Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - FÃO VILA, HÁ 3 DÉCADAS
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

FÃO VILA, HÁ 3 DÉCADAS
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Fão
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
semprefao
Equipa Esposendeonline.com

Registo: 21-Dec-2005
Local/Origem: Fão

MensagemColocada: Qua Dez 28, 2005 01:12    Assunto: Responder com Citação

não é meu costume... mas qdo me chega a mostarda ao nariz....
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
semprefao

MensagemColocada: Qua Dez 28, 2005 01:12    Assunto: Responder com Citação

e de facto o fórum tb não era muito interessante se andassemos todos aqui a dizer amen uns com os outros...
Voltar acima
BAILARINO
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

Registo: 19-Dec-2005

MensagemColocada: Qua Dez 28, 2005 01:15    Assunto: Responder com Citação

haaaaaaa, grande cortex cerebral...hihi icon_mrgreen icon_cool
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
semprefao

MensagemColocada: Qua Dez 28, 2005 01:17    Assunto: Responder com Citação

é isso....
Voltar acima
nefertiti

Registo: 09-Oct-2005

MensagemColocada: Qua Dez 28, 2005 02:52    Assunto: Responder com Citação

o problema do analfabetismo é realmente preocupante no nosso país e até acharia interessante se o seu combate fosse uma aposta governamental mas também é certo que o número de licenciados tem crescido consideravelmente e que se denota um maior interesse dos pais pelo desempenho escolar dos filhos. no entanto também há casos em que os pais raramente veem os filhos e que nem se preocupam em ir à escola falar com a directora de turma. mas não podemos generalizar... o que parece que estamos todos de acordo é que o problema da educação é fundamental.

quanto às capacidades intelectuais dos portugueses não ficam aquém da dos estrangeiros. a diferença são os apoios de que dispõem. eis outra aposta que deveria ser feita...

caros alfaiate e bailarino podem emprestar-me os livros que quiserem porque gosto muito de ler, ainda que neste momento esteja a ler um mas depois deste....

lobo mau icon_biggrin... não é, não
Voltar acima
semprefao

MensagemColocada: Qua Dez 28, 2005 09:20    Assunto: Responder com Citação

Pois é verdade, mas se bem que com os horários de atendimento impostos pelos professores não sao todos os pais que lá podem ir, pois perdem uma tarde de trabalho..... assim efectivamente não se consegue progredir...
Voltar acima
nefertiti

MensagemColocada: Qua Dez 28, 2005 13:02    Assunto: Responder com Citação

exacto, por vezes o horário não é o mais apropriado mas não são os professores que o impõem. está assim no seu horário. não quero parecer defensora dos professores (embora, por vezes, a minha parcialidade veja ao de cima), mas há casos em que são marcados atendimentos para depois do horário laboral e mesmo assim....
também sei que há professores que são inflexiveis quanto a horarios mas eu conheci alguns que chegavam a telefonar para os pais e eles não apareciam.

portanto, seria ideal (ainda que impossivel) separar o trigo do joio e asim o nosso ensino avançava.
Voltar acima
semprefao

MensagemColocada: Qua Dez 28, 2005 14:36    Assunto: Responder com Citação

tá difícil.....
Voltar acima
nefertiti

MensagemColocada: Qua Dez 28, 2005 18:18    Assunto: Responder com Citação

e continuará a ser... o que é lamentável
Voltar acima
semprefao

MensagemColocada: Qua Dez 28, 2005 19:16    Assunto: Responder com Citação

pode ser q não
com a mudança de mentalidades....
Voltar acima
BAILARINO
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

MensagemColocada: Qui Dez 29, 2005 00:33    Assunto: Responder com Citação

CaraNefertiti, aspectos há em que concordo consigo, como por exemplo os encarregados de educação não irem as escolas para saberem como os seus filhos se comportam em todos os aspectos.Mas vou propor-lhe que me acompanhe .
1º sabe o periodo que atravessamos financeiramente?E o ordenado que os pais recebem?
2º conhece o horario de trabalho dos pobres pais?
3º sabe que alguns professores não facilitam o encontro com os pais que não sejam nas horas indicadas?
4º reconhece que esses é que são os pais que mais dificuldade teem na vida?
Pois bem, é uma verdade que os meus e talvez os seus nunca foram à Escola falar com os professores, por serem menos cultos , por outro lado, talvez pobres e terem vergonha de se sentarem ao lado dos ricos.Não defenda muito os professores (nem que lhe seja dificil). A vida dos pais por vezes não lhes dá tempo para ajudar os filhos, por isso e por muitas mais coisas a entre-ajuda da Escola, Professores e Encarragados de Educação entre si não ficaria mal.Os professores deveriam sentir-se orgulhosos por ajudarem esses alunos cujos pais dificilmente vão às escolas, reconheço que é muito dificil, mas um esforço entre todos nao faria mal a ninguem. Por sua vez o Estado tem que definitivamente apostar na Escola mesmo que todas as pessoas acabem por terem cursos superiores mas com a mentalidade que não faz mal andar de capacete ao lado dos trabalhadores .Espero que (mesmo sendo pedir muito) Portugal um dia consiga ter como o Japão 99% das pessoas com cursos e as mentalidades destas não seja a de gabinete. icon_cool
Voltar acima
semprefao

MensagemColocada: Qui Dez 29, 2005 00:42    Assunto: Responder com Citação

Concordo plenamente csg.... ainda este trimestre o prof do meu filho disse para irem levantar as notas das 10 as 12 h manha... sabem qto pais podiam ir... qs nenhuns.... eu por teimosia... q ate podia ir mais cedo só lá apareci as 12 em ponto qdo se estavam a preparar para sair... correu-lhes mal.... é q atras de mim vieram as maes q saiam apenas as 12 do trabalho.... hihihihi e ela teve q levar com todas
Voltar acima
BAILARINO
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

MensagemColocada: Qui Dez 29, 2005 00:48    Assunto: Responder com Citação

Cara Semprefão, por este bocadinho, nunca mais jungue os outros sem os conhecer. Este bocadinho em que a gente cá escreveu, chama-se debater questões . Assim aceito muitos desafios.Obrg. icon_cool
Voltar acima
nefertiti

MensagemColocada: Qui Dez 29, 2005 03:15    Assunto: Responder com Citação

caro bailarino

agradeço o seu comentário mas permita-me defender-me:

não sei se leu com atenção mas eu disse que também há professores que são inflexíveis quanto ao horário de atendimento pelo que seria ideial, ainda que impossivel, separar o trigo do joio.

por outro lado, e apesar de não serem tão cultos, usando a expressão que utilizou os meus pais (que de ricos não têm nada) sempre foram à escola falar com os meus professores. ainda que lhes custasse perder horas de trabalho.

sei também que embora haja professores que não se interessem, devo dizer que pela experiencia que tenho (e não é muita) já conheci casos bastante delicados:

1. alunos cujos pais eram toxicodependentes e que batia na avó que cuidava dele

2. aluno orfão de pais que não tinha o que comer porque os tios com quem vivia não tinham possibilidades. além disso só tomava banho quando tinha aula de educação física.

3. aluna com problemas ao nível mental que cheirava mal porque em casa não lhe ensinaram as regras mínimas da higiene pessoal e física.

4. aluno com atraso mental que tinha uma prótese numa perna que devido ao seu crescimento lhe estava a ficar demasiadamente curta. paralelamente, quase que não se percebia o que falava.

5. aluna, do ensino recorrente, a quem foi diagnosticado um cancro de mama e que faltou dois periodos quase completos devido aos tratamentos.

6. mãe que entrou numa sala de aula e ameaçou a professora e que a ofendeu verbalmente.

ainda há mais, muito mais... fora aqueles que eu não conheço...

imagine só, sabe quem cuidava desses alunos? eram os professores que lhes davam o carinho que necessitavam e que os aconselhavam a ter cuidado (no caso das meninas) para não engravidarem.

eram os professores que levavam roupas. era a escola que dava senhas para que eles podessem almoçar na escola e pelos menos se alimentarem durante o periodo escolar.

foram os professores que adiaram testes, não chumbaram por faltas para que podessem resolver os seus problemas de saúde.

um dia (durante o meu estágio) perdi o ultimo autocarro qyue tinha para regressar a fão (na altura não tinha carro) porque fui comprar um bolicão e um sumo para uma aluna que estava a chorar porque não tinha dinheiro para lanchar..

como vê, o mundo da escola é mais bem complexo do que às vezes parece... além de ensinar, os professores têm também de ser companheiros dos alunos, tentar compreendê-los, não podemos discriminá-los só porque cheiram mal e estão sentados na carteira mais proxima da nossa secretária...

até tem razaão naquilo que diz em determinados aspectos, mas julgo que deve compreender a minha posição.

é preciso ter em conta que os professores também são pais, também têm problemas de saúde e familiares...

quando à articulação entre escola. casa e autarquias ela já está consignada na lei, bem como a autonomia das escolas mas nem tudo o que é lei é posto em prática... no entanto, há autarquias que contribuem monetariamente e não só com as escolas.
Voltar acima
semprefao

MensagemColocada: Qui Dez 29, 2005 10:35    Assunto: Responder com Citação

de facto as coisas são muito complicadas..... a dois anos q estou numa escola em que é o centro de emprego q arranja alunos vindos de bairros muito cariciados... e como tal tb me deparo toodos os dias com inumera dificuldades... tenho alunos q tentam constantemento o suicidio.... grávidas é aos magotes..... por isso nas minhas turmasd nao me canso de lhes falar da pilula, preservativo... e por ai fora.... e tb vivo muito os problemas deles... como se fossem os meus... temos desde alunos q r oubam.... enfim temos de tudo.... e essa questão do banho... é geral.... e no verão... deus me livre.......qdo o calor aperta e lá é terrível qs chega aos 40º ... qs nem se consegue dar aulas.....
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Fão Todos os tempos são GMT
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
Página 8 de 9

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens