Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - Areia na cabeça ???
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Areia na cabeça ???
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Politica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Vlad
Equipa Esposendeonline.com

Registo: 05-Apr-2006
Local/Origem: Marinhas

MensagemColocada: Qua Jun 28, 2006 19:51    Assunto: Responder com Citação

Caro Toze_M

Obrigado pelo elogio! icon_redface

Se bem que as minhas pretensões políticas não passam pelo protagonismo de uma qualquer candidatura a um qualquer orgão de poder local! Embora participe nas listas... É mais o contributo pessoal em algo em que se acredita!!

Toze_M escreveu:
Infelizmente só uma juventude partidária se tem esforçado na tentativa de contribuir na procura de um concelho cada vez melhor e com melhores condições de vida para os mais novos.
Essa juventude é claro a JSD, por isso faço-te aqui o desafio para que consigas, em Esposende, criar um Núcleo da Juventude Comunista que participe activamente no debate político do concelho.

Já existe uma concelhia de Esposende da JCP (não lhe chamamos núcleo, é simplesmente concelhia) à cerca de três anos.... embora com uma actividade às vezes irregular, mas que tem vindo a crescer a olhos vistos! Digo-te mesmo que há vários camaradas organizados na Comissão Regional de Braga da JCP, e estamos representados no seu secretariado, e também já tivemos camaradas na Direcção Nacional, orgão máximo da JCP a nível nacional, entre congressos.

Não somos tantos como a JSD, mas parece-me que temos conseguido mostrar muito mais actividade que qualquer outra juventude partidária. Por entre a colagem de cartazes e as distribuições de propaganda na Escola Secundária Henrique Medina, temos também conseguido realizar alguns debates acerca de questões ligadas à juventude e não só! Dentro em breve haverá outro, para o qual estás também desde já convidado, (tu e toda a gente)!! O dia e o local serão divulgados em devida altura, pois a "coisa" ainda está a ser "cozinhada", e ainda não há grandes promenores!

Tentamos também realizar uma grande iniciativa regional, mas não conseguimos porque a câmara se negou a ajudar-nos... já falei disso por aqui e já lançamos um comunicado à imprensa explicando a situação, e denunciando a posição da câmara!

Outras oportunidades haverá!!!

Portanto, a JCP em Esposende está bem, a crescer, e recomenda-se!!!

Gostava que me respondesses também a uma questão... já perguntei isto várias vezes mas nunca consegui uma resposta!! Que iniciativas tem a JSD desenvolvido no concelho? Não tenho tido informações de nada!! Não falo de jantares e passeios (nós também os fazemos)! Esses também são bons e também se querem, quanto mais não seja para que haja convivio... Falo de uma iniciativa "mais" politica... um debate, uma conferência, uma distribuição... algo do género!! É que a última de que me lembro da JSD é um comunicado sobre um outro comunicado da JP... e antes disso... nada!! Parece-me claramente pouco para uma organização com a dimensão da JSD...
Para quando um debate promovido pela JSD de Esposende? (por exemplo)

Não basta dizer que se faz muito!! É preciso fazer!!!

Espero que vejas isto como uma crítica construtiva, a intenção é mesmo essa!!

sarrabisco escreveu:
O texto inicial deste painel foi desvirtuado, com o tal joguete político que tanto caracteriza este fórum, por isso vou continuar a adquirir cromos da vida selvagem que por cá vou coleccionando: pseudo-políticos, empresários, dentistas, generais, taxistas, artistas-leninistas, jornalistas, vamps e xicos espertos e alguns fazedores de opinião que dão a cara e alma ao combate de ideias.

O texto foi desvirtuado simplesmente para dar ao seu autor um pouco do que ele também tem dado aos outros utilizadores do fórum! Como já disse aqui...

De facto, o marxismo-leninismo, é, para além de uma ciência, uma arte, com espaço para uma grande criatividade! Basta ver a quantidade de artistas (músicos, escritores, artistas plásticos, etc...) que se assumem como comunistas (e outros que não se assumem, mas que também o são)! O próprio Pedro Abrunhosa foi durante muitos anos, um dedicado militante do partido! Era daqueles que até ia trabalhar para a implantação da Festa do Avante!!!

Hasta!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Toze_M
Regular
Regular

Registo: 24-Mar-2006

MensagemColocada: Qui Jun 29, 2006 09:10    Assunto: Responder com Citação

Caro Vlad, aceito a critica como construtiva.
Devo dizer-te que no que diz respeito a JSD, terão que ser os seus novos responsaveis a esclarecer e a promover novas iniciativas.
Naquilo que me diz respeito, fui presidente da Jota durante 8 anos e posso garantir-te que para alem dos jantares e campanhas eleitorais que vencemos, não posso deixar de referir que o trabalho que a JSD desenvolveu nos ultimos anos, foi um trabalho que incidiu essencialmente no desenvolvimento do associativismo, trazendo para a vida pública do concelho inúmeros jovens que hoje fazem "mexer" as associações do concelho.
A titulo de exemplo posso dar-te, o Grupo de Jovens de Paredes e Club Jovem de Marinhas, que estava completamente parado a vários anos.
Posso ainda dizer-te que desenvolvemos muitas acções de formação política e associativa, debates, campanhas de informação sobre problematicas como a Droga na juventude...etc.
Conseguimos que muitos jovens se dedicassem a preservação das tradições locais, como a participação em comissões de festas e acções culturais por todo o concelho, coisa que como deves saber não é nada facil tendo em conta os gostos e o desinteresse dos jovens de hoje para esse tipo de ocupação.
A tudo isto apenas acrescento que se te deres ao trabalho, veras que, na grande maioria das associações deste concelho sejam elas desportivas ou culturais, são jovens vindo da JSD que lideram ou simplesmente ajudam no trabalho, para que todas estas associações dê aos jovens uma oportunidade de participarem na historia do nosso concelho.

Lamento que possas não ter tido conhecimento desse trabalho que considero fundamental para dar o impulso que faltava aos jovens deste concelho no sentido de os motivar para que estes deixassem de lado os habituais "copos ao fim de semana" e passassem a dar mais importancia ao desenvolvimento do concelho.

Quando me refiro/apelo a maior participação da JCP no concelho, falo não apenas do trabalho político-partidários mas também da pouca participação na vida associativa e cultural que desenvolvem no concelho.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Vlad

MensagemColocada: Qui Jun 29, 2006 18:37    Assunto: Responder com Citação

Caro Toze_M

Devo dizer-te que não sei à quanto tempo não estás à frente da JSD de Esposende, mas uma coisa é verdade... desde que me militei na JCP e no PCP (embora me considere comunista à muito mais tempo), e já lá vão uns três anitos, não tenho ouvido falar muito da JSD, excepto no que toca a campanhas eleitorais, e os tais jantares...

Também acho que o papel de uma juventude politica é não só promover o associativismo juvenil (embora também passe por aí), mas servir como um espaço de intervenção efectiva na vida em sociedade, expondo e propondo medidas para os problemas da juventude. Que não são poucos, e atravessam todas as àreas. Desde a questão dos exames nacionais ao processo de bolonha, à toxicodependência e à questão gravissima do aborto, à precariedade no emprego entre os jovens, etc, etc, etc!! E é essencialmente aí que a JCP se encontra, na luta por direitos que a nós nos parecem sérios, justos e urgentes!

Porque somos uma juventude política e não uma associação recreativa!

No entanto, percebo perfeitamente o que dizes quando falas da importância do associativismo! Até devido à minha actividade profissional no momento, extremamente ligada a esse sector, embora não seja própriamente o juvenil. E digo-te também que tenho bastantes camaradas ligados ao associativismo juvenil, embora não ocupem lugares destacados nas direcções (o tempo não chega para tudo)! Não resisto a deixar-te aqui outra critica (sempre construtiva, a parte do "bota abaixo" deixo para outros...). Alguns desses camaradas (e outros que não o são, sendo "simplesmente" amigos), pertencem até a algumas associações que têm como presidente, e na direcção, pessoas da JSD. E ideia geral que me transmitem é a de que, não poucas vezes, a própria direcção funciona como um entrave às ideias da malta, não servindo como um factor de mobilização de jovens, antes pelo contrário!!! Ora, é minha opinião que um presidente de uma qualquer organização deve, antes de mais, ser o mobilizador "das massas", servindo como uma especie de filtro a todas as ideias que sejam apresentadas, conseguindo fazer um "apanhado" do máximo que conseguir, e decidindo em conformidade! Abrindo assim a participação e a discussão a todos.

Mas pelo que me dizem (e não falo de um ou dois, mas de vários e de associações diferentes), os "vossos" presidentes servem, não como o tal filtro de que falo, mas mais como uma "rolha", que impede uma discussão de ideias e uma participação verdadeiramente democrática!!! Podia dar-te aqui vários exemplos mas prefiro não o fazer!

É uma pena!!

Não quero também passar a ideia de que na JCP é tudo muito perfeito! Nâo é, de maneira nenhuma! Mas que temos conseguido ter cada vez mais intervenção junto da juventude, alerando para aqueles que são os problemas reais, lá isso temos!! Se conseguirmos por os jovens a pensar nos problemas, as soluções nascem naturalmente! Ou como diria uma camarada minha na 7ª Assembleia da Organização Regional de Braga do PCP:

Citação:
Quando a juventude arrefece, o mundo treme de frio!

E tem toda a razão!

Hasta!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Toze_M
Regular
Regular

Registo: 24-Mar-2006

MensagemColocada: Sex Jun 30, 2006 08:05    Assunto: Responder com Citação

Não basta fazer-se apenas conferências ou participar em Reuniões, congressos e assembleias dos seus partidos. .
São locais onde se dizem coisas importantes e certo, mas que, como sabes, na maioria das vezes não passam de palabras bonitas ditas nos locais certo para todos aplaudirem mas que na pratica raramente são aplicadas.
Por isso, continuo a achar que a melhor forma de se aplicar aquilo que se debate e as propostas que se fazem para o melhoramento das condições de vida dos jovens, é precisamente no desenvolvimento do associativismo para que este funcione como factor de mobilização dos jovens, para ai sim debater esses tais assuntos importantes para a juventude.
Permite-me também que te diga que os discursos bonitos que habitualmente se fazem dentro de um partido ou Juventude partidária, de nada servem se não forem postos em prática.
Para isso é necessário estar, participar até mesmo liderar grupos ou instituições que possibilite por em prática as políticas debatidas nos partidos.
Fazer-se muitos congresso, assembleias e reuniões só para dizer que se esta preocupado com os problemas da juventude não chega, é preciso fazer.
Aceito tadas as criticas que possam ser feitas a quem lidera ou participa no trabalho das associações, até porque só é criticado quem faz.
Mas essas criticas só fazem sentido se quem as faz, for para o terreno ajudar.
Deixo-te aqui um outro desafio, porque não mudar a linha de orientação das associações candidatando-se as mesma?
Não basta falar, é preciso por em prática aquilo que se diz.
Uma coisa são as linhas programáticas dos partidos, outra é a realidade.
Para por em prática as nossa orientações políticas, primeiro é preciso ter bom censo e abertura para saber lidar com as mais variadas opiniões do povo.
É necessário saber ouvir e adaptar da melhor e mais abrangente forma, todas as políticas de desenvolvimento, e neste caso, de juventude.
Voltar acima
Vlad

MensagemColocada: Sex Jun 30, 2006 16:11    Assunto: Responder com Citação

Devo dizer-te que não concordo com essa distância entre partidos e realidade que referes, e falo só pela minha experiência dentro do meu partido. O que se discute não são abstracções politicas, é mais o apontar dos problemas e a discussão de formas de acção de forma a resolvê-los, ou a denunciá-los. Depois vem a parte que eu gosto... sair prá rua! Mas não faço a minima ideia como são as reuniões dos outros partidos e das outras jotas...

Fico contente por ver que esta pequena discussão está a servir para diferenciar as jotas umas das outras... pelo menos a JSD e a JCP.

Como disse atrás, tenho até um certo respeito pela JSD, pois conseguem ter ideias coerentes com a sua forma de pensamento, sem o radicalismo de outras organizações de direita... e tenho também noção de que consegue ser uma organização de massas! Respeito isso, ainda que de um campo politico bem oposto, mas a democracia é mesmo assim!

Também te dou razão quando dizes que é facil criticar a JSD por assumir mal a liderança de associações juvenis, quando nós próprios não temos a liderança de associações. É uma realidade! Mas participamos também nessas mesmas associações (eu não, pessoalmente, mas tenho camardadas que o fazem), e as criticas que fiz a essa liderança prendem-se com comentários que me vão chegando desses camaradas, e outros amigos, e que geralmente apontam (todos) no sentido em que referi.

E foi esse aspecto que critiquei, não no sentido de criticar o principio da coisa, mas a forma como ela se desenvolve!!

Quanto à candidatura de malta da JCP às associações, isso é uma coisa que cada pessoa decide por si. Mas caso algum dia apareça alguém com essa ideia, garanto-te que não será por minha causa que a coisa não irá avante, nem será por falta de apoio da minha parte ou da parte da JCP.

Claro que o trabalho associativo é importante no desenvolvimento do trabalho de uma juventude política, de modo a perceber os problemas de juventude, como dizes, mas também já referi que tenho camaradas organizados em várias associações, que passam a informação.

Talvez se prenda com problemas de organização. Tentamos "agarrar" tantas coisas, tantas lutas, que por vezes torna-se dificil segurar tudo! É a vontade revolucionária... icon_mrgreen

Mas admito que é uma questão a ver, e a reflectir, e é, com certeza, um assunto sobre o qual a organização nacional da JCP terá, mais cedo ou mais tarde, que se debruçar...

Até lá... a luta continua!!! icon_lol

Hasta!
Voltar acima
opiniaolivre
2º Escalão Elite
2º Escalão Elite

Registo: 04-Mar-2004

MensagemColocada: Sex Jun 30, 2006 17:39    Assunto: Responder com Citação

Caro Miguel.
Só gostava de saber porque que agora toda a gente do P.S.D. anda preocupada com o vereador do P.P. e ninguem fala no P.S. porque será?
Sabes como dizia o outro aqui a coisa,,,,,,,,,,
Voltar acima
MiguelApulia

Registo: 20-Dec-2003
Local/Origem: Apulia

MensagemColocada: Sex Jun 30, 2006 20:27    Assunto: Responder com Citação

icon_cool Porque será ?

E porque é que o PP e o PS estão sempre preocupados com o PSD e o Presidente da Camara !?
sarrabisco
2º Escalão Elite
2º Escalão Elite

Registo: 01-Sep-2005

MensagemColocada: Ter Jul 04, 2006 13:46    Assunto: Responder com Citação

Este tópico tem sido pertinente na discussão mas muito desviado do conceito.

O regime atravessa uma fase de profunda crise que se reflecte numa preocupante ingovernabilidade e num crescente e perigoso desprestígio da actividade política.

Quem ocupa cargos de relevo público tem por obrigação ajudar a inverter esta situação, credibilizando a política e procurando elevar o seu nível qualitativo.

Cada um, à sua dimensão, tem o dever de lutar por esse objectivo, fazendo do exercício da política um acto nobre e de permanente defesa do interesse público.

Para isso, é imperioso que fale verdade e que cumpra com coerência os seus compromissos programáticos. Que governe para o futuro e não para a sua popularidade imediata. Que siga as sua convicções e não as oportunidades do momento ou as superficiais agendas mediáticas.

Lá diz o ditado: Se os "ses" fossem feijões, ninguém morria de fome.

...
Voltar acima
contra_o_sistema
2º Escalão Mérito
2º Escalão Mérito

Registo: 19-Feb-2004
Local/Origem: Apúlia

MensagemColocada: Sáb Jul 08, 2006 23:28    Assunto: Responder com Citação

Adorei ler o diálogo entre o ex-pres da JSD e o membro da JCP.

É lindo. sintome emocionado. Aliás eu, e toda a gente que leia isto!!!

Haja pena... Não nos obriguem a ler mais.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Vlad

MensagemColocada: Sáb Jul 08, 2006 23:42    Assunto: Responder com Citação

contra_o_sistema escreveu:
Haja pena... Não nos obriguem a ler mais.

Só lês o que queres, "amigo"!! Se não gostares tens sempre o botãozinho com um "x" no canto superior direito do monitor!!

Há cada um... icon_lol icon_eek icon_evil

Hasta!
Voltar acima
surrealanarkista
1º Escalão Elite
1º Escalão Elite

Registo: 10-May-2006

MensagemColocada: Seg Jul 10, 2006 13:45    Assunto: Responder com Citação

Vlad escreveu:
Só lês o que queres, "amigo"!! Se não gostares tens sempre o botãozinho com um "x" no canto superior direito do monitor!!

Então, não há liberdade de expressão!!??, espanta-me esta sua atitude !!! icon_eek - não se pode dizer mal da JCP !!!

Aliás ultimamente e em determinados momentos, tenho notado algo de diferente nas suas intervenções, é que….tem vindo apresentar um discurso harmonioso e “acasalador” com as pessoas detentoras de ideologias opostas ao do seu partido!!?? – Parece que levou algum “puxão de orelhas” de alguém….

Peço desculpa pelo meu atrevimento, mas parece que “este cenário”, vai ao encontro daquilo que eu penso da “massa politica deste pais”: Os partidos são todos iguais, não há um verdadeiro profissionalismo nas pessoas que os representam, porque quando se está na oposição fala-se nos pobrezinhos, desempregados, baixas pensões….enfim o discurso do costume (que sem dúvida, corresponde à realidade do nosso pais ) / quando se está no governo ou seja na “poltrona”, discurso já é outro.

Os politicos e seus seguidores teem que trabalhar em prol dos cidadãos que os elegeram e do desenvolvimento do pais e não somente para eles próprios e estou-me a referir a todos os politicos deste pais.
Voltar acima
Vlad

MensagemColocada: Seg Jul 10, 2006 23:57    Assunto: Responder com Citação

Caro surrealanarkista

Disse o que disse por uma razão muito simples: apeteceu-me... icon_lol

Obviamente que toda a gente pode dizer mal do que quiser! É um direito... e eu, no uso do meu direito de liberdade de expressão, disse o que achava, na altura!

surrealanarkista escreveu:
Aliás ultimamente e em determinados momentos, tenho notado algo de diferente nas suas intervenções, é que….tem vindo apresentar um discurso harmonioso e “acasalador” com as pessoas detentoras de ideologias opostas ao do seu partido!!?? – Parece que levou algum “puxão de orelhas” de alguém…..

um discurso harmonioso e "acasalador"... icon_mrgreen

Não... simplesmente trato as pessoas da mesma forma que elas me tratam a mim!! Se alguém se dirige a mim com educação, falando de um assunto concreto, sem fazer as acusações "gratuitas" do costume, porque não há de ser tratado no mesmo modo? Como já disse várias vezes, venho para aqui em nome próprio, e não em nome do meu partido, e não me custa nada concordar com uma ideia ou medida de alguém da direita, desde que eu ache a "coisa" correcta e mesmo que a posição oficial do PCP seja diferente!!!

Podemos ter adversários politicos, o que não quer dizer que sejam inimigos.... né?

Quanto ao "puxão de orelhas", garanto-lhe que não houve nenhum, nem eu o admitiria.... icon_eek

surrealanarkista escreveu:
Peço desculpa pelo meu atrevimento, mas parece que “este cenário”, vai ao encontro daquilo que eu penso da “massa politica deste pais”: Os partidos são todos iguais, não há um verdadeiro profissionalismo nas pessoas que os representam, porque quando se está na oposição fala-se nos pobrezinhos, desempregados, baixas pensões….enfim o discurso do costume (que sem dúvida, corresponde à realidade do nosso pais ) / quando se está no governo ou seja na “poltrona”, discurso já é outro.

Pois é!! Mas continuo a dizer que o PCP é diferente... não pelo discurso bonitinho que possa ter, mas pelo trabalho que desenvolve no terreno... e eu, como não tenho aspirações politicas (como também já disse), estou perfeitamente à vontade para o dizer!

Hasta!
Voltar acima
sworfish
Profissional
Profissional

Registo: 19-Nov-2005

MensagemColocada: Ter Ago 01, 2006 15:11    Assunto: Responder com Citação

MiguelApulia escreveu:
, partido esse que teve no Governo como Ministro da Defesa “portas” e que poderia ter ajudado Esposende a reaver a Radio Estação Naval de Apúlia e nada, onde é que andava o PP na Altura !?

Meu Caro Miguel caso não se lembre e apesar de o Dr. Portas ser ministro da defesa a maioria do governo era PSD, tal como a CME, onde na altura não existia nenhum membro do PP eleito e em funções de Vereador na Câmara, por isso, pense e depois comenta .
Pois se alguém tinha a legitimidade de reaver a estação Naval de Apulia, bem como o Forte de S. João e o posto de Socorros naufragos era o actual Presidente da ~Câmara, que na falta de coragem para falar com as pessoas colocou cartazes.
P.S. Se não souber onde ficam os edificios referidos terei todo o prazer em indicar, pois o meu caro amigo só fala de Apúlia mas para quem quer defender a Politica do Concelho, em Esposende existim 15 freguesias e não apenas Apúlia.

Tenho dito
Voltar acima
contra_o_sistema
2º Escalão Mérito
2º Escalão Mérito

Registo: 19-Feb-2004
Local/Origem: Apúlia

MensagemColocada: Ter Ago 01, 2006 18:52    Assunto: Responder com Citação

Meu caro Miguel,

Relembro-lhe que sobre a Estação Radio Naval, sobre o Forte e otros, o actual elenco camarário até se deu ao luxo de colocar uns cartazes, qt a mim ofensivos, sob a responsabilidade das obras.

pela mesma lógica eu deveria por umas placas em apúlia (minha freguesia) sob a responsabilidade de tantas coisas que deveriam estar feitas e não estão.

Como prova da incompetencia da Câmara e justificação de tudo o que disse escrevi, veja-se o que o Forum fez à Câmara: IGNOROU e adquiriu o edifício do ISN. isto só prova que a câmara nada fez para adquirir esses edifícios ou se fez foi muito pouco, ou pior... João Cepa, nem num governo PSD tem expressão e força de negociação...
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Politica Todos os tempos são GMT
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens