Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?
Sim
50%
[ 11 ]
Não
50%
[ 11 ]
Total de Votos : 22
Autor
Mensagem
Mick 1º Escalão Honra
Colocada: Qui Jan 18, 2007 22:15 Assunto:
Vlad,
A discussão já vai longa, trocam-se argumentos, e há confusão quanto baste.
Apenas vou esclarecer-te uma coisa que ainda não entendeste, porque se calhar ainda não percebeste. Teimar em não entender é que já seria pior.
Ora bem, a pergunta ao referendo é se concordamos com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez até ás 10 semanas. Só é esta a pergunta. Mais nenhuma. Quem vem aqui falar de liberalização é só pa lançar poeira. Tens toda a razão.
Bom, e sendo o resultado do referendo favorável, qual é a consequência?
Resposta: toda e qualquer interrupção da gravidez até ás 10 semanas não é passível de penalização.
Mas ao reler, ponho-me a pensar: "ora, isto não é o mesmo que, todo e qualquer aborto até às 10 semanas é livre, que sobre ele não recairá qualquer sanção penal?". E isso não é o significado de liberalização, ainda que até às 10 semanas?? Olha que é capaz de ser isso....Ou será que a língua portuguesa é muito traiçoeira, e dizer por outras palavras a mesma realidade que advirá com a vitória do Sim, afinal é outra coisa?? _________________ http://umaespecie.blogspot.com
realmente concordo com essa observação. é que isso de despenalizar não é liberalizar é muito bonito para os senhores dos conceitos jurídicos. Efeito práctico da distinção para a relevância da questão? 0 (zero).
Se pensassemos que o país está a envelhecer e se calhar umas políticas de natalidade dariam jeito e lucro a médio prazo era capaz de ser interessante. Mas o portuga pensa em cima do joelho. Daqui a 30 anos vamos pagar á toa para que nasça canalha, ou importamos de fora. contiuamos a ser um país pequeno, que ao contrário do que diz o tipo do "na PT é pra sempre", continuamos a pensar no "Futuro? isso quando muito é daqui a 2 ou 3 dias no máximo".
Questões de fundo que era importante - zero!
Vamos gastar 2 milhoes de contos num referendo para votar simplesmente a questão "concorda com a "pílula abortiva do mês seguinte"? e digo pílula abortiva pois para muito boa gente ainda se compara o aborto com a "pílula do dia seguinte" - redondo erro pois essa tecnicamente não é abortiva - se já ouver concepção de nada serve.
Mas isto é mais uma gota no oceano.
Respeito quem pense diferente! Há argumentos válidos dos dois lados da questão - excepto aqueles das mães adolescentes - pois os estudos demonstram que são as casadas que mais abortam. E o problema dos adolescente resolvia-se não com abortos, mas com um quebrar de tabus e a colocação massiva de meios de contracepção ao alcance deles.
Mas pra isso era preciso mudar muita cabecinha e ficava caro! É mais bonito andarmos ao sabor de caprichos políticos.
Eu voto sim! Voto pelo aborto desta questão que já enjoa.
quanto ao resto - voto não a um abono de família ridículo, voto não a uma política de empregabilidade miserável, voto não a políticas socias de degredo humano.
Mãe da criança de Torres Novas desmente pai biológico
A mãe biológica da criança de Torres Novas quebrou o silêncio. Aidida Porto diz que não podia ficar calada, depois dos acontecimentos dos últimos dias...
Quezílias jurídicas àparte...
Permitam-me:
Dª Aidida Porto:
- Minha senhora
- Apesar das vicissitudes e das mazelas da sua vida, aceite as minhas felicitações e o meu agradecimento por ter permitido que a sua filha biológica visse a Luz da Vida!
Finalmente, valeu a pena.
Apesar de tudo...
- A Vida !
Dizem os defensores da provocação do aborto até às dez semanas, que a Lei deve dar à mulher a possibilidade de decidir o que fazer com o seu corpo, (e com o corpo do feto, digo eu ), no início da sua gravidez...
Alguém de entre os ilustres participantes deste fórum, me ilucide pois confesso uma total ignorância nestas coisas das Leis. Não me orgulho disso. Alguém terá de ser o menos sabedor. Seja eu.
Se o referedum tiver votação favorável à despenalização...
A lei irá ser alterada. Se o for com base naquela decisão da senhora que argumenta a legalização do aborto porque deve ser ela a decidir do seu corpo.
Como alterar a legislação :
- Face a uma situação de homicídio em legítima defesa?
- E... Face a uma tentativa de suicídio?
- E porque hei-de ser penalizado por não usar o meu cinto de segurança no meu próprio veículo?
- E porquê a obrigatoriedade de usar um capacete de proteção? Na minha própria cabeça?
- Então se eu posso decidir conscientemente o que pretendo fazer do meu corpo e não coloco em risco a vida de outrem ?
- No caso do aborto está em questão além da Mãe, uma Vida Nascente.
Verdade ou não?
- Se o que está em jogo é unicamente a minha vida ? E já não posso ser eu a decidir?
Então, referendemos...
chamem-lhe o que quiserem. afinal de contas, hoje em dia, as palavras valem o que que cada um quer que elas valham, e o seu significado varia muito.
despenalização = liberalização?
ou como se deturpem conceitos consoante o interesse de cada um... comparem a IVG com a pedofilia, façam disto um problema financeiro, distribuam panfletos com imagens tratadas em photoshop à porta das igrejas. como quiserem. os movimentos pelo "não" estão a fazer uma campanha cuja única definição que me ocorre é: porca. desinformação, distorção da realidade, utilização de imagens chocantes tratadas em computador... vale tudo, pelos vistos.
mas a verdade é uma. se o "não" ganha, a resolução do problema fica adiado mais uma série de anos, e continuamos a ter mulheres a interromper a gravidez (porque vão continuar, mesmo que escolham enterrar a cabeça na areia e não ver) em situações de extrema insegurança e sem qualquer tipo de acompanhamento médico, e muitas a ficar com mazelas graves para o resto da vida. é isso que os senhores, pelos vistos, querem. mandem as mulheres para tribunal, sujeitem-nas à humilhação de serem julgadas pela interrupção da sua gravidez, ao mesmo tempo que vem os ministros todos em fila indiana dizer que não queriam estar na pele do juiz.
mas falem sempre de "respeito pela vida". porque fica sempre bem e são palavras bonitas. ainda que as acções sejam contrárias às palavras, mas isso não deve ser importante... pelos vistos...
Interrupção da gravidez - Aborto.
Certo ?
I V G - Interrupção Voluntária da Gravidez - Aborto Voluntário.
Certo?
Claro que estão na "moda" as siglas.
Mas as "siglas" não retiram nem acrescentam nada ao problema.
Há quem diga "liberalização".
Incomoda!?
Então digamos outra coisa que defina a atitude.
O problema que está em discussão não é o que se pode chamar a determinada acção. Isso é mascarar o essencial com o supérfluo.
Ao que parece já alguns dos senhores juízes do TC, tiveram dúvidas ao aprovar a redacção da pergunta. Ou estarei enganado? Até pode ser.
Os que defendem como eu que a vida de um feto, vale mais de que a opinião mais ou menos fundada da pessoa que seria a sua mãe para sempre, não são os arautos da " porca desinformação, distorção da realidade, utilização de imagens chocantes tratadas em computador... vale tudo pelos vistos ".
Os que defendem que se diga SIM à Vida, não querem meter ninguém na cadeia, nem mandar ninguém para os tribunais. São defensores da Liberdade. E isto é que magoa os defensores da "IVG", que tem a braços um dilema que lhes espartilha o espírito. Naturalmente aquele que atenta contra a Liberdade de outrem, está a faltar algum preceito legal...
Os que dizem Sim à Vida, querem que seja respeitada a Vida desde a sua origem e seja tratada com a dignidade que merece em todos os estádios da sua existência.
Os que querem que seja "despenalizada" a atitude de impedir uma criança de nascer, esses sim são contra a Liberdade da Vida. São contra os Direitos da Criança. São os "mandantes" da Contra-Natura.
Diz o Povo: "Quando se faz com gosto, faz-se bem."
Acredito que nem sempre se faça com "gosto", com "amor".
Compreendo aquela que em situação desesperante da vida, pense em tomar uma atitude de ruptura. Quem não se viu nunca em situações dessas, ainda não viveu muito.
Mas diz o Povo: "Não há mal que sempre dure."
Vem à lembrança aquele olhar tão distante de uma moça de 26 anos, solteira que me dizia:
"- Penso muitas vezes como seria agora a minha criança... Teria 11 anos...
Eu era uma menina do liceu...
Lembro-me os dias todos.
Esta, nunca mais me passa!"
De resto, o respeito pela Vida, não são "palavras bonitas".
São atitudes dignas e coerentes... O respeito pela vida é o primeiro grito da Liberdade:
A Liberdade de viver tem custos?
Lá isso tem !!!
distorcer frases não vale! correcção: [a campanha do "não" tem sido] porca (=baixo nível). [baseada em] desinformação, distorção da realidade, utilização de imagens chocantes tratadas em computador... vale tudo pelos vistos.
boa? siga...
não será, talvez, mais fácil, impedir que uma mulher aborte, se for a um hospital, e tiver um acompanhamento próprio? tendo obviamente, o respeito que hoje falta pela sua capacidade de decisão? acompanhamento esse que ela nunca poderá ter se se mantiver a ilegalidade?
Esta discussão já deu o que tinha a dar. O Vlad, eloquentemente, quando sente necessidade de virar a discussão, volta e meia atira uma manta de cinismo e hipocrisia para cima da malta do Não. Que queremos respeito pela vida, mas por trás, fazemos o contrário, somos uns falsos, e não sei mais o quê, logo não temos legitimidade nesta matéria. Enfim...Presumo Vlad, que antes de legitimidade para votar não, nem legitimidade deveríamos ter para votar...
Espantoso o comentário de "deturpar conceitos conforme o interesse de cada um". Mas se o resultado da despenalização é aborto livre, sem qualquer justificação, até às 10 semanas, logo, igual a liberalização até às 10 semanas, chama-se a isto "deturpação de conceitos"??? Francamente... _________________ http://umaespecie.blogspot.com
"mas falem sempre de "respeito pela vida. porque fica sempre bem e são palavras bonitas. ainda que as acções sejam contrárias às palavras"- Vlad abordando a hipocrisia dos do não.
"hipocrisia é, por exemplo, dizer à boca cheia que a malta que defende o "sim" é a favor do aborto. ou que não respeita a vida."Vlad em resposta ao que quis dizer com hipocrisia.
ou como se deturpem conceitos consoante o interesse de cada um - Vlad criticando a deturpação de conceitos
"hipocrisia é, por exemplo, dizer à boca cheia que a malta que defende o "sim" é a favor do aborto. ou que não respeita a vida.
se dizer isso não é distorcer as coisas... " Vlad justificando a acusação de deturpação de conceitos.
É minha impressão, ou as justificações não têm nada a ver com as acusações lançadas?? _________________ http://umaespecie.blogspot.com
"mas falem sempre de "respeito pela vida. porque fica sempre bem e são palavras bonitas. ainda que as acções sejam contrárias às palavras"- Vlad abordando a hipocrisia dos do não.
"hipocrisia é, por exemplo, dizer à boca cheia que a malta que defende o "sim" é a favor do aborto. ou que não respeita a vida."Vlad em resposta ao que quis dizer com hipocrisia.
ou como se deturpem conceitos consoante o interesse de cada um - Vlad criticando a deturpação de conceitos
"hipocrisia é, por exemplo, dizer à boca cheia que a malta que defende o "sim" é a favor do aborto. ou que não respeita a vida.
se dizer isso não é distorcer as coisas... " Vlad justificando a acusação de deturpação de conceitos.
É minha impressão, ou as justificações não têm nada a ver com as acusações lançadas??
ou seja, tenho que justificar a mesma coisa três ou quatro vezes, de maneiras diferentes, e explicar todas as palavras que utilizar, uma a uma...
Não venham cá com a crítica às citações, preenchendo um tópico com "carinhas", com sublinhados citando o que o outro disse e do que devia ter dito do primeiro... Tentando explicar o que queriam ter dito e os outros entenderam mal, e tal.
Apresentem ideias, contraponham argumentos válidos, educadamente sem subterfúgios linguísticos... Na boa, Ok !?
---///---
Agora parece-me que começa a sobressair a intenção de dizer que todos são a favor da Vida... Que bom!!! Digo eu.
Mas eu continuo a ter a minha impressão de que, este ou outro que se apresente como defensor da vida, não se organiza para proteger quem a destrói. Isto é o que eu penso. Venham argumentos válidos que me convençam do contrário.
Eu continuo a pensar que a Vida é um Bem.
O maior.
O Bem por excelência. A Vida sempre, sem alternâncias, exclusões ou intervalos.
Programada, planeada, querida, aceite de braços abertos porque só assim será fecunda a nossa sociedade no Futuro.
Estes sentimentos de exclusão que são semeados e transmitidos às gerações nascentes, nem faz falta que sejam assumidos por estes quando se tornarem adultos. Já se vem notando o fruto da falta de afeição nos mais ou menos jovens em relação aos idosos.
Admiram-se ? Pois não têm porquê.
Fiquem com a certeza: - A vida dos velhinhos vale tanto como a dos fetos em gestação... Ou a dos adultos votantes.
Por muito que nos custe admitir.
tem sido entregue por movimentos pelo não, a crianças nas escolas primárias e infantários, para que elas entreguem às suas mães, em casa.
isto é uma forma decente de fazer uma campanha?
os movimentos pelo não, e os conservadores de direita, lembraram-se agora de dizer que afinal as mulheres não devem ser julgadas pela prática de aborto clandestino. como é que, defendendo isso, podem ao mesmo tempo votar não no referendo? será que esses movimentos se deram ao trabalho de ler a pergunta? é que não parece...
como é que aceitam que as mulheres não sejam julgadas, e votam contra a despenalização legal do mesmo acto pelo qual elas vão parar a tribunal? não é um bocadinho incoerente?
Concordo. Da mesma forma que aquele tempo de antena do BE, em que coloca na mesma sala de julgamento um homicida, um ladrão, e não sei mais que criminosos, a par da mulher que abortou é igualmente obsceno, até porque se pode pensar que as cadeias portuguesas acolhem muitas mulheres devido à realização de abortos. Nada disso. Não há em Portugal uma só mulher presa por ter realizado um aborto (dados do Ministério da Justiça). A questão da prisão das mulheres é uma falsa questão, pelo menos nos termos em que tem sido colocada.
Descriminalizar é diferente de despenalizar. O que as correntes do não têm como denominador comum, é que o aborto nunca deverá deixar de ser crime, porque é um atentado contra a vida intra-uterina. Agora o que tem surgido por várias correntes, é que em caso de vitória do Não, deve deixar de se cominar a pena de prisão.
Porque Vlad, se queremos ser coerentes, então quem é pelo Sim, deve bater-se pela despenalização até aos 9 meses, porque o Aborto não deixará de ser crime nunca, nos termos em que está, e cria-se uma situação de desigualdade entre quem aborta até às 10 semanas, e quem aborta às 10 semanas + 1 dia. _________________ http://umaespecie.blogspot.com
sem defender o bloco de esquerda... não é isso que se faz? se o aborto clandestino é crime, e sendo-o, é punível com pena de prisão, o que a Lei faz é por as mulheres ao mesmo nível que um homicida, um ladrão, seja que criminoso for... não é?
a questão que se põe é politica. há depois a questão religiosa (necessariamente pessoal, por isso não toco nela) e médica (entre outras). a questão de quando começa a vida não reúne consenso entre os próprios médicos. há também a questão do código deontológico do médico. se a obrigação de um médico é proteger a vida, o levar a ivg aos hospitais não é uma questão simples. exactamente porque os próprios médicos não conseguem chegar a um consenso sobre o inicio da vida. mas isso é uma discussão para eles, médicos. discussão a ser feita com a serenidade necessária, e sem todo o ruído que se tem visto nesta campanha. bom seria se a campanha para o referendo estivesse a correr com a calma e serenidade que a questão exige. não está, e isso deve-se a movimentos como os que distribuem este tipo de documentação um pouco por todo o lado. daí ter dito que a campanha feita pelos movimentos pelo não ser o que é! desinformação, lançamento de confusão, etc...
o que se põe no próximo domingo é: Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?
eu, como não concordo que as mulheres sejam punidas pela pratica de aborto, e como não concordo que esteja previsto na lei o seu julgamento, voto sim. pela mesma ordem de ideias, à muita gente que se diz pelo não, que deveria votar sim também.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: Access denied for user 'webmater'@'localhost' (using password: NO) in /home/webmater/public_html/modules/WhereBisDu/wbdtrack.php on line 96
Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: A link to the server could not be established in /home/webmater/public_html/modules/WhereBisDu/wbdtrack.php on line 96