Acordo Predial

Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - Encerramento da Escola das Pedreiras
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Encerramento da Escola das Pedreiras

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Fão
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
josebelo
2º Escalão Mérito
2º Escalão Mérito

Registo: 25-Apr-2005
Local/Origem: Fão

MensagemColocada: Dom Jun 04, 2006 03:19    Assunto: Encerramento da Escola das Pedreiras Responder com Citação

Realizou-se Sexta-Feira à noite na Escola das Pedreiras, uma Assembleia Extraordinária de Freguesia, que tinha como ponto único o Debate sobre o Encerramento desta escola.
Casa cheia, o espaço acabou por ser exíguo e desconfortável para a vasta plateia, na grande maioria pais(não digo, mães) das crianças que frequentam aquela escola e vieram em peso mostrar o seu desagrado por esta decisão govermantal, que lhes causará grandes transtornos.
Foi bom ver a unânime e consertada vontade de todos, envolvidos ou não,em lutar contra esta medida, tão controversa e incompreensível.

Se,a Escola naquela zona cada vez mais se justifica, não só pelo aumento populacional, como pelas infraestruturas entretanto criadas (ATL, cantina da SCM de Fão, ringue desportivo), pelo aumento de alunos (de 23 deste ano, estão já inscritos 28 para o ano), até ao congestionamento da Escola de Santa Bárbara, que diga-se conta já com cerca de 40 alunos das Pedreiras.

Se, também naquela escola não há provas de insucesso escolar abaixo da média nacional e não tem menos de 20 alunos, porquê o seu encerramento? É inexplicável ! E disso todos quantos estiveram nesta assembleia, chegaram facilmente a essa conclusão.

Assim, uma comissão, composta por elementos da Assembleia de Fraguesia e Associação de Pais, irá já amanhã, segunda-feira, reunir-se para preparar um documento reivindicativo mostrando a grande contestação e inconformismo dos fangueiros, exigindo também do Pelouro da Cultura da Câmara e da DREN, uma resposta urgente, já que o ano lectivo está a terminar. Se isso não acontecer, irá ser convocada nova reunião para defenir alguns e imediatos planos de acção e luta, que poderá passar pelas vias judiciais, manifestações e divulgação nos media.

Parece-me, sinceramente que estas iniciativas pecam por tardias, mas agora que se congregaram esforços, é preciso não esmorecer e atirar-nos à luta. Aquelas mulheres e crianças, que já sofrem na pele e na alma esta penosa decisão, merecem-no, Pedreiras merece-o, Fão também.

É que nós em Fão temos sido demasiados crentres nas boas vontades, dos políticos e dos líderes, mas... Veja-se o Pinhal, a Ponte, o Rio, a Ribeira mal cheirosa, o Estádio, tudo bons exemplos disso...Demoras, adiamentos, percas...Percas irreparáveis.

Sabemos, que daquelas famílias, não há figuras de destaque, pois bastaria um só pai mais ousado, mais informado, mais bem posicionado, ou mesmo mais "arruaceiro", como aconteceu em muitas outras terras, por muito menos, e já teríamos a situação se não resolvida, pelo menos adiada ou em estudo.

É gente humilde, mas de trabalho, de canseiras, de carências...e por isso mesmo é importante o apoio de todos.

Para já vamos todos assinar o abaixo assinado que correrá a vila e tentar solidariezarmo-nos com essa grande gente das Pedreiras. E se tocar a rebate, não olhar atrás é a hora de Fão dizer basta!!!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
sogrinha
Regular
Regular

Registo: 02-May-2006

MensagemColocada: Dom Jun 04, 2006 18:46    Assunto: Responder com Citação

O discurso é bonito, mas o problema que eu saiba já apareceu á vários meses e não vi ninguem fazer nada nem mesmo o senhor
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
josebelo
2º Escalão Mérito
2º Escalão Mérito

Registo: 25-Apr-2005
Local/Origem: Fão

MensagemColocada: Dom Jun 04, 2006 22:42    Assunto: Encerramento da Escola das Pedreiras Responder com Citação

É verdade caro cibernauta, tem razão eu como a maioria dos fangueiros pouco ou nada fizemos, daí o que escrevi anteriormente, onde me incluo e penalizo por isso, nessa e outras situações. Mas, faço-o com o meu nome, e que mesmo assim, considerando que:
Não sou faço parte de qualquer grupo político;
Não pertenço a nenhuma das Instituições envolvidas;
Não tenho qualquer conhecimento ou intervenção nos meios de influência;
Não faço parte da Associação de Pais;
Não tenho qualquer protagonismo social, político ou económico na nossa sociedade;
Passo muito pouco tempo em Fão,
Acho que pouca força terei, no entanto...
Quando soube, pelo menos tentei divulgar o problema, pela oportunidade que tenho em escrever no Esposende Online e no Jornal o Novo Fangueiro, incluíndo a agenda das Assembleias para alertar o maior número de pessoas, estive presente nas 2 Assembleias de Freguesias, em que o problema veio á baila, e mesmo no fórum parece ter sido o 1º a falar nisso.
É pouco claro, muito pouco ou quase nada, mas se pensarmos que é feito assumindo as palavras com o próprio nome, sem encobrimento de nicks( alguns que por aqui são mudados periodicamente, com medo de serem descobertos), é alguma coisa, se compararmos ao que tantos com influência, com poder, com interesse próprio (professores, alunos, pais, instituições...).
Mas, o meu repto é para o debate, mesmo que ele nada valha em termos concretos, é podermos saber mais opiniões, mais sugestões, mais palpitações dos fangueiros que realmente se interessam.
Mas sogrinha, valeu a sua intervenção, pelo menos entrou no tópico e não se preocupe que eu tenho bom poder de encaixe e quem está por bem e por Fão...continuará por aqui, mais não seja pelo fangueiros que noutros continentes, podem sentir o palpitar da nossa terra e seus conterrâneos.
Calados, é que nada adianta, e nada vale.
josé belo
Voltar acima
ocaraio
Experiente
Experiente

Registo: 17-May-2006

MensagemColocada: Seg Jun 05, 2006 21:40    Assunto: Responder com Citação

sim de facto meio caminho andado para o sucesso é falar.... discutir..... pena é que muitos só usam este tipo de assuntos para ganhar notariedade e nao pelo bem da terra.....

ocarai ó... que queres murrão????
Voltar acima
Vlad
Equipa Esposendeonline.com
Equipa Esposendeonline.com

Registo: 05-Apr-2006
Local/Origem: Marinhas

MensagemColocada: Ter Jun 06, 2006 00:50    Assunto: Responder com Citação

Está mais que provado que se o povo se une em unanimidade por uma causa, então a causa é justa!

Chamem a TVI, chamem a SIC, chamem toda a gente! Façam barulho. Nunca se calem! Abaixo-assinados, manifestações, debates, tudo o que ajudar...

Confrontem também a DREN, o Ministério, a Cãmara Municipal! Qual é afinal a sua posição oficial? Peçam-lhes ajuda, porque a obrigação deles é zelar pela população do concelho.

Só uma coisa, não façam correr o abaixo assinado só por Fão, espalhem-no por todo o concelho! Concerteza têm o apoio de toda a gente! Eu, da minha parte, assinava para aí dez vezes, se pudesse...

Espero sinceramente que a população de Fão não baixe os braços!

Embora não seja de Fão, conheço a situação, e o encerramento desta escola é completamente injusto e descabido! E o que hoje se passa em Fão, poderá amanhã passar-se noutro sitio.

Para a rua, que a hora é de luta!

Hasta!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
BAILARINO
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

Registo: 19-Dec-2005

MensagemColocada: Qua Jun 07, 2006 15:55    Assunto: Responder com Citação

Gostei de ver (ler)...Mas a questão é ....Será que essa escola faz falta nas Pedreiras? Será que os Pais lá do burgo, vão matricular os seus filhos nesse espaço? Ou, pelo contrário, são matriculados na Escola principal, no centro da Vila? Já se fizeram contas das despesas que esta escola tem, comparativamente com os proveitos resultantes do seu funcionamento? Posso estar enganado, mas essa Escola , faz-me lembrar as de Trás - os - Montes, com muito menos Kms para os miúdos palmilharem. Caros senhores, vejo coisas muito mais importantes a fecharem as suas portas, por causa das finanças públicas. Estudem primeiro, depois manifestem-se.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
SOVISTO
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

Registo: 26-Jun-2004

MensagemColocada: Qua Jun 07, 2006 21:19    Assunto: Responder com Citação

A questão do Bailarino teria pertinência se a Vila estivesse dotada de um edifício escolar com condições bastantes para albergar toda a população do ensino básico, dentro do programa Escola todo o dia. Aí seria montado um sistema de transporte que facilitasse a vida aos pais, onde quer que eles morassem (desde que em Fão).
O problema dos custos com a Escola das Pedreiras resolvia-se com menos um deputado da nação (mas isso não convém ao sistema) ou com a supressão dos empregos políticos de altos salários como é o caso dos assessores por conveniência existentes nos ministérios. Cortar em despesas é racional em termos de gestão mas tudo passará pelas prioridades.
Neste momento a zona das pedreiras tem todas as condições para que a sua Escola se justifique, com população estudantil bastante, ATL, Cantina e polidesportivo. Com estas condições a Escola das Pedreiras é uma mais valia para os pais. Curioso é haver a pretensão do fecho quando as Pedreiras passam a ter essas condições , sabendo-se que a Escola do Ramalhão não tem condições mínimas legais para albergar todas as crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico.
E não vale a pena tapar o sol com a peneira. Construam uma nova Escola com as condições adquadas a um ensino de qualidade e com ocupação da criança durante todo o dia e aí sim, os pais ficarão descansados e satisfeitos com a função do Estado social.Até lá aproveitem as soluções que estão criadas nas Pedreiras para que as crianças possam beneficiar de boas condições para frequentar o 1º ciclo de forma digna, que é um direito primário.
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Fão Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens