| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
jlemosca Novato

Idade:7 Registo: 03-Oct-2003 Mensagens: 7 Local/Origem: Portugal
|
Colocada: Dom Nov 16, 2003 19:13 Assunto: Moinhos da Abelheira |
|
|
Porque e que quando se faz uma apresentacao das Marinhas os moinhos nunca sao esquecidos?
Mas na realidade estao esquecidos pela junta, camara e tambem por muitas outras pessoas!
Esta na hora da camara acordar e tambem deixar ficar algum dinheiro para os moinhos das Marinhas.
Acho que deviao ser todos renovados e postos a funcionar . |
|
| Voltar acima |
|
 |
KnightMare Super Utilizador

Registo: 10-Sep-2003 Mensagens: 43
|
Colocada: Dom Nov 16, 2003 19:31 Assunto: |
|
|
| Confesso que à umas semanas atrás, mesmo sempre residente em Esposende à 25 anos, andei à procura dos moinhos das Marinhas e foi com algum custo que os consegui encontrar. Acho que deveria ser feita alguma coisa em termos de sinalização deste patrimonio que é um marco das nossas Marinhas. |
|
| Voltar acima |
|
 |
Eva_Calheiros Super Utilizador

Idade:27 Registo: 04-Sep-2003 Mensagens: 40 Local/Origem: Marinhas/ Esposende
|
Colocada: Seg Nov 17, 2003 10:11 Assunto: |
|
|
Realmente é um marco quer para a freguesia de Marinhas quer para o concelho de Esposende. Contudo, muitos dos mionhos são de familias particulares o que acaba por dificultar o seu arranjo. De qualquer forma ja a bastante tempo que os Escuteiros das Marinhas têm tentado por varios meios, nomeadamente com a junta de freguesia e com a camara municipal para poderem reconstruir um dos moinhos. O que até hoje não foi possivel visto colocarem muitas questões. O que vos posso garantir é que os escuteiros ADORAVAM puder fazê-lo e continuarão a tentar.
Além disso todos os acessos estão condicionados, não sei se por culpa dos proprietarios se também pelas autoridades, mas a um tempo atras os Escuteiros desta freguesia fizeram um limpeza aos acessos. |
|
| Voltar acima |
|
 |
Visitante

|
Colocada: Seg Nov 17, 2003 21:43 Assunto: |
|
|
| Eua cho que não devem ser só os escuteiros a fazer algo de util pela freguesia, mas enfim... |
|
| Voltar acima |
|
 |
Eva_Calheiros Super Utilizador

Idade:27 Registo: 04-Sep-2003 Mensagens: 40 Local/Origem: Marinhas/ Esposende
|
Colocada: Ter Nov 18, 2003 14:29 Assunto: |
|
|
| Eu tambem concordo de qualquer das formas tenho a certeza que os Escuteiros o fazem com um enorme prazer. |
|
| Voltar acima |
|
 |
ezqduarte Visitante

|
Colocada: Qui Jan 15, 2004 14:58 Assunto: moinhos da abelheira |
|
|
Muitas das vezes e do que tenho verificado em relação aos moinhos classificados por esse país fora não existe concordância entre o seu estatuto de património classificado e o estado de conservação/valorização.
Também se passa o mesmo com o conjunto de moinhos da Abelheira que estão classificados como Valor Concelhio, Despacho de Junho de 1976. |
|
| Voltar acima |
|
 |
kabral Administrador do Site

Idade:34 Registo: Apr 19, 2003 Mensagens: 510 Local/Origem: Esposende/Portugal
|
Colocada: Qui Jan 15, 2004 19:46 Assunto: Moinhos da abelheira |
|
|
| Citação: | | (...) o conjunto de moinhos da Abelheira que estão classificados como Valor Concelhio, Despacho de Junho de 1976. |
A ser verdade esta afirmação, e uma vez que sou um leigo na matéria, que responsabilidades tem a Autarquia e a Junta relativamente à conservação desses imóveis? _________________
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
ezqduarte Novato

Registo: 15-Jan-2004 Mensagens: 2
|
Colocada: Sex Jan 16, 2004 14:22 Assunto: moinhos legislação |
|
|
Há de facto responsabilidades.
No caso trata-se de proriedade privada devendo existir incentivos por parte das autarquias locais à recuperação ou em último caso recorrer à expropriação.
A Lei 107/2001 de 8 de Setembro Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural. |
|
| Voltar acima |
|
 |

|
Colocada: Sex Jan 16, 2004 21:52 Assunto: Moinhos da abelheira |
|
|
| Citação: | | No caso trata-se de proriedade privada devendo existir incentivos por parte das autarquias locais à recuperação ou em último caso recorrer à expropriação. |
Sem querer abusar ( :lol: ), isso significa que a Autarquia é obrigada a zelar pela conservação dos imóveis?
Ou num caso concreto, se alguém adquirir um desses Moinhos, como poderá aceder a fundos ou incentivos para recuperar esse imóvel?
Parece-me que ninguém sabe como proceder para poder recuperar um património que a meu ver é demasiado importante, e merecia um pouco mais de atenção. _________________
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
ezqduarte Novato

Registo: 15-Jan-2004 Mensagens: 2
|
Colocada: Seg Jan 19, 2004 10:29 Assunto: moinhos da abelheira |
|
|
De facto quando se trata de Imóveis classificados como de Valor Concelhio há essa obrigação. Contudo não existe, para além da legislação que apontei, regualmentação posterior que determine modos programáticos de execução e os tipos de incentivos quer para as Autarquias Locais, quer para obras efectuadas por privados nesses imóveis. Em resumo: a obrigação existe, o que não existe é o modo como ela se efectiva, nem existe o respectivo quadro sançonatório.
Em termos de incentivos fora deste quadro, há os programas LEADER - Apoio ao desenvolvimento do mundo rural que têm medidas de financiamento para este tipo de coisas. Também alguns dos Programas Operacionais Regionais no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio enquadram medidas desta natureza. |
|
| Voltar acima |
|
 |

|
Colocada: Seg Jan 19, 2004 21:58 Assunto: Moinhos da Abelheira |
|
|
Obrigado desde já em nome do EsposendeOnline.com pelo esclarecimento.
Julgo que desta forma, os interessados já têm algumas vias para poderem avançar com a recuperação de um Património que além dos Esposendenses, é dos Portugueses.
Obrigado mais uma vez.
:wink: _________________
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
visitante Visitante

|
Colocada: Sex Fev 27, 2004 22:36 Assunto: |
|
|
| porque que ouve dinheiro para faser moinhos junto a capela de S.Lourenco em vila cha e nao ha para recoperar os moinhos da Abelheira? |
|
| Voltar acima |
|
 |
Visitante

|
Colocada: Sex Fev 27, 2004 22:39 Assunto: |
|
|
| As azenhas da Abelheira tambem nao deviao de ser esquecidas! |
|
| Voltar acima |
|
 |
rostolivre Experiente

|
Colocada: Qui Mar 04, 2004 00:38 Assunto: moinhos da abelheira |
|
|
Meus amigos os moinhos estao mesmo esquecidos nem por Marinhas ter um representante naCME beneficia de nada por ele nao trz nada para as Marinhas.
Pois meus amigos em Vila Cha o Castro esta a ser reconstruido gracas a muito empenho do Dr. Neiva que na altura era menbro da CME.
Aqui nas Marinhas e o que se ve!!!!
Ninguem defende esta freguesia sera pelo Presidente da Junta ser doutro partido.
Mas podem crer que este Presidente e muito trabalhador.
Forca vamos em frente. |
|
| Voltar acima |
|
 |
Laranja 2º Escalão Elite

|
Colocada: Dom Mar 14, 2004 19:05 Assunto: |
|
|
Os Moinhos, realmente é um tema interessante!!!
De facto a Legislação é um pouco conplicada no que respeita ao metodo a utilizar para proceder a recuperação dos moinhos de Abelheira.
Para informação de todos, saibam que a Cãmara Municipal por varias vezes tentou a aquisição dos referidos moinhos so que nem sempre chegou a acordo com os seus proprietários.
São estes os principais responsaveis, na minha opinião claro, pelo não andamento do projecto de recuperação.
A Cãmara tem feito tudo ao seu alcance só que nem toda a gente esta interessada em que os moinhos sejam uma mais valia turistica para o Concelho.
Há antes uma preocupação em recuperar por parte de alguns proprietário mas para uso pessoal que ainda por cima reevendicam apoio a Cãmara para realizar tal obra.
Assim não dá, e a Cãmara não pode usar o dinheiro publico para segunda habitação de alguns priviligiados.
Quanto ao facto do presidente da junta ser trabalhador, tudo bem mas não tem o amigo rostolivre razão ao dizer que a Cãmara não apoia a freguesia, muito pelo contrario, o problema é que o "Trabalhador, Sr Presidente da Junta", utiliza o dinheiro em obras de alguns particulares e em frente da porta de quem votou nele.
Será que marinhas são só os que votaram no PS... :oops:
O Sr. Presidente da Junta não esta muito interessado nos moinhos porque o lugar de Abelheira se calhar poucos votos lhe da, vejam que até na limpesa corta naquele lugar.
Se não fossem os Vereadores da Cãmara eleitos pelo PSD nem a estrada nova de Abelheira estaria feita.
Já agora aproveito para informar quem não sabe que a obra de alargamento e repavimentação da estrada de Abelheira foi obra feita pela Cãmara Municipal sob proposta da anterior junta de freguesia.
Ao contrario do que o actual presidente da junta fez na estrada real, na estrada de Abelheira o Saneamento ja esta feito em quase toda a sua extensão faltando apenas cerca de 250 metro.
Esta é uma obra importante e talvez o primeiro passo no desenvolvimento deste lugar no que respeita a sua transformação numa zona turistica de qualidade.
Por isso, para quem acha que o Sr. Presidente da Cãmara se esquece dos moinhos e do lugar de Abelheira, antes de falar informem-se e verão que muita gente está preocupada com o assunto, quanto a Junta devem ser talvez os unicos a quem este assunto não interessa muito. :!: |
|
| Voltar acima |
|
 |
|