Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - Ensino Superior.
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Ensino Superior.
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Politica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Brazende
Profissional
Profissional

Registo: 02-Jun-2005

MensagemColocada: Sex Jun 03, 2005 13:13    Assunto: Responder com Citação

Sr. MiguelApúlia ou Sr. Man,

Pelo que escreveu, imaginei que conhecesse alguns dos problemas do ensino superior e que não revelasse apenas o que todo o país sabe e quer.

No dia 21/11/2004 solicitou a um membro sugestões sobre este tema, e obteve a resposta a 27/11/2004 (seis dias depois).
Por sua vez, este membro (Sr. Mariz) lançou-lhe um repto que ainda hoje, dia 03-06-2005 (seis meses depois) ainda n respondeu......

Uma vez q é um utilizador assíduo desde site, participando noutros foruns, é notório que não quer responder. Será isto sinónimo de desconhecimento dos problemas do ensino superior, ou estará à espera de um comunicado da JSD???

Permita-me que lhe diga que o seu conhecimento sobre o ensino superior limita-se à teoria política muitas vezes damagoga e que não tem qualquer aplicação prática.

Já agora uma pergunta: Se o investimento por aluno aumentou 4%, porque é que as propinas aumentaram? Ou não sabia que aumentaram.

Por favor, já que percebe tanto dos problemas do E.S. contribua para o enriquecimento de todos os participantes....
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MiguelApulia
Equipa Esposendeonline.com

Registo: 20-Dec-2003
Local/Origem: Apulia

MensagemColocada: Dom Jun 05, 2005 23:49    Assunto: Responder com Citação

Sr Brazende,

Antes de começar a responder, diga-me só uma coisa:

De quem é a resposabilidade do aumento ou não das propinas ?
KirK
1º Escalão Elite
1º Escalão Elite

Registo: 21-Jul-2004

MensagemColocada: Seg Jun 06, 2005 09:41    Assunto: Responder com Citação

Em virtude do governo atribuir um orçamento inferior às necessidades reais das Universidades, estas são obrigadas a canalizar as verbas das propinas para pagamentos dos salários dos professores... se são os alunos que pagam aos professores, onde está o ensino público?
Voltar acima
Brazende
Profissional
Profissional

MensagemColocada: Seg Jun 06, 2005 12:22    Assunto: Responder com Citação

Caro Sr. MiguelApúlia,

Em primeiro congratulo-me por entrar no debate, pois só assim podemos enriquecer os nossos conhecimentos. Deixe-me esclarecer que o meu único interesse é contribuir para o esclarecimento de um tema que penso que não tem vindo a ser tratado de uma maneira séria e esclarecedora.

Em relação à responsabilidade do aumento de propinas aqui ficam as minhas opiniões:

1 – O Poder Político aprovou em Julho de 2003, uma nova lei de bases do financiamento do E.S., fixando a os limites mínimos e máximos das propinas e que transferia para as instituições de Ensino Superior a competência de fixar o valor exacto.
Assim, mesmo que as instituições de E.S. fixassem a propina mínima, os alunos viam a propina aumentada em 30% e que na minha opinião até era aceitável.
No entanto, porque é que será que o Poder Político não fixou ele o valor exacto das propinas?
A resposta é óbvia, simplesmente não queria ficar com esse “peso” em cima, para que agora possa dizer que a responsabilidade é das instituições. Pode-se dizer que se querem autonomia então devem ter responsabilidades, e é verdade mas penso que neste tema deveria ser o Poder Político a determinar até porque a propina deveria ser determinada por Curso e depois ser ajustada mediante a Instituição em questão. Assim não entravamos no ridículo de alunos que frequentem um curso de Artes, de Engenharia ou de Medicina na mesma instituição paguem todos a mesma propina.

2 – Sr. MiguelApúlia, acha que se as Instituições de E.S. tivessem um orçamento que lhes permitissem funcionar minimamente, iriam aumentar escandalosamente o valor das propinas, que leva a uma diminuição de alunos? Era bom pois as contas bancárias estavam bem cheias (ah!! as contas bancárias estão domiciliadas na Direção Geral do Tesouro)

3 – A lei referida anteriormente, diz “A acção social garante que nenhum estudante será excluído do subsistema do ensino superior por incapacidade financeira.”. E isto não é da responsabilidade das I.E.S., mas sim do Estado (é o que diz a lei), e isto não está a ser feito, pois digo-lhe que existem alunos (e não são poucos) que se vêem obrigados a desistir do Ensino Superior e não é porque querem.

4 - Em relação à acção social, a mesma lei garante um sistema de controlo podendo incluir métodos documentais ou inspectivos, nomeadamente para detectar sinais exteriores de riqueza, de molde a possibilitar a obtenção dos meios de prova necessários à garantia de que os recursos afectados ou a afectar beneficiarão efectivamente os mais carenciados. Isto está a ser feito? Não me parece, e é da responsabilidade de 3 ministérios!!! E não é uma simples declaração de rendimentos que justifica a concessão ou não de bolsas de estudo.

5 – Sr. MiguelApúlia, já agora pode-me dizer qual a sua opinião, ou da JSD, sobre a abertura de Escolas Superiores (Pólos universitário) em todos “os cantos e esquinas” e de cursos que a única saída profissional é o desemprego? É que em qualquer dos casos é necessário autorização governativa. (E não venha com comunicados a dizer q estão preocupados)

Para terminar, penso que a culpa não é toda do poder político, pois as instituições de E.S. têm autonomia administrativa, financeira e científica, sendo que deve o poder político supervisionar tudo isto. A falha acontece aqui, o Estado simplesmente não tem tido a vontade de resolver os problemas existentes, e não me interessa se é porque não quer, não pode ou não lhe interessa.
Provavelmente isto nunca vai ser resolvido, pois existem cada vez mais universidades privadas e espero que esta não seja a maneira de se limitar o acesso ao ensino superior a quem não tem capacidade financeira, pois nem todos em Portugal têm cargos políticos!!!!
Voltar acima
MiguelApulia

Registo: 20-Dec-2003
Local/Origem: Apulia

MensagemColocada: Seg Jun 06, 2005 21:11    Assunto: Responder com Citação

Sr Brazende,

Não respondeu á minha pergunta!!!

Quem é que decide o aumento das propinas?

Depois eu entro sem problemas nessas questões.
mariz
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

Registo: 20-Nov-2004
Local/Origem: Gemeses

MensagemColocada: Ter Jun 07, 2005 02:36    Assunto: Propinas Responder com Citação

Sr. MiguelApúlia:

O Sr questiona quem aumenta as propinas?
Eu respondo: É a Universidade. Agora pergunto-lhe? É porque o Reitor um dia acordou mal disposto e decidiu aumentar.

E outra coisa:

O Sr Brazende respondeu à sua questão. Basta ler nas entrelinhas.

O Sr pretende o quê? Que lhe digam que é culpa do Governo Guterres. Eu até lhe posso dizer que sim. E este que terminou à pouco tempo???

Ainda hoje espero a sua resposta....
Brazende
Profissional
Profissional

MensagemColocada: Ter Jun 07, 2005 10:11    Assunto: Responder com Citação

Sr. MiguelApúlia,

Penso que respondi à sua questão, mas já que não entendeu eu passo a explicar melhor:

- Antes da lei que referi, as propinas correspondiam ao SMN;
- Com a nova lei o governo impõe limites mínimos (1,3xSMN) e máximos (remete para um decreto de 1941!!!! - nem este valor tiveram coragem para assumir directamente)
- Ficando a cargo das I.E.S. a determinação do valor exacto;

Ou seja, até 487 € a responsabilidade é do governo (n me interessa a cor), a partir daí é das I.E.S. e sabe porquê?
Porque simplesmente o orçamento que lhes é atribuído é insuficiente....ou acha quue para comprarem BMW topo de gama!!!!!!

Não percebo porque é que insiste em querer que eu lhe diga quem aumentou?
não leve este debate para o campo partidário, isso é o que menos interessa!!!!

Por acaso já entrou em alguma I.E.S. pública?? E já agora frequenta/ frequentou o ensino superior público??? Não responda, porque a resposta é obvia.....Não!!!!

Se fosse apenas 1 I.E.S. a queixar-se de falta de verbas, podia-se dizer que era má gestão, mas quando são todas a queixar-se???
Acha que a culpa é dos técnicos ou dos políticos???

Se realmente conhece a realidade, comece então a debater essa mesma realidade e deixe-se de partidarismos pois felizmente os Reitores/Presidentes são , mal ou bem, eleitos e não nomeados por um qualquer partido!!!!!!!!

E mais, nos últimos 8 anos conheço a realidade de uma I.E.S. diariamente e nunca vi qualquer movimento político, a ir a essa mesma instituição para discutir os verdadeiros problemas a não ser quando tentam entrar para as associações estudantes!!!! Das duas uma, ou é por ser pequena ou vão ao Domingo...................

Gostaria que respondesse ao Sr. Mariz.....
Voltar acima
mariz
1º Escalão Honra
1º Escalão Honra

Registo: 20-Nov-2004
Local/Origem: Gemeses

MensagemColocada: Qua Jun 08, 2005 16:04    Assunto: Responder com Citação

Sr Brazende:

Obrigado pelo apoio.

Não pretende de facto ser rude, mas neste Forum leva-se os verdadeiros assuntos para o mote: "o guterres fugiu; o Durão também fugiu"; isto é, numa palavra - Politica
Brazende
Profissional
Profissional

MensagemColocada: Qua Jun 08, 2005 16:56    Assunto: Responder com Citação

Sr. Mariz,

Antes de mais retribuo-lhe o agradecimento.

Apenas entrei neste "debate", por ver mais uma vez o ensino, neste caso o superior, a ser alvo de demagogia e hipocrisia, e visto conhecer a realidade (dificuldades) das I.E.S, decidi questionar quem colocou a notícia.

E pelo que vejo, face a desconhecer a realidade (ao q parece, pois ainda estamos os dois à espera de respostas), esse senhor está a tentar levar o assunto para o campo partidário.

se assim acontecer o "debate" de ideias com esse senhor termina, pois não tenho quaisquer aspirações políticas,nem vontade de discutir com quem pretende apenas partidarizar o assunto e não debatê-lo com independência.

Desde já agradeço, esperando que continue, o seu contributo para o esclarecimento deste tema e por favor, visto parecer conhecer a realidade, não entre no campo partidário, deixe isso para quem não tem mais argumentos..pois pode-se discutir opções políticas sem culpabilizar ninguém...

Bem haja...
Voltar acima
Brazende
Profissional
Profissional

MensagemColocada: Sex Jun 17, 2005 09:14    Assunto: Responder com Citação

Sr. MiguelApúlia,

Afirmou que conhecia a realidade do ensino superior, mas limita-se a fazer perguntas e a lançar reptos, sem nunca responder ou a mostrar o seu conhecimento.

Continuo a aguardar as suas respostas, e sendo que parece não conhecer esta realidade como afirmou, permita-me que lhe sugira um livro, que caso o saiba interptretar pois não é escrito por políticos demagogos, contibuirá para ter algum conhecimento sobre o tema.

Ensino Superior: Uma Visão para a Próxima Década de António Almeida Costa, Sérgio Santos, José Veiga Simão - Gradiva Publicações

Boa leitura a até breve .....(espero eu)
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Politica Todos os tempos são GMT
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens