Acordo Predial

Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - Mas que grande Lapaliçada
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Mas que grande Lapaliçada

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Marinhas
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Marx
2º Escalão Honra
2º Escalão Honra

Registo: 16-Nov-2005
Local/Origem: Belinho

MensagemColocada: Ter Mai 23, 2006 09:20    Assunto: Mas que grande Lapaliçada Responder com Citação

Há coisas que me causam espécie.

Algumas já deixei de tentar compreender revelando-se inúteis, contudo, outras há que não consigo esquecer dada a sua natureza insólita.
Uma espécie que se enquadra dentro destes parâmetros são os chamados “criativos”.

A troco disto ocorre-me o novo slogan promovido pela JF de Marinhas. Clama o seguinte:”Marinhas… entre dois horizontes! Mar e Monte.”
Esta verdadeira descoberta está ao nível de “ Marinhas entre dois horizontes…Água e Pedras” ou então “Terra e Ar” que sempre dá uma perspectiva a 3D. icon_biggrin
Que diabo querem dizer com isto?! Aposta no turismo? Na silvicultura? Na agricultura? Ou será nas pescas?
Tratando-se de apostas numa destas áreas não se vêm quaisquer resultados, excluindo os out doors, claro.
Por outro lado, desde há muito que a freguesia de Marinhas vive de costas voltadas tanto para um horizonte como para outro.

Quanto ao Monte lembro o estado de abandono não só dos Moinhos da Abelheira, já tanto discutidos neste fórum, mas de toda a encosta que é um verdadeiro barril de pólvora à espera de um fósforo. icon_confused

Relativamente ao Mar, Ordenamento da Orla Costeira é coisa que não existe. Lembro, a titulo de exemplo, a praia de Rio de Moinhos, com o seu dispendioso bar – dispendioso para os contribuintes, claro está - mas a responsabilidade nem será da JF.
Não esquecer, também, os maravilhosos comboios de betão que continuam a florescer sobranceiramente às dunas, que nem cogumelos. Tão lindos que eles são… Pelo menos é o que dizem as imobiliárias… icon_razz

Posto isso, esta frase só pode ser a simples constatação de que Marinhas tem realmente estas fronteiras naturais. Mas tem também como fronteiras, embora administrativas, as freguesias de Mar e Esposende, por exemplo. Poderiam Inclui-las no slogan, não? icon_mrgreen

Já agora, esqueceram as pessoas? Ou têm a função de estar entre “Mar e Monte” como mero elemento decorativo tipo “National Geographic”? icon_rolleyes

Em Belinho não estamos melhor. Só não temos slogans. icon_mrgreen

Aquele abraço

Ps: Também gosto muito do novo slogan da Câmara: “Esposende Concelho Educativo.” Embora vá indagar do que se trata, cheira-me a demagogia.
Coisa quase impossível vindo de onde vem. icon_mrgreen
pocahontas
Novato
Novato

Registo: 05-May-2006

MensagemColocada: Ter Mai 23, 2006 15:03    Assunto: Responder com Citação

Olá Marx
depois de ler a sua questão pareceu-me que você já há muito tempo que não vai a S.Lourenço. Se for à capelinha e olhar para baixo vai-se deparar com uma vista maravilhosa, apesar dos defeitos que a nossa terra tem nós vivemos num paraíso comparado com a realidade de muitas pessoas por esse mundo fora.
O monte, o que se vai fazer?? limpá-lo? a maior parte dos terrenos são particulares e se o estado fosse lá limpá-los rápidamente haveria vozes críticas a querer que lhes limpassem os jardins lá de casa. Acho que cada proprietário deveria ter consciência e limpar os terrenos. Quanto ao mar o presidente de Marinhas é todo despachado, mas não o estou a ver a impedir o aquecimento global, para que as calotes polares não derretam e não se dê uma subida do nível do mar, porque pior do que as Marinhas estão Apúlia,Fão, Esposende, S.Bartolomeu, Belinho e Antas que quase não têm praia e em certos casos não têm mesmo.Por isso comparado com outros sítios não estamos assim tão mal. icon_biggrin
Quanto á especulação imobiliária, estou de acordo consigo acho que já era hora de por um travão nisto. Mas nesses campos os jogos de interesses estão para além do nosso alcance e se calhar da nossa compreensão, mas este assunto já nem vale a pena falar, eu tenho esperança que um dia vá tudo pelo mar abaixo!! icon_evil (segundo o National Geografic não deve faltar muito para outro tsunami)
Por isso Marx estes assuntos são como D.Quixote a lutar com os moinhos de vento......
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Vlad
Equipa Esposendeonline.com
Equipa Esposendeonline.com

Registo: 05-Apr-2006
Local/Origem: Marinhas

MensagemColocada: Ter Mai 23, 2006 17:19    Assunto: Responder com Citação

pocahontas escreveu:
...como D.Quixote a lutar com os moinhos de vento......

Gosto tanto dessa expressão! Tem uma certo romantismo que que agrada muito! É das minhas preferidas! Parabéns pela escolha...

A mim parece-me que o novo slogan da Junta das Marinhas é um pouco como o clássico "Esposende, um previlégio da natureza"! Fica muito bem nos cartazes e nos outdoors e até parece que há uma preocupação com o assunto, mas a prática mostra-nos o contrário... ou será que a junta tem em projecto a requalificação destas zonas?!? Eu não sei... mas gostava de saber...

Ou as tantas é só publicidade ao novo site da junta de freguesia!

De qualquer forma, sempre resulta melhor que "Marinhas entre dois horizontes... Água e pedras!" icon_lol icon_mrgreen icon_lol

Viva o D. Quixote!!!

Hasta!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Marx
2º Escalão Honra
2º Escalão Honra

MensagemColocada: Qua Mai 24, 2006 08:59    Assunto: Responder com Citação

Por acaso considero-me bastante quixotesco.

A loucura projecta-nos a essência para grandes batalhas contra quimeras criadoras de órfãos, guerras, fome e demais injustiças. Mesmo que isso se resuma a lançar-me contra moinhos de vento, nos custados do meu bravo rocinante. icon_mrgreen

Mas convença-se de uma coisa, este mundo está dividido entre D. Quixote e Sancho Pança, agora mais do que nunca.
Entre loucura e loucura, eu por mim ,prefiro ser o Cavaleiro da Triste Figura do que o Governador da Baratária.

Por acaso vou muitas vezes a S. Lourenço e também vou à capela da Sr.ª da Paz, por exemplo. A bela panorâmica não é razão para esquecer que a encosta está quase abandonada. Claro que estes terrenos pertencem a particulares, mas não é menos verdade que existe legislação que permite às autarquias efectuar a limpeza dos terrenos, apresentando posteriormente a continha aos proprietários. icon_confused

Sabe que há muitos anos quando as pessoas necessitavam das riquezas da floresta para viver era muito raro ocorrerem incêndios?
É neste sentido que digo que as pessoas vivem de costas voltadas para o monte, pois só se lembram que este existe quando um pirómano dá ares da sua graça. icon_evil
Nada tem a ver com o facto de vivermos numa zona que é um paraíso comparada com outros locais. Mas com a forma como vivemos!

A minha dúvida foi a seguinte: porque razão alguém se lembrou de embandeirar uma característica que é comum a uma boa parte das freguesias do litoral norte português? icon_eek
A razão mais óbvia seria que ao contrário das outras freguesias, em Marinhas se tiraria proveito destes dois recursos. Ao constatar que afinal isto não acontece pareceu-me uma verdade de La Palice – Antes de estar morto estava vivo - pois faz uma observação obvia. icon_confused
Esta situação leva a que as palavras fiquem desprovidas de grande significado e qualquer sinónimo serve muito bem na frase resumindo-se tudo a uma questão de semântica. icon_rolleyes

Não vou discutir as questões de marketing pois tínhamos pano para mangas. No entanto, a frase “Esposende um Privilégio da Natureza” tem realmente muito mais impacto.

Viva o D. Quixote! Viva a Dulcineia! icon_mrgreen icon_mrgreen
Abaixo o Sancho Pança. icon_mad

Aquele abraço
nuska
Novato
Novato

Registo: 22-Jul-2005

MensagemColocada: Qui Mai 25, 2006 14:46    Assunto: Responder com Citação

Para compreender o porquê do slogan “Marinhas Entre Dois Horizontes Mar e Monte”, sugiro uma consulta atenta ao site: www.freg-marinhas.com. Sem dificuldade constará que desde de tempos imemoriais a freguesia sempre esteve intimamente ligada ao Mar e ao Monte.
Voltar acima
Marx
2º Escalão Honra
2º Escalão Honra

MensagemColocada: Sex Mai 26, 2006 13:12    Assunto: Responder com Citação

Assim o fiz.
está realmente muito bom.

Contudo, nunca foi posto em causa o passado de Marinhas. Que, inclusivamente, foi buscar o nome à actividade das salinas existentes desde a ocupação romana.

O que me despertou a atenção foi a relação, actual e futura, das pessoas de Marinhas com estes dois "horizontes", pois é para aí que a frase nos remete. Pelo menos foi assm que eu a interpretei.

Aquele abraço
nique
Super Utilizador
Super Utilizador

Registo: 10-Oct-2005

MensagemColocada: Ter Set 26, 2006 18:18    Assunto: Responder com Citação

o site é quase como outdoor, "foi posto ali" e pronto...
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Marinhas Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens