Colocada: Sex Nov 25, 2005 22:10 Assunto: FÃO VILA, HÁ 3 DÉCADAS
Há cinco anos passou despercebido "os 25 anos de Fão Vila", um quarto de século de um estatuto sonhado por muitos fangueiros. Em janeiro de 1976 Fão assume esse estatuto num cerimonial simples mas sentido, cujo registo perdura em bronze no Jardim do Cortinhal.
Com o tempo vulgarizou-se a atribuição desse título, mas Fão continuou a sentir a importância dessa "comenda" e ainda hoje é vulgar ouvir-se referir Vila de Fão.
Agora que 3 décadas decorreram depois da data histórica, será importante relembrar os esforços, a alegria, o entusiasmo daquele momento.
Não muda nada, mas a história de um povo é um património que o tempo valoriza e o sentir reforça.
Já li que a Comissão de Festas 2006 vai relembrar o tema.Honra lhes seja feita.
qualquer data histórica, ainda que de maior relevo em termos locais, deve ser lembrado e festejado, não apenas por aquilo que esse facto representa na actualidade mas também, e sobretudo, por aquilo que representou outrora para aqueles que lutaram para que isso acontecesse.
é de enaltecer todas as iniciativas que visam o que acima referi.
Quanto a elevar a nossa terra e a interessarmo-nos por tudo o que ela é e foi brevemente terão novidades..
Editado pela última vez por nefertiti em Sáb Nov 26, 2005 13:16, num total de 1 vez
Nas festas de 2005, a Mostra das Instituições, atingiu o objectivo pretendido: dar a conhecer aquilo a que se chama a sociedade civil, neste caso de Fão, vai desenvolvendo.
Portanto, este ano, é para continuar mas tendo um tema: os 30 anos de Fão, Vila.
A comissão das Festas da Vila, Bom Jesus de Fão 2006, deu como tema para as festas deste ano a comemoração desta data.
Contamos organizar uma série de actividades à volta da temática e, contamos também, com ideias e projectos de todos quantos possam colaborar nesse sentido.
Algumas ideias já estão a ser estudadas e porque ainda não estão bem definidas, não se podem por enquanto revelar.
Contamos com a colaboração de todos!
Fico contente de por este aniversário, mas pergunto que temos nós feito para que Fão seja uma Vila linda e conhecida como o foi quando era aldeia? Lembro-me do caso de Ponte do Lima que preferiu ser uma Vila rica do que uma Cidade pobre.
Creio que seria muito interessante a realização de uma conferência, na sequência das comemorações da efeméride, que fizesse um balanço dos últimos 30 anos, tendo como referencial, os próximos anos, e a necessidade de uma aposta sustentada em importantes valências que aumentem o capital que a Vila de Fão detém enquanto importante localidade turística. Fica a sugestão. _________________ http://umaespecie.blogspot.com
A sugestão do Mick é de registar e a questão do Volcom de desenvolver: o que temos nós feito para que Fão seja uma Vila linda e conhecida?
É óbvio que a proliferação ou até vulgarização do título não veio trazer importância ou benefício, até pelo contrário, embora também seja verdade que a iimagem de Fão como terra linda e conhecida não se alterou, no meu entendimento.
Fão tem bastantes infraestruturas que a diferenciam de muitas outras localidades, que também são vilas. No nosso concelho podemos fazer essa observação comparativa. Tem uma estrutura urbana, a parte antiga, que não foi descaracterizada e isso foi muito importante.
O grande handicap está em Fão sendo Vila, não ser sede de concelho, pois não tem serviços obrigatórios como Serviços Camarários, Tribunal, Finanças, Conservatória, Notário e outros que criariam o grande movimento de pessoas, desenvolvendo assim o comércio . Para que houvesse comércio teria de haver espaços condignos, investimento imobiliário, novos serviços e por aí fora.
Daí que para Fão, ser aldeia ou Vila, em termos de título pouco trouxe de mais valia, para além do Estatuto.
Vale mais a sua história e sobretudo as suas Instituições, nomeadamente a Santa Casa de Misericórdia.
O grande défice de residentes na zona antiga é também um grande problema, que não é diferente do que sofrem alguns aglomerados idênticos a Fão, com as populações a residir nas áreas laterais.
Mas Fão não perdeu a sua beleza nem o seu nome. Perdeu foi movimento orgânico e importãncia estratégica nos fluxos turísticos da região.
Alguma coisa terá d ser feita, agora que se começa a debater com alguma profundidade a estratégia para o desenvolvimento turístico do concelho, como foi notícia estes dias.
Editado pela última vez por tagarela em Sáb Nov 26, 2005 13:45, num total de 1 vez
estou totalmente de acordo com o que aqui foi dito pelo tagarela, pelo crio e pelo mick. e pegando na ideia do Mick de se realizar uma conferencia (o que considero boa ideia), acrescento que se poderia falar um ciclo de conferencias em que para alem de se falar destes 30 anos de Fão enquanto vila, se falasse igualmente das origens de Fão e de tudo o que a nossa terra representou ao longo da História (desde o seu aparecimento até aos nossos dias), bem como de todas as instituições que nela foram criadas e que ao longo dos anos se desenvolveram, solidificaram e que desempenham um papel activo tanto em termos sociais, políticos, culturais como económicos.
Quanto a este assunto, possuo já alguma informação, anda que insuficiente, e preparo-me para completar esse meu trabalho (pessoal e que projectei fazer mesmo antes de surgir esta temática). Obviamente, tendo eu informação e interesse poderei colaborar com alguma das iniciativas que o desejarem e precisarem.
Colocada: Sáb Nov 26, 2005 19:57 Assunto: FÃO VILA HÁ 30 ANOS
Embora já possa estar na cogitação de alguém, penso seria interessante uma Exposição, que contasse com fotos de 1976, na data da elevação, com referência aos envolvidos, onde se puderia incluir textos, cartas e outras diligências, bem como respostas oficiais, patenteadas. Poder-se-ia também incluir testemunhos das festas desse ano, que foram muito badaladas.
PS. Foi feita uma letra para as marchas, que não me lembro totalmente, mas evocava o evento:
"Fão, é Vila, Fão é Vila !
Pé descalço pescador parte p'ró Mar
Vai lutar por seu sustento,
Sem temer, nem mar nem vento...
Não sei quem escreveu, creio que o A.Barbosa...
Áh! E que tal um concurso de jogos florais, ao tema Fão é Vila ?
A cooperativa ou uma escola poderia ajudar a organizar.
E um concurso de fotografias? Por exemplo, a cargo da junta?
Colocada: Sáb Nov 26, 2005 20:08 Assunto: FÃO VILA HÁ 30 ANOS
Aproveito o tópico, pois está para já interessante e bem participado, para tentar que alguém me possa ajudar até amanhã, para responder a algumas questões que não sei, relativas ao Rally Paper Virtual deste site, que esta semana tem o questionário dedicadado a Fão e Rio Tinto.
Uma excelente iniciativa, que também ajuda a divulgar a nossa terra e a sua história.
Desde já muito agradecido, espero alguma ajuda
josébelo
As questões:
Qual o ano da Ordenação heráldica do brasão e bandeira de Fão?
1991 , 1995 ou 1997?
Qual a área do Parque de Campismo de Fão?
1900m2, 19000m2 ou 190000m2 ?
Na capela de Santo António,existe um emblema que possuí uma no topo. Que pudemos encontrar do lado esquerdo dessa Igreja?
Uma árvore, uma Torre ou um Cruzeiro ?
A ideia do josé belo está interessante.. Gostei particularmente dos testemunhos de pessoas que viveram fervorozamente esse acontecimento.. Ah! e boa lembrança aquela da letra da marcha...
Eu agradeço ao facas por agradecer ao belo e ao tagarela.
Quero desde já agradecer a comissão de festas por se lembrar dos 30 anos de vila da nossa maravilhosa terra e fazer desse tema tão importante bandeira.
TAMBEM QUERO AGRADECER Á JUNTA POR NÃO SE TER LEMBRADO DOS 25 ANOS VILA DA NOSSA TERRA.
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9Seguinte
Página 1 de 9
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum