| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
ocaraio Experiente

Registo: 17-May-2006 Mensagens: 26
|
Colocada: Qua Set 20, 2006 12:29 Assunto: Manifestação contra o atraso da ponte |
|
|
Segundo a notícia lançada ontem no jornal " Novo fangueiro " que passo a transcrever....
"...A reposição do tabuleiro da ponte está a merecer do IPPAR opinião desfavorável em relação à forma e ao tipo, o que pode levar a um atraso de cerca de 6 meses em relação à data prevista...."
"... A intervenção negativa do IPPAR faz lembrar os acontecimentos no túnel de Ceuta no Porto, com os enormes prejuízos para a cidade e para os cidadãos, a que aquele Instituto normalmente se mostra indiferente.
A provável revisão dos trabalhos da obra e do seu custo, parece vir provar de novo que Fão precisa é de uma ponte nova, ficando a ponte de ferro para cartaz turístico, dado que o seu interesse em termos de património nacional é bastante reduzido, não havendo ligações directas a Eiffel como alguém queria fazer crer..."
"... Os graves prejuízos causados às inúmeras famílias afectadas com as obras poderão aumentar se vier a verificar-se um conflito ou uma revisão das condições e custos da obra, com o consequente alargamento dos prazos. O esforço de revitalização foi em vão..."
Proponho então uma união de todos os fanguerios para uma mega manifestação....
Aceitam-se sugestões sobre a melhor forma de combater isto... |
|
| Voltar acima |
|
 |
Be_cool Novato

Registo: 14-Apr-2006 Mensagens: 3
|
Colocada: Qua Set 20, 2006 13:59 Assunto: |
|
|
Apesar de ser uma má noticia para todos os fangueiros devido a todos os inconvenientes e constrangimentos causados pelo encerramento da ponte, considero que todas as possíveis manifestações em nada poderão contribuir para a mais célere resolução do problema.
Digo isto, uma vez que me parecem ser questões relativas com a segurança da estrutura.
Infelizmente teremos que esperar que não voltem a prolongar os prazos para a conclusão das obras. |
|
| Voltar acima |
|
 |
Marx 2º Escalão Honra

Idade:33 Registo: 16-Nov-2005 Mensagens: 223 Local/Origem: Belinho
|
Colocada: Qui Set 21, 2006 09:01 Assunto: Re: Manifestação contra o atraso da ponte |
|
|
| ocaraio escreveu: | | ...ficando a ponte de ferro para cartaz turístico, dado que o seu interesse em termos de património nacional é bastante reduzido, não havendo ligações directas a Eiffel como alguém queria fazer crer..." |
Só um pequeno reparo.
Sei que não foi o caro ocario o autor deste comentário mas queria deixar aqui a minha profunda discordância com esta opinião.
A Ponte de Fão pertence a uma corrente arquitectónica dos finais do sec. XIX onde predominava o recurso ao ferro, provavelmente fruto dos grandes avanços tecnológicos que então se começou a verificar.
A ponte de Fão é o único exemplar do concelho de Esposende, conforme já referido em qualquer lado.
Aqui é que reside a minha discordância com o transcrito. Lá por não ser projectada pelo expoente máximo desta corrente arquitectónica, não quer dizer que não tenha importância.
Esta obra é a única marca de uma era, por sinal bastante conturbada que acabou por marcar o futuro do país.
Mesmo que não fosse a única obra não vejo razão para se fazer tal comentário.
A não ser que tenha fundamento em avaliações efectuadas por peritos, por exemplo do IPPAR.
Nesse caso, faço a minha vénia e classifico os peritos de: Cáfila!:pp
Não compreender esta situação é estar alheado da realidade e não perceber que a história é muito mais que um rol de grandes nomes.
Já agora, sabem quem foi o projectista das Antas e Menires existentes no concelho? Não?!
OH, então não têm importância nenhuma. Nem para turismo servem alí perdidas no meio do monte.
Abaixo com elas!
Ridículo, não é? Eu sei...
Só mais uma achega, a ponte foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1986.
Aquele abraço _________________ O Estado foi inventado para todos aqueles que são superflos - F. Nietzsche |
|
| Voltar acima |
|
 |
sogrinha Regular

|
Colocada: Sex Set 22, 2006 11:50 Assunto: |
|
|
| Visto que andam sempre ao contrário daquilo que a gente quer, sugeria que se disesse que não só a ponte não tem valor arquitetónico como também não nos serve para nada e preferimos dar a volta pela ponte nova. De certeza que daqui a meio mês temos a ponte pronta só para nos contrariar. |
|
| Voltar acima |
|
 |
vintinove Super Utilizador

Registo: 16-Apr-2005 Mensagens: 53
|
Colocada: Sex Set 22, 2006 13:26 Assunto: |
|
|
È verdade que a ponte de Fão é um monumento nacional, 1º porque assim está classificado e também porque a sua imponência em ferro retrata o tipo de construção de uma passagem viária que marca um sistema de transposição de uma barreira hídrica. É um facto que o autor da sua construção não é um marco na engenharia de pontes mas esta não deixa de ser um marco concelhio.
mas isto não retira nada á ambição de uma nova ponte, de construção moderna, ao lado da de ferro, devendo a moderna, essa sim, ser um marco de grande cartaz e atracção, pelo conceito inovador e design estrutural.
A de ferro, com uma limpeza mais simplória, serviria para os peões e bicicletas e até poderia servir de palco a iniciativas interessantes. Curiosamente foi assim que entendi interpretar o texto da notícia.
A ponte, sendo uma estrutura viária, deve essencialmente valorizar essa sua função, independentemente de ser uma estrutura que marcou uma época, não sendo esse facto prioritário na sua defesa.
Provavelmente o Marx ainda hoje circulasse nestas nossas estradas em calceta à portuguesa, porque essa era a forma antiga de revestir uma via pública.Mas há aquelas que são historicamente relevantes e desnecessárias à estrutura viária como a geira romana (cujo interesse de preservação é importante a par dos menhires e antas)e há uma EN13 que deve adaptar-se aos betuminosos, que dão muita mais qualidade ao utente, indiferente ao paralelo ou outra forma menos cómoda de outros tempos.
A história é condicionante quando a atitude conservadora da mente a ela recorre, porque o mais importante é o hoje, porque é hoje que vivemos.
É muito interessante que o que hoje fazemos tenha reflexos muito positivos no amanhã. E não é um hoje profético.É por vezes a capacidade de não saber olhar para ontem. |
|
| Voltar acima |
|
 |
Marx 2º Escalão Honra

Idade:33 Registo: 16-Nov-2005 Mensagens: 223 Local/Origem: Belinho
|
Colocada: Sex Set 22, 2006 17:22 Assunto: |
|
|
Livra que mau feitio!
Deixe-se disso homem, que o fim de semana está aí à porta.
Quando ando bem disposto o sarcasmo não me provoca qualquer reacção.
Vá-se lá saber porquê...
Respondo-lhe quando estiver menos bem disposto.
Aquele abraço _________________ O Estado foi inventado para todos aqueles que são superflos - F. Nietzsche |
|
| Voltar acima |
|
 |

|
Colocada: Sex Set 22, 2006 19:22 Assunto: |
|
|
É pena! Tinha-me cheirado que era agora ou nunca. Chatice.É que com esse fair play nunca vai arranjar momento para responder e o público vai abandonar o recinto. Vá lá que o espectáculo era de borla. Não há bilhetes para reembolsar.
Mas,diga-se... apreciei a resposta. |
|
| Voltar acima |
|
 |
fundo Experiente

Registo: 15-Aug-2006 Mensagens: 38
|
Colocada: Dom Set 24, 2006 12:18 Assunto: |
|
|
Ó vinteenove e companhia, essa da ponte nova é dos Comunistas. O Prof. Manuel Ribeiro e os seus camaradas na campanha eleitoral fartaram-se de falar da ponte nova em Fão. O Manuel Ribeiro, até disse que não queria votos, queria era a Ponte Nova em Fão. O seu a seu dono. Se a ideia fosse do meu partido, PSD dizia o mesmo.
Até tirar a ideia ao Prof. Manuel Ribeiro é uma injustiça. Os comunistas é que defendem a Ponte Nova, o resto é treta. Gostava que fosse o PSD, mas não vejo nada, por isso, cada vez estou mais desgostoso com o PSD de Esposende.
Quanto à maifestação. Não vejo gente para isso.
Só se forem os Comunistas a dar a cara, alguns comunistas, porque outros dizem que são, mas não o assumem. |
|
| Voltar acima |
|
 |

|
Colocada: Dom Set 24, 2006 13:42 Assunto: |
|
|
Honra seja feita ao Prof. Manuel Ribeiro por ter colocado isso nos temas da sua campanha mas a ideia da ponte nova é muito anterior às últimas campanhas eleitorais meu bom amigo. Nem o Prof. Manuel Ribeiro pensava em ser candidato sequer.
Já em 2001, quando as Estradas de Portugal deliberaram que a revitalização da ponte tinha carácter prioritário, essa hipótese foi colocada na mesa e também aí se soube que existem estudos para uma nova ponte mas que foge ao centro da vila, que será a filosofia das estradas alternativas ao centro dos aglomerados populacionais. Isto é público. |
|
| Voltar acima |
|
 |
fundo Experiente

|
Colocada: Dom Set 24, 2006 15:00 Assunto: |
|
|
Não é verdade.
Só acredito se vir os documentos.
OK?
Até lá a proposta foi do Comunista Manuel Ribeiro. |
|
| Voltar acima |
|
 |
fundo Experiente

|
Colocada: Dom Set 24, 2006 15:01 Assunto: |
|
|
Não é verdade.
Só acredito se vir os documentos.
OK?
Até lá a proposta foi do Comunista Manuel Ribeiro. |
|
| Voltar acima |
|
 |

|
Colocada: Dom Set 24, 2006 17:12 Assunto: |
|
|
Ainda vai afirmar que quem marcou o golo do Benfica contra o Paços de Ferreira foi o Rui Costa só porque lhe pareceu.
Quando souber que o Rui Costa não jogou vai querer ver o jogo... |
|
| Voltar acima |
|
 |
fundo Experiente

|
Colocada: Dom Set 24, 2006 21:31 Assunto: |
|
|
Não caro cidadão do lado sul da ponte velha.Futebol!!!Pois, pois, olhe, as coisas da ponte são mais sérias do que o Futebol. Só se vir, só se me provarem.
Ponte Nova, em Fão!!! Áh o Luís Gomes, que já foi presidente pelo CDS, até diz que a ideia é dele. E esta hein?!!!.
Olhe uma coisa é certa, com o raio da obra na ponte, eixei de ir quase diário á Rita comer o folhadinho e saborear um cazinho de tília. isto é que mete pena, porwue o comércio é que ganhava, porque como eu muitos. Quantras vezes, na hora do almoço mais uns quantos amigos optava por ir aos restaurantes de Fão. Agora é mais complicado. São quase 30 Km. |
|
| Voltar acima |
|
 |
nique Super Utilizador

Registo: 10-Oct-2005 Mensagens: 45
|
Colocada: Seg Set 25, 2006 17:45 Assunto: |
|
|
| inicialmente, era para se falar de uma manifestação por causa dos atrasos. mas já se falou do Eiffel, do Rui Costa, dos comunista, CDS, PSD, da Rita e muito mais. De manifestação....pouco, a não ser estas insipidas manifestações. Eu também tenho que passar pelo menos 2 vezes por dia na ponte nova, e fiquei enjoado daquele pedaço de IC1 logo no primeiro dia.... |
|
| Voltar acima |
|
 |
sogrinha Regular

|
Colocada: Ter Set 26, 2006 11:56 Assunto: |
|
|
| Está tudo à espera que apareça a TVI. |
|
| Voltar acima |