Penso que na Igreja a luz não é de mais, uma vez que é o centro da freguesia. Mas se na Abelheira não há luz...
Já que falamos na Igreja, acho vergonhoso o estacionamento selvagem que se pratica, todos os dias à hora do almoço.
São carros na perpendicular, na diagonal, paralelos, em segunda fila, no meio da avenida, etc. etc. etc...
É um caos, mesmo a jeito de provocar acidentes, não só para quem circula na avenida mas também para quem entra na estrada nacional.
Se a isto juntarmos o strek da hora do almoço, já ficam a ver o filme.
Se os responsáveis - nestas coisas nunca sei quem manda no poleiro - não têm dinheiro, eu posso comprar uns litros de tinta e ofereço-lha com todo o gosto. Posso também ajudar com qualquer coisinha para a compra dos sinais, que eu também não sou rico!
Necessitando contactem-me.
Agora, tenham é um pingo de vergonha e façam o trabalho que vos compete!
Aquele Abraço _________________ O Estado foi inventado para todos aqueles que são superflos - F. Nietzsche
Por acaso nem tenho reparado se já há luz na Abelheira e também não tenho reparado se há luz a mais na Igreja. Fiz a observação que "apanhei" no Apocalipse que me colocaram no vidro do carro. Caro Max, pensando eu que deves ser de Belinho, sabes ou compreendes a importância de Abelheira para Marinhas? É que embora não tenha recebido nestes anos todos (em que ciclicamente se fala na sua recuperação), recuperação alguma, Abelheira continua a ser o Cartão de Visitas (embora pobre e "abandonado") de Marinhas. E o minimo que se pode fazer é estar atento a que pelo menos haja luz, já que durante muitos anos, nem água teve. E recuperação só se fala de 4 em 4 anos.
Por acaso não tinha percebido o que era o "apocalipse".
Sou de Belinho, mas como deve compreender tenho muitos amigos de Marinhas. Alguns deles até moram na Abelheira.
Sei portanto a importância que este lugar, mais propriamente os moinhos, têm para a freguesia e até para o concelho.
Um dia destes fiz uma autêntica exploração pelos moinhos e área envolvente.
Devo confessar que apanhei uma tremenda desilusão e acabei o passeio quase com uma lágrima nos olhos. Não fosse a excelente panorâmica...
É realmente uma desolação ver um património tão rico e único deitado ao abandono, por inércia de uns quantos figurões - sempre gostei desta palavra - que estão-se borrifando para o interesse comum e só de quatro em quatro anos se lembram destes problemas para tapar os olhos à populaça.
Sei inclusivamente que um grupo de amigos, há uns anos tentou fazer alguma coisa por este património - Liga dos Amigos dos Moinhos da Abelheira -(L.A.M.A.) - infelizmente parece que não tem dado muitos resultados, mas não sei em que ponto se encontra esta iniciativa.
Partilho inteiramente da sua dor...
Aquele abraço _________________ O Estado foi inventado para todos aqueles que são superflos - F. Nietzsche
Caro Marx (e não Max como já te chamei),
Agradeço a tua prestação neste e noutros espaços...
Os Moinhos d'Abelheira são...de 4 em 4 anos, um tema muito apetecido. Ainda nas últimas eleições, uma candidatura voltou a falar deles e na sua recuperação (não era de todo origuinal, mas...). As outras 3 candidaturas que não tinham (ainda) apresentado manifesto eleitoral, foram logo a correr fazê-lo e claro, Moinhos d'Abelheira à cabeça: Compra-los todos, comprar um, recuperar todos, recuperar um, etc..ect... Enfim, a tal candidatura que aparesentou primeiro o panfleto, não ganhou e acabou aí o seu compromisso, mas uma das outras candidaturas, ganhou e...já se passaram alguns meses e que me conste, nem comprou, nem negociou, nem recuperou e se calhar nem sequer lá puseram os pés, como tu fizeste ( e eu também faço de vez em quando, porque também há alturas que se sente aquela "paz interior" como na Sra da Guia). Ou seja, na altura certa, vai-se comprar e recuperar, mas depois, é impossível, porque os moinhos são privados e caros, porque a CME não ajuda, porque..., porque. Quanto à LAMA, também já ouvi falar há muitos anos, mas nas Marinhas, há muito pouco espirito de cidadania, de cooperação. Fala-se muito mas faz-se pouco. É como a politica, quando se acha que não se faz o necessário, mas não se muda. Para terminar e só por curiosidade, conheces o Apocalipse? Inté.
Essas cabrioladas que referiu são normais na politiquice, feita por politiqueiros, que se dão ares.
Mas a gente não deve, nem pode, desistir de defender os interesses das nossas comunidades.
Não conheço o "apocalipse", mas vou perguntar ao ppl de Marinhas do que se trata...
Aquele abraço _________________ O Estado foi inventado para todos aqueles que são superflos - F. Nietzsche
Desculpem lá meter-me ao barulho, mas também sou de Marinhas e sei que a tal candidatura que apareceu a defender a recuperação dos moinhos já o faz à muito tempo! E até sei que o Partido que essa candidatura representa já levou o assunto à Assembleia da República várias vezes ao longo dos anos para ele ser discutido, tentando que os marmanjos que mandam no país levantassem o cú da cadeira e fizessem alguma coisa por um espaço que já devia ser património nacional à muito! Mas voçês têm razão, a CDU não ganhou as eleições, nem as autárquicas, nem as legislativas! E não ganhando as eleições, o PCP não tem o poder para poder fazer aquilo a que se propôs! O problema é que enquanto andamos de rosa para laranja, e para rosa outra vez, só para a seguir voltarmos à laranja, os moinhos continuam a degredar-se cada vez mais, e qualquer dia aquilo fica em tal estado, que mais vale construir ali um belo condomínio fechado ou qualquer coisa do género! Certo?
Quanto à Camara, basta ver o excelente trabalho que eles têm feito na conservação das nossas belas praias (e já foram muito belas!), para perceber a importãncia que eles dão à conservação dos espaços naturais e afins!
Quando falamos das marinhas é logo motivo de interesse para mim.
Contudo, não poderia de deixar aqui uma achega, os moinhos ponto de interesse paisagístico e um ícone de cultura e civilização da freguesia mas, os moinhos têm dono e quem os tem não se quer desfazer deles a não ser a troco de uma pipa de maça, logo têm que haver um ponto de convergência e todos remar no mesmo sentido.
Se olharmos para o "lado" vemos o arruamento espantoso que se fez para o acesso à senhora da Guia, em Belinho, onde os proprietários "namorados"pela Junta de freguesia cederam os terrenos e a câmara executou a obra.
Caro Vlad
Só lhe quero dizer que acima dos partidos estão as pessoas e alguns políticos põem tudo em questão quando se belisca o seu espectro político.
È verdade que os moinhos têm proprietários.
Tanto quanto sei, a maioria nem são moradores de Marinhas. Logo, vistas curtas de quem, na altura, assistiu impávido e sereno à venda pelo proprietários originais. Quem seria, pergunto eu...
Há legislação que protege o património, conforme deve saber...
Por outro lado, se há pilim para edificar elefantes brancos, porque razão não o haverá para preservar a cultura e memória de um povo? Quem lucra com isto, pergunto eu...
Em relação a Belinho lamento dizer-lhe que está mal informado. Pergunte a qualquer belinhense minimamente informado e logo saberá a resposta. Por acaso um antigo membro da junta andou envolvido no caldinho, mas com proveito próprio, fazendo autêntica especulação imobiliária. Quem foi, pergunta você...
Agora fugindo um pouco ao assunto. Realmente é espantoso o que lá se fez. è espantoso e demonstrativo de uma falta de gosto tremendo, de quem só quer ver cimento em pé, construir monstruosidade tamanha em local tão bonito.
Aquela zona chama-se Boavista, mas é curioso que essa denominação está a cair no esquecimento. Aquela vista agora de bela tem muito pouco. Eles com a mania dos urbanismos mas preferem construir com qualidade em cima de dunas... Vergonha!
Já agora, os políticos põem tudo em causa mas é quando lhe beliscam o bolso. Então quando lhes acenam com aérios nem se fala. Principalmente estes politiqueiros, de trazer por casa, da política local.
Qual ideologia?! Sabem lá eles o que é isso?! É dizer mal uns dos outros, lutar por uma cruz no boletim de voto e meter prá abada enquanto estão no poleiro!
Isso é que é a verdadeira política!
Haja pudor!
Tem toda a razão quando diz que acima dos partidos estão as pessoas. o que gostava que me explicasse é o que está acima das pessoas...
Poque nesta situação dos moinhos, penso que o melhor para a população das Marinhas (pessoas) seria que aquele espaço fosse considerado património e fosse recuperado convinientemente. Ou estou engando? Tudo bem que os moinhos não são públicos, e não o sendo, terá que haver necessarimente indeminizações para os actuais donos, tendo que ser feita a obrigatória negociação. Mas que esforços têm sido tomados nesse sentido por parte da gente da nossa querida Cãmara Municipal? Zero! Porque isso obrigaria a mais uma despesa por parte do Estado (cãmara/governo), e nesta fase de grande e grave crise, é coisa que não dá muito jeito! Poderei assim sugerir que acima das pessoas está o dinheiro?...
E também me sinto completamente à vontade para lhe dizer que não me sinto nada beliscado no meu espectro político! Antes pelo contrário, sinto um grande orgulho pessoal por fazer parte dele!
E não me custa nada denunciar as injustiças e tentar que elas sejam corrigidas! É, álias, prática corrente no meu "espectro político", e, posso garantir-lhe, copntinuará a ser.
Sabe, há pessoas que levam estes assuntos muito a sério, e que estão na política para tentar melhorar, de facto, a vida das pessoas!
Caro Marx
Estou completamente de acodo consigo nesta sua intervenção, excepto na parte em que mete os politicos todos no mesmo saco! Não é bem assim... Há gente com muito valor em todos os partidos (mais num que nos outros, mas enfim...) Mas isso fica para outro fórum!
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: Access denied for user 'nobody'@'localhost' (using password: NO) in /home/webmater/public_html/modules/WhereBisDu/wbdtrack.php on line 96
Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: A link to the server could not be established in /home/webmater/public_html/modules/WhereBisDu/wbdtrack.php on line 96