectada para o tráfego actual, os acidentes sucedem-se (a vida de uma pessoa não tem preço),no entanto quando temos uma alternativa temos que pagar, se vamos ao hospital e temos de ser operados ficamos anos à espera mas temos uma alternativa e pagamos, todos devemos lutar para que haja mais igualdade a começar pelas figuras de topo que foram eleitas pelo Povo. Não se esqueçam de nós!
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Politica Todos os tempos são GMT
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens