Novo Fangueiro Online

Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - Quem paga?
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Quem paga?

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Outros
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
nique
Super Utilizador
Super Utilizador

Registo: 10-Oct-2005

MensagemColocada: Sex Mar 24, 2006 17:36    Assunto: Quem paga? Responder com Citação

Se não tiverem nada para fazer, cá fica um problema matemático (não muito complicado).
Sou do lado norte do concelho e trabalho em Fão. Sabendo que desde 1 de Março a Ponte de Fão está fechada, sou obrigado a ir pela IC1, o que, me obriga a fazer uns 8 kms a mais por dia (assim por alto). Sabendo que as obras vão decorrer durante 10 meses (normalmente os prazos nunca são respeitados), e que o meu carro gasta 6,5 l/100 e que o preço do gasóleo é de 1,30 €/litro, quanto me vai ficar mais caro ir trabalhar? Não é muito dificil pois não? Mas a resposta a este tópico ainda é mais fácil: eu. icon_confused
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
barbaro
Regular
Regular

Registo: 30-Nov-2005

MensagemColocada: Ter Mai 02, 2006 18:55    Assunto: Responder com Citação

Certamente fica mais barato do que ires a meio da ponte e ela cair. Pelo menos para os teus familiares e amigos mais próximos fica mais barato.

O problema é pensarmos só a curto prazo e colocarmos os centimos acima do resto.
Voltar acima
nique
Super Utilizador
Super Utilizador

MensagemColocada: Sex Mai 05, 2006 14:56    Assunto: Responder com Citação

É...também te pode cair um raio em cima ou escorregares na casca de uma banana.... Não tem nada a ver!!!!
Voltar acima
Vlad
Equipa Esposendeonline.com

Registo: 05-Apr-2006
Local/Origem: Marinhas

MensagemColocada: Sex Mai 05, 2006 16:07    Assunto: Responder com Citação

vá, vá! então?....

Pois é! pagas o gasóleo e pagas a ponte com os impostos!!! é o costume... pagas tudo e mais alguma coisa!

mas vê lá! tinha mesmo que ser... não é! a ponte não podia ficar naquele estado!

Hasta!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
surrealanarkista
1º Escalão Elite
1º Escalão Elite

Registo: 10-May-2006

MensagemColocada: Sáb Jun 03, 2006 07:13    Assunto: Responder com Citação

Afinal, para quando está prevista a reabertura da Ponte?

Será que iremos presenciar a mesma situação da ponte de Viana??

Nas obras Públicas, temos o fenómeno dos Trabalhos a mais imprevistos pelos Técnicos, e assim as obras ultrapassam quer no montante inicialmente contratado com o empreiteiro, quer no tempo de execução.

E quem paga??? São os impostos de todos nós, isto é, dos que pagam!!!!!

Já agora perguntava a alguem que esteja por dentro da patologia da ponte, se não ficava mais barato executar uma ponte nova ????
Voltar acima
Vlad

MensagemColocada: Sáb Jun 03, 2006 16:12    Assunto: Responder com Citação

Se ficava mais barato ou não... não sei! Mas que fazia todo o sentido, lá isso fazia! Devia ser como dizia um candidato as ultimas eleições: dava-se um arranjo a esta e ficava como passagem de bicicletas e pessoas a pé, e construia-se uma nova ao lado!

A mim parece-me que os estudos de um obra deviam ser mais bem feitos, para que não aconteçam as tais falhas enormes nos preços e nos prazos. Se bem que há sempre situações inesperadas, o que é normal!

E como é óbvio, que paga é o mesmo gajo que paga tudo neste país, o Zé Povinho....

Hasta!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
surrealanarkista
1º Escalão Elite
1º Escalão Elite

MensagemColocada: Sáb Jun 03, 2006 21:57    Assunto: Responder com Citação

"Se bem que há sempre situações inesperadas, o que é normal!"

Acha normal as derrapagens financeiras da Expo 98, das contruções dos estádios de futebol para o Euro 2004, da casa da musica no Porto....Etc, Etc...

Sem duvida, que no desenrolar de uma obra podem surgir trabalhos imprevistos, mas isto acontece somente em obras de indice especial e com alguma complexidade.

Na maior parte das obras (onde se incluem as obras acima mencionadas), são facilmente previsiveis não digo em termos quantitativos mas a natureza dos trabalhos a efectuar. Ainda por cima assistimos nos dias de hoje a uma grande evolução nos sistemas construtivos e análise de projectos, o que torna tudo mais facilmente previsivel.

Portantro as derrapagens financeiras nas obras publicas no nosso Pais, são uma constante e é isso que interessa aos empreiteiros, quantos mais Trabalhos a mais melhor.... É só facturar, só que o Estado é o maoir devedor icon_mrgreen
Voltar acima
Vlad

MensagemColocada: Dom Jun 04, 2006 02:17    Assunto: Responder com Citação

Caro surrealanarkista

Claro que não me refiro a obras como as que mencionou! Essas derrapagens financeiras não têm nada a ver com o possivel prolongamento de uma obra a que me referi. São muito diferentes e deviam ser bem investigadas pela policia judiciária! Não são admissiveis derrapagens financeiras de 150% em qualquer obra, a meu ver! Na Expo ou na casa da música (e esta é flagrante) andava alguém a "mamar", e duro!

Falo antes de situações que são impervisiveis no decorrer de uma obra! Parece-me que está ligado à àrea, por isso deve saber do que falo!

No caso da ponte de Fão, houve a necessidade de fazer sondagens para saber o estado de conservação dos pilares da ponte. E nesse estudo verficou-se que seria necessário mexer na estrutura de um (ou dois, não tenho bem a certeza) dos pilares, o que levaria a um acréscimo do custo da obra!
Admira-me é esse mesmo estudo não ter sido feito na fase de projecto, e terem parado as obras, até que o construtor tivesse garantias de que o pagamento desse trabalho extra estivesse asseguardo! Porque se trata de uma empresa privada (das maiores do país no sector da construção), que não anda a fazer favores a ninguém, e muito menos caridade!

Trata-se, portanto, de um mau planeamento dos trabalhos (nesta situação especifica)! E a culpa não é da empresa construtora (pois essa está a fazer o seu trabalho), mas sim do gajo que fez o projecto, e não se lembrou de que às tantas ia ser necessário mexer na estrutura de suporte da ponte!

Falo de incompetência, portanto!

Hasta!
Voltar acima
surrealanarkista
1º Escalão Elite
1º Escalão Elite

MensagemColocada: Seg Jun 05, 2006 22:42    Assunto: Responder com Citação

Colega Vlad;

Para mim, as derrapagens financeiras nas obras públicas surgem de duas formas:

- Por falcatruas na gestão da obra, nomeadamente na execução de autos de medição, troca de influencias entre donos de obra, gestores de empresas de construção, directores de obra, sub-empreireiros, fornecedores de materiais e serviços… E aqui sim, deveria entrar em acção a PJ !!!!!…. ou:

-Por execução de Trabalhos adicionais não previstos inicialmente no projecto de execução, que na minha óptica deveriam ser minimizados e até mesmo não existir nas obras mais vulgares e menos complexas;

No primeiro caso o factor tempo não é importante, mas no segundo já o é, porque vai implicar o reajustamento do Plano de Trabalhos inicialmente previsto (Por exemplo, no caso da Ponte de Fão, a execução das sondagens que falou e todos os trabalhos que dai advier terão que ser incluídos na calendarização final da obra), fazendo com que a obra tenha uma maior duração.
Se a obra for uma infra-estrutura indispensável ao quotidiano dos utentes, estes terão que arranjar outras alternativas mais dispendiosas, como é o caso do Sr.º Nique.

E agora…. “crucifica-se” o dito responsável…..!!

É óbvio, que esta situação deveria ser prevista pelo(s) projectista(s), mas não faz mal !!! porque estes estão salvaguardados por uma lei, o Regime Jurídico das Empreitadas de Obras Públicas (D.L. 59/99) que diz que após a adjudicação (data de começo da obra), o empreiteiro tem 66 dias (ou outro intervalo de tempo especificado no caderno de encargos) para apresentar os chamados Erros e Omissões ao projecto de execução ( aquilo que o projectista se esqueceu de fazer !!!!). Cabendo ao dono de obra a aprovação ou não da proposta dos erros e omissões apresentada pelo empreiteiro.

Como vivemos num pais de caloteiros, (onde se inclui o governo e municípios), as grandes construtoras obviamente não brincam em serviço e então asseguram que os trabalhos a mais irão ser pagos, mas este privilégio não é para todos, mas sim para as grandes empresas do regime politico.
Porque as restantes (pequenas e médias empresas), terão que suportar esta triste realidade dos calotes dos donos de obra (sobretudo públicos), arrastando muitas delas para a falência e quem se lixa é o trabalhador vulgar!!!!

Ainda em relação ás responsabilidades, é preciso não esquecer que cabe ao dono de obra (que no caso da ponte não sei bem quem é, se é a Câmara ou o IEP) a responsabilidade de nomear o projectista (individual ou colectivo) para a realização do projecto de execução após concurso público, onde o mesmo terá que reunir os requisitos técnicos descritos no programa de concurso e devidamente reconhecido pela respectiva associação profissional como apto para a execução do referido projecto.
Por exemplo, um projectista que faz somente projectos de vivendas e prédios habitacionais, não terá aptidão profissional para executar um projecto de reabilitação de uma ponte (não estou a dizer que seja o caso, atenção!!)

Pergunto:
fala-se de incompetência do projectista, ou de quem o nomeia ???

Se calhar dos dois e assim divimos o mal pelas aldeias !!!!!
Voltar acima
Vlad

MensagemColocada: Ter Jun 06, 2006 00:14    Assunto: Responder com Citação

Parece-me que, afinal, estamos de acordo!

De facto, não estou por dentro da legislação no que concerne à adjudicação e execução de obras, mas parece-me óbvio que houve alguma falha no que diz respeito ao projecto, pois, sendo do conhecimento geral o estado de degradação da ponte de Fão, não terem sido feitas as sondagens necessárias de modo a determinar o que seria necessário fazer em concreto, antes de se ter fechado a ponte, e se ter deixado essa parte para quando a ponte estava já fechada ao transito. Porque os lesados pela situação não foram os senhores da "Mota-Engil", que, como diz, faz parte do tal grupo de empresas que "quer, pode e manda", nem os senhores da Estradas de Portugal (a quem, se não me engano, pertence a responsabilidade pela ponte), mas sim todas as pessoas que todos os dias a utilizam nas suas deslocações. É caso para perguntar "quem paga"?

E é como já disse, pagamos todos nós! Pagamos a ponte, através dos impostos, e pagamos o combustivel a mais pelo volta que temos que dar. Para além de todo o transtorno que tudo isso provoca, que já é um pouco mais dificil de quantificar!

Diz então que tudo o que se passou com os atrasos no início dos trabalhos, foi tudo legal, ou seja, dentro da normalidade?

Admito que sim, embora me pareça um pouco estranho! De facto, há leis que deviam ser mudadas. O responsável por isto devia ser "chamado á pedra", pois o erro dele(s), foi causa de grande incómodo e custos elevados para muita gente!

Mais uma vez, a culpa morre solteira!

Hasta!
Voltar acima
nique
Super Utilizador
Super Utilizador

MensagemColocada: Qui Fev 08, 2007 14:19    Assunto: Responder com Citação

Está quase há um ano fechada a ponte de Fão e os 10 meses previstos, já lá vão...
Voltar acima
treacky78
Regular
Regular

Registo: Non 0, 0000
Local/Origem: France paris

MensagemColocada: Seg Jun 11, 2007 18:15    Assunto: Responder com Citação

...

Editado pela última vez por treacky78 em Sex Jul 06, 2007 21:54, num total de 1 vez
Voltar acima
treacky78
Regular
Regular

Registo: Non 0, 0000
Local/Origem: France paris

MensagemColocada: Qui Jun 14, 2007 16:33    Assunto: Responder com Citação

...

Editado pela última vez por treacky78 em Sex Jul 06, 2007 21:54, num total de 1 vez
Voltar acima
webmaster
Administrador do Site
Administrador do Site

Registo: Mar 24, 2003
Local/Origem: Esposende/Portugal

MensagemColocada: Qui Jun 14, 2007 20:45    Assunto: Responder com Citação

Por favor, não use linguagem inapropriada.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Outros Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens