Novo Fangueiro Online

Bem vindo ao  Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende

Adicionar aos Favoritos  Definir como Homepage  Contacte-nos  Condições Legais

Esposende Online.com - A Outra Face de Esposende: Fóruns

EsposendeOnline.com :: Verificar tópico - Apúlia só beneficiava…
EsposendeOnline.com
a outra face de Esposende

FAQFAQ  CalendarioCalendarioPesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Apúlia só beneficiava…

Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Apulia
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
konsciencia
2º Escalão Elite
2º Escalão Elite

Registo: 05-Apr-2004

MensagemColocada: Sex Abr 15, 2005 10:13    Assunto: Apúlia só beneficiava… Responder com Citação

Apúlia só beneficiava…

Ontem tive o privilegio de estar com um arquitecto, bem conhecido da nossa praça. E como ele é frequentador do restaurante Camelo em Apúlia, lá veio a frente da praia á baila…

Comentou-se a frente da paria “ que tinha visto o Outdoors com a planta a três dimensões, e que ficou extremamente impressionado com o projecto”, depois questionou-me se “edifício Pérola era para manter ou não”.
Tentei explicar-lhe que na planta inicial o edifico consta para recuperação, mas a voz corrente e o próprio Outdoors, dava a entender que não.

Ficou chocado com o facto, e alertou-me para que aquele edifico e um “marco, significativo da freguesia, que ao desaparecer, é a marca de Apúlia que também desaparece”.

Depois fez-me ver que outros edifício com as mesmas características e no mesmo estado de degradação foram recuperados e hoje são referencias nas cidades e vilas referiu-me, vários e em vários pontos do pais.

Referiu-me dois no norte do país que são exemplos vivos disso mesmo.
O Grande Hotel da Povoa do Varzim, que se manteve com as mesmas características arquitectónicas sendo hoje um edifício, de grande carga patrimonial para a povoa dentro do ramos hoteleiro(Hotel), mas principalmente como marca turística para a cidade.

Em Braga falou-me no Palácio da Dona Chica que estava em ruínas, foi recuperado, sendo uma marca da freguesia de Palmeira extremamente forte e imprescindível para promoção turística da “vila”

E Apúlia dá-se ao luxo de desprezar um edifico como o pérola, e daqui a uns anos vai-se lamentar a perda de mais um edifício de referencia em Apúlia como foi o bracarense ou a casa em frente ao 1º de Maio e outros edifício que eram marca de Apúlia.

Daqui a uns anos não teremos marcos de referencia passaremos a ser um freguesia pobre, em património, qualquer dia perguntam-nos por uma referencia de Apúlia e não vamos ter nada. Porque ter uma Igreja ou uma capela e muito pouco e qualquer freguesia nem que seja pequeníssima também teêm.

Vamos ter coragem, porque manter um edifício como o pérola e um desígnio da freguesia de Apúlia e dos Apulienses.
MiguelApulia
Equipa Esposendeonline.com

Registo: 20-Dec-2003
Local/Origem: Apulia

MensagemColocada: Sex Abr 15, 2005 11:38    Assunto: Responder com Citação

O Sr tem amigos importantes!!!

Engraçado que nesse aspecto as opiniões dos tecnicos são muito divergentes, por isso a quem compete decidir decide!

Mas é bom assim, muitas opiniões!
konsciencia
2º Escalão Elite
2º Escalão Elite

Registo: 05-Apr-2004

MensagemColocada: Sex Abr 15, 2005 15:26    Assunto: Responder com Citação

O Sr. miguelapulia só demostra a arrogância de quem manda,… eu quero posso e mando. Despregando opiniões divergentes da sua.

Gostaria que me definisse, as opiniões contarias porque se as há tem que ser justificadas, porque senão são asneiras atirada pela boca fora.

Era bom que participassem neste tema porque, basta que destruam o pouco de património que a freguesia têm.
Edifício com o pérola ou o castelo são referencias, desta freguesia, podendo-se enquadrar perfeitamente no projecto da frente de praia de apúlia.
MiguelApulia

Registo: 20-Dec-2003
Local/Origem: Apulia

MensagemColocada: Sáb Abr 16, 2005 12:17    Assunto: Responder com Citação

Caro Konsciencia,

Desculpe que lhe diga, mas o Sr. é muito demagogo.

Então o Sr. Não sabe que o projecto de requalificação da frente da praia de Apúlia, aquela que os Srs. diziam que era ”impossível de tornar realidade”, foi feita e idealizada por muitos técnicos especializados e não por um determinado almoço privilegiado num determinado restaurante com alguns iluminados o-pinadores de bancada que não tiveram que andar atrás de financiamento, moradores para negociar cedências entre outras coisas?

Será que cabe na cabeça do Sr. que algum dia se andaria a brincar com dinheiro público e com uma obra desta envergadura?

Não acha que chegam aqueles que não se conformam com que a obra seja feita e passam os dias a arquitectar manobras de desinformação para confundir as opiniões das pessoas?

Caros conterrâneos felizmente a obra está ai, estou certo que muito ainda é preciso trabalhar até esta estar concluída, e como em todas as coisas, esta não foge à regra, uns gostam, outros não, por isso quem foi mandatado pela população é que tem que decidir em consciência e rapidamente o importante é requalificar aquele espaço que mudará definitivamente Apúlia e a qualquer Apuliense que se preze só tem que ficar orgulhoso com esta obra que beneficiará todos os Apúlienses e todo o concelho de Esposende.

Se arrogância é fazer obras e trabalhar para uma Apúlia onde no futuro nos possamos sentir todos orgulhosos, então somos arrogantes!!!
lambebotas
Profissional
Profissional

Registo: 06-Sep-2004

MensagemColocada: Ter Abr 19, 2005 09:26    Assunto: Responder com Citação

Se os tecnicos que estão á frente das obras acham que devia vir a baixo não estou a ver porque não , a barracas de cedovèm( restaurantes) também são um simbolo e já há muito que deviam ter vim a baixo e feito algo em condições ...
Se para a frente da praia ficar bonita e agradavel o Perola vier a baixo, então que venha nós queremos é a frente da praia bonita ....
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
contra_o_sistema
2º Escalão Mérito
2º Escalão Mérito

Registo: 19-Feb-2004
Local/Origem: Apúlia

MensagemColocada: Ter Abr 19, 2005 14:01    Assunto: Responder com Citação

Pessoalmente não me parece acertada a decisão de retirar o Pérola, porque é parte da história de Apúlia que com ele caie desaparece, mas eu não tenho voto nesta matéria, não acredito na obra completa, acho que mais uma vez nos vão tapar os olhos com um muro, mas pronto.

Mas creio que o doutor Penteado Neiva se prepara para editar um livro/separata precisamente sobre a simbologia do Pérola, quem lá viveu, etc...

Por fim e como diria o sr. Miguel: "a quem compete decidir que decida" e eu acrescento AINDA QUE DECIDA MAL......
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Aquidelrei
1º Escalão Elite
1º Escalão Elite

Registo: 28-Aug-2004

MensagemColocada: Qui Abr 21, 2005 23:21    Assunto: Responder com Citação

Boa noite, Fórum!

Ao que parece, as obras da frente da praia vão decorrendo devagar mas... Andando, apesar das péssimas expectativas de muita e boa gente...
De uns por cepticismo, de outros por convicção pessoal motivada, sabe-se lá porquê. (Todos sabemos dos males que nos perturbam que felizmente são passageiros).

Discute-se neste tema do fórum a necessidade de preservar ou demolir o edifício "Pérola".
Digamos de passagem que este edifício deve ser chamado de "casa do cónego", e não tem a meu ver, nenhuma traça arquitectónica relacionada nem de perto com a arquitectura tradicional em Apúlia, que mereça ser preservada. Mais parece um "pagode chinês". Trata-se segundo parece de um edifício que foi mandado construir por um clérigo, cuja vocação decadente lhe permitiu esta, entre outras extravagâncias... mas isso são páginas de outras histórias...
O "pérola" advém de um título que lhe foi atribuído, para efeitos de propaganda comercial, e naturalmente causou o seu efeito...
Pelos vistos continua a causar.
Se argumentarmos para manter em pé aquele edifício, lembrar a história de Apúlia, então reedifiquemos as barracas de madeira da frente da praia. Essas sim, eram baluartes da tenacidade, do esforço, da capacidade empreendedora, da luta contra as adversidades da vida árdua dos lavradores mareantes desta terra... Da história de quem já ninguém lembra, ou não quer lembrar.
Por outro lado, se pretendemos perpetuar uma construção completamente deslocada, sem enquadramento paisagístico, nem historial arquitectónico nesta terra, não façámos obras nem arranjos. Deixemos estes mamarrachos, tais como o "castelo", e outras obras competamente deslocadas da paisagem e da arquitectura tradicional que aparecem tal como a "casa do cónego" completamente deslocadas da envolvente sócio-profissional das gentes da Apúlia de tempos idos.

Parece-me que esta "Apúlia" que aqui é tão atribuladamente defendida, necessita muito de espaço... De clarividência e argúcia para manter (ou demolir) aqueles "bibelots de feira" e outros mais recentemente "adquiridos"...
Se assim for para que se possam construir arranjos urbanísticos, só há uma hipótese: Conquistar área construtível ao mar...
Então sim!!!

Daremos novas terras a esta terra... E muitos mais mundos ao mundo.

Aquidelrei.
Voltar acima
susanarodrigues
Novato
Novato

Registo: 24-May-2007

MensagemColocada: Sáb Mai 26, 2007 15:55    Assunto: Responder com Citação

A casa do Cónego é das poucas coisas que se aproveitam na Apúlia, além dos moinhos e dos cruzeiros. O castelo é apenas uma imitação, não tem história! A Apúlia a nível arquitectónico e urbanístico é uma desgraça e um bom exemplo do mau gosto e má organização! Entendo que o progresso seja necessário...então comecem por dar cabo de muitas casas horrorosas que existem por lá ...ex...apartamentos ao lado do restaurante Camelo que parece um marracho destinado a um cemitério!

susana rodrigues
www.missixty2005.blogspot.com

Editado pela última vez por susanarodrigues em Sáb Mai 26, 2007 16:01, num total de 1 vez
Voltar acima
susanarodrigues
Novato
Novato

Registo: 24-May-2007

MensagemColocada: Sáb Mai 26, 2007 16:00    Assunto: Responder com Citação

Sr Konsciência se ainda for vivo, goataria que me desse mais informações sobre a casa do Cónego. Porque lhe chamam assim , se foi mandada construir por um Conde???

bjs
susana rodrigues
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem   Printer-friendly version    Índice do Fórum EsposendeOnline.com -> Apulia Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens