Colocada: Qui Nov 16, 2006 21:01 Assunto: Revisão do sistema Eleitoral
Pq tanto pedem debate sério, penso que aqui podemos ter algum. Por organização vou lançar o tópico e darei depois num post a minha opinião.
Como sabemos, e para espanto, a nossa Assembleia da República tem um número par de deputados, ie, 230.
Tal organização e em certos caso permite empates muito chatos, recorde-se o empate com o Guterres (que não tinha maioria) na votação do Orçamento de Estado e que acabou por criar um fenómeno ainda hoje recordado (e de contornos escuros) o caso "Limiano".
o PS e o próprio PSD defendem uma revisão do sistema eleitoral e passar a circulos uninominais e redução do número de Deputados para 180 ou 185.
o CDS já veio dizer que era um disparate completo e apresentou comparações com os outros países.
Assim, o que acham:
- Devemos reduzir ao número de Deputados?
- Devemos passar a circulos uninominais (não é vergonha dizer que não se sabe como funcionam, aliás preferível a dizer asneiras)?
não me parece que seja o sistema que está em crise. com todos os defeitos que possa ter, acho que a democracia representativa, e proporcional, acaba por ser bem mais justa do que essa espécie de sistema à inglesa, que o socras nos quer vender agora... onde os partidos não são representados de acordo com os votos que tiveram. o que se pretende é criar um sistema de dois partidos (ps e psd, entenda-se)... os outros mais pequenos, pouca ou nenhuma voz teriam no parlamento. e não teriam, de certeza, os deputados correspondentes aos votos dos eleitores. até que ponto isso é positivo? eles dizem que melhora a governabilidade... não ter vozes criticas constantes, facilita muito, realmente.
dizem tb que querem reduzir o número de deputados... que com essa medida o parlamento fica mais funcional, e mais próximo das populações... gostava de saber o que impede os deputados de terem contacto com as pessoas. lembro por exemplo o Agostinho Lopes, que desde que foi eleito pelo distrito de Braga, nas ultimas eleições, já veio a Esposende umas 3, 4, ou mais vezes. e como veio cá, também foi a Barcelos, a Famalicão, a Guimarães, etc, etc, etc... inteirando-se dos problemas, e falando com as pessoas.
os senhores deputados, só não têm contacto com as pessoas, se não quiserem.
Bem queria aqui deixar o meu depoimento em relação ao Post
Eu sempre defendi a alteração do sistema eleitoral e entendo que reduzir dos 230 para os 180 ou 185 seria razoável, mas porque não 120? Ainda está para provar aquilo que a maior parte dos deputados parlamentares fazem a não ser o sentar e levantar.
Contudo, penso que o governo pegou nas pequenas questões, quando deveria atacar as grandes questões estruturantes do pais.
É aqui que reside a incoerência de José Sócrates e toda a sua comitiva.
Já estamos fartos de queijos "limianos" nem queremos ver repetidas as histórias mais rocambolescas de governação.
A democracia, representativa, como a conhecemos, só é o melhor sistema porque se não inventou outro melhor e mais eficaz. A principal fragilidade deste assenta num conceito de igualdade que paradoxalmente por vezes traduz realidades diferentes e até opostas.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: Access denied for user 'webmater'@'localhost' (using password: NO) in /home/webmater/public_html/modules/WhereBisDu/wbdtrack.php on line 96
Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: A link to the server could not be established in /home/webmater/public_html/modules/WhereBisDu/wbdtrack.php on line 96